Passos e Merkel discutem hoje saída do programa

European People's Party - EPP / Flickr

-

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, é hoje recebido, em Berlim, pela chanceler alemã, Angela Merkel, num encontro que deverá ser marcado por uma troca de impressões sobre a saída de Portugal do programa de assistência financeira.

O almoço de trabalho em Berlim tem lugar a já menos de dois meses da data prevista para a conclusão do resgate – 17 de Maio -, pelo que um dos assuntos abordados será a forma de saída de Portugal do programa e regresso aos mercados, numa altura em que o Governo ainda não decidiu se solicitará aos seus parceiros uma linha de crédito cautelar ou se opta pela chamada “saída limpa” (sem qualquer apoio), como fez a Irlanda, em Dezembro último.

A questão será discutida ao mais alto nível, entre o chefe de Governo e a chanceler, depois de, na semana passada, já ter sido abordada, igualmente em Berlim, pelos chefes de diplomacia dos dois países, por ocasião de uma visita à Alemanha do ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, que garantiu que na ocasião não foi manifestada ainda qualquer preferência, nem por parte do Governo, nem por parte das autoridades alemãs.

A reunião de hoje em Berlim ocorre um dia depois de o primeiro-ministro se ter encontrado com o líder do PS, António José Seguro, por iniciativa de Pedro Passos Coelho, para analisar em conjunto o processo de conclusão do programa de assistência financeira e para a construção de uma “estratégia de médio prazo”.

Além da questão da saída do programa, Angela Merkel e Passos Coelho deverão abordar outros assuntos europeus e de actualidade, como é o caso da situação na Ucrânia, designadamente o referendo de domingo na Crimeia – considerado inconstitucional pela União Europeia -, no qual 96,6% dos cerca de 1,5 milhões de eleitores inscritos se pronunciaram a favor da reunificação com a Rússia.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cristiano Ronaldo regressa a Madrid com um novo hotel

Cristiano Ronaldo, em estreita colaboração com o Grupo Pestana, abriu um novo hotel no centro de Madrid, em Espanha, chamado Pestana CR7 Gran Vía Madrid. O Pestana CR7 Gran Vía Madrid resulta de uma união entre …

FC Porto já perdeu tantas vezes como na época anterior

A época ainda só vai a meio, mas o Porto já perdeu tantos jogos como em cada uma das duas temporadas anteriores. Os 'dragões' perderam seis encontros até ao momento. O FC Porto está longe de …

Londres. Polícia utiliza câmaras com sistema de reconhecimento facial para procurar criminosos

A tecnologia é cada vez mais utilizada pelas autoridades para a aplicação da lei. Na cidade de Londres, no Reino Unido, foram recentemente instaladas câmaras de reconhecimento facial que permitem às forças de segurança reconhecer …

Coronavírus. EUA pedem mais transparência ao Governo chinês

O secretário da Saúde dos EUA, Alex Azar, pediu hoje ao Governo chinês maior "transparência" na gestão da epidemia do novo coronavírus, que já provocou mais de cem mortes na China. “Dissemos à China que mais …

"Amigo" de António Joaquim entregou carta ao tribunal a dizer que viu Luís Grilo a ser morto

Há uma carta que pode baralhar a investigação do caso da morte do triatleta Luís Grilo cuja viúva, Rosa Grilo, é a principal suspeita de o ter assassinado. Um homem que alega ser "amigo" de …

Sismo de magnitude 7,7 entre Cuba e Jamaica lança alerta de tsunami

Um terramoto de magnitude 7,7 fez-se sentir esta terça-feira em Cuba e na Jamaica. Os países estão agora em alerta de tsunami, que também se estende às Ilhas Caimão. Esta terça-feira foi detetado um terramoto de …

"Apagaram um continente". Ativista do Uganda foi eliminada de fotografia com Greta Thunberg

Vanessa Nakate, uma ativista do Uganda, posou com outras quatro ativistas pelo clima, incluindo a sueca Greta Thunberg, para uma fotografia em Davos, na Suíça. Porém, a agência de notícias Associated Press (AP) cortou Vanessa …

PSD assegura que sem contrapartidas proposta de redução do IVA da eletricidade "não será votada"

O deputado do PSD Duarte Pacheco assegurou hoje que a proposta do partido para reduzir o IVA da eletricidade para consumo doméstico "não será votada" se não lhe estiver associada qualquer contrapartida de compensação da …

Português nos EUA queixa-se de roubo de raspadinha de 4 milhões de dólares

Imigrante pensava que o bilhete só valia quatro mil euros e alega ter sido enganado por duas mulheres. Um português imigrante em New Bedford, Estados Unidos, queixa-se em tribunal de ser vítima de um "esquema de …

Diego Miranda é o primeiro português a atuar no palco principal do Tomorrowland

Diego Miranda vai ser o primeiro DJ português a atuar no palco principal do festival de música eletrónica Tomorrowland. Este será a quinta presença consecutiva do artista. O DJ e produtor Diego Miranda vai ser o …