“Tirou leite de pedra”. Palmeiras de Abel Ferreira na final da Libertadores 21 anos depois

César Greco / Palmeiras

Abel Ferreira é treinador do Palmeiras.

O Palmeiras, comandado pelo treinador português Abel Ferreira, qualificou-se na terça-feira pela quinta vez para a final da Taça Libertadores em futebol, apesar de ter perdido por 2-0 na receção ao River Plate, na segunda mão das meias-finais.

Depois do triunfo por 3-0 na Argentina, na primeira mão, os brasileiros quase perderam a vantagem, ao sofrerem dois golos, marcados pelo paraguaio Robert Rojas, aos 29 minutos, e o colombiano Rafael Santos Borré, aos 44.

O conjunto brasileiro, que ganhou a prova pela única vez em 1999, sob o comando do ex-selecionador português Luiz Felipe Scolari, e que foi finalista vencido em 1961, 1968 e 2000, vai defrontar na final o vencedor da eliminatória entre Santos e Boca Juniors, em 30 de janeiro, no Maracanã, no Rio de Janeiro.

Antes da partida, centenas de adeptos do Palmeiras reuniram-se para acompanhar o segundo jogo da semifinal da Taça Libertadores da América contra o River Plate. Na porta do estádio do Palmeiras, em São Paulo, os adeptos aglomeravam-se em clima de festa, com fogo de artifício e “gritos de guerra” entoados ao som de tambores e muita música.

Muitos não usavam máscara de proteção facial para evitar a infeção pelo novo coronavírus, doença aparentemente ofuscada pela paixão dos ‘palmeirenses’ pela equipa branca e verde, fundada por imigrantes italianos em 1914, em São Paulo, e que ao longo dos anos se tornou uma das maiores forças do futebol brasileiro.

Em declarações à agência Lusa, os adeptos do Palmeiras disseram estar otimistas com a vitória contra o River Plate e deixaram muitos elogios ao trabalho de Abel Ferreira.

Elogios a Abel Ferreira

Matheus Lopes de Lima, de 31 anos, contou estar com a melhor expectativa possível. “Hoje dentro de casa [no estádio do Palmeiras], com o elenco que temos, é só esperar, será mais uma vitória e seremos campeões invictos, se Deus quiser”, disse.

Sobre Abel Ferreira, Matheus frisou que o técnico mudou o esquema tático da equipa do Palmeiras para melhor. “O Palmeiras antes, com o Vanderlei Luxemburgo, jogava muito mais recuado. Agora com o Abel Ferreira a equipa joga muito mais compacta, a defesa ajuda, ataca junto. Ele chegou para mudar o elenco de jogadores. Há pouco tempo ele chegou e já fez esta mudança”, avaliou o adepto.

Tainá Feliciano Camargo, de 25 anos, era outra adepta da equipa de São Paulo que estava na frente do estádio antes da partida. “Eu decidi vir aqui porque assistir [a]o jogo em casa não dá. Nesta reta final da Libertadores não tem como assistir em casa. Acho que o Palmeiras hoje leva e vamos para a final”, frisou a ‘palmeirense’.

“Ele tirou leite de pedra, em nosso time [equipa] não estávamos acreditando mais, não acreditávamos em nenhum título neste ano, e o Abel [Ferreira] veio para mudar tudo isto. Estamos muito confiantes com ele. Estamos agradecendo o facto de ele vir para o Palmeiras e acreditar na nossa equipa. Estamos muito felizes com o Abel, ele é um bom técnico”, acrescentou Tainá Feliciano Camargo.

Santos e Boca Juniors decidem esta quarta-feira no Estádio Vila Belmiro, em Santos, o segundo finalista, na segunda mão das meias-finais, depois do empate a zero no La Bombonera, em Buenos Aires.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Aqui são vulgares, mas chegam ao Brasil e tornam-se “estrelas”!
    Não será melhor os brasileiros começaram a “enxergar” que os técnicos deles é que estão desactualizados e não são os outros que são os supra-sumos??!
    Não foram eles – a maior parte! – que votou em Bolsonaro?!
    Pois… esclarecido.

RESPONDER

Os astronautas precisam de um frigorífico. Engenheiros trabalham num que funciona de "cabeça para baixo"

Para que os astronautas façam longas missões à Lua ou a Marte, precisam de um frigorífico, mas estes eletrodomésticos não são projetados para funcionar em gravidade zero. Os astronautas precisam de frigoríficos para as missões prolongadas …

A maior "cidade-fantasma" da China voltou a florescer (graças à educação)

Kangbashi, na Mongólia Interior, é considerada há muitos anos a maior "cidade-fantasma" da China. Agora, tem muito a agradecer a uma jogada inesperada, mas muito eficaz: o setor da Educação. Há alguns anos que Kangbashi, uma …

Carro da Tesla ajuda o FBI a capturar homem suspeito de atear fogo em igreja

As câmaras de um Tesla ajudaram as autoridades a prender um homem suspeito de atear fogo numa igreja na cidade de Springfield, no estado de Massachusetts. A congregação foi atacada mais de uma vez em …

Destemida e aventureira. Com apenas 18 anos, Simone Segouin ajudou a França a derrotar os nazis

Quando tinha apenas 18 anos, Simone Segouin juntou-se à Resistência Francesa para capturar as tropas nazis, sabotar os planos alemães e lutar contra o fascismo no seu país. Apesar de ter abandonado a escola bastante cedo, …

Orgulho e ciúmes. Corrida armamentista entre Coreias coloca ambiente de paz em risco

A relação entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul é conhecida por ser bastante conturbada, sendo que nos últimos anos já ocorreram alguns incidentes entre os países. Agora, as duas nações peninsulares …

"Estória mal contada": a saída de João Marques do Famalicão

Perto do final do campeonato feminino de futebol, o treinador das candidatas ao título abandona o emblema minhoto. Provavelmente porque vai liderar outra equipa minhota. Adeptos não gostaram. A Liga BPI, a primeira divisão nacional feminina …

Livre cede lugares à IL e ao Volt. Vasco Lourenço fala em "chicana política"

O Livre cedeu, esta quarta-feira, quatro lugares da sua comitiva no desfile que assinala o 25 de Abril à Iniciativa Liberal e ao Volt Portugal, depois da comissão promotora os ter informado de que não …

Pena de morte diminuiu. Execuções globais atingem o número mais baixo numa década

Globalmente, foram executadas 483 pessoas em 2020, o número mais baixo registado pela Amnistia Internacional (AI) numa década, marcando uma redução de 26% em relação a 2019 e 70% comparativamente a 2015. Segundo um artigo da …

Putin avisa que quem ameaçar a Rússia "se irá arrepender como nunca"

O presidente Vladimir Putin emitiu um alerta durante o seu discurso anual ao Governo. O líder frisou que qualquer membro da comunidade internacional que ameace a Rússia "se irá arrepender como nunca se arrependeu antes". O …

Nove anos depois, Bruxelas deixa de monitorizar atividade da CGD

A Direção-Geral da Concorrência da Comissão Europeia (DG Comp) encerrou o processo de monitorização do plano estratégico da Caixa Geral de Depósitos (CGD). "A Caixa Geral de Depósitos, S.A. (CGD) informa que recebeu comunicação da Direção …