“Tirou leite de pedra”. Palmeiras de Abel Ferreira na final da Libertadores 21 anos depois

César Greco / Palmeiras

Abel Ferreira é treinador do Palmeiras.

O Palmeiras, comandado pelo treinador português Abel Ferreira, qualificou-se na terça-feira pela quinta vez para a final da Taça Libertadores em futebol, apesar de ter perdido por 2-0 na receção ao River Plate, na segunda mão das meias-finais.

Depois do triunfo por 3-0 na Argentina, na primeira mão, os brasileiros quase perderam a vantagem, ao sofrerem dois golos, marcados pelo paraguaio Robert Rojas, aos 29 minutos, e o colombiano Rafael Santos Borré, aos 44.

O conjunto brasileiro, que ganhou a prova pela única vez em 1999, sob o comando do ex-selecionador português Luiz Felipe Scolari, e que foi finalista vencido em 1961, 1968 e 2000, vai defrontar na final o vencedor da eliminatória entre Santos e Boca Juniors, em 30 de janeiro, no Maracanã, no Rio de Janeiro.

Antes da partida, centenas de adeptos do Palmeiras reuniram-se para acompanhar o segundo jogo da semifinal da Taça Libertadores da América contra o River Plate. Na porta do estádio do Palmeiras, em São Paulo, os adeptos aglomeravam-se em clima de festa, com fogo de artifício e “gritos de guerra” entoados ao som de tambores e muita música.

Muitos não usavam máscara de proteção facial para evitar a infeção pelo novo coronavírus, doença aparentemente ofuscada pela paixão dos ‘palmeirenses’ pela equipa branca e verde, fundada por imigrantes italianos em 1914, em São Paulo, e que ao longo dos anos se tornou uma das maiores forças do futebol brasileiro.

Em declarações à agência Lusa, os adeptos do Palmeiras disseram estar otimistas com a vitória contra o River Plate e deixaram muitos elogios ao trabalho de Abel Ferreira.

Elogios a Abel Ferreira

Matheus Lopes de Lima, de 31 anos, contou estar com a melhor expectativa possível. “Hoje dentro de casa [no estádio do Palmeiras], com o elenco que temos, é só esperar, será mais uma vitória e seremos campeões invictos, se Deus quiser”, disse.

Sobre Abel Ferreira, Matheus frisou que o técnico mudou o esquema tático da equipa do Palmeiras para melhor. “O Palmeiras antes, com o Vanderlei Luxemburgo, jogava muito mais recuado. Agora com o Abel Ferreira a equipa joga muito mais compacta, a defesa ajuda, ataca junto. Ele chegou para mudar o elenco de jogadores. Há pouco tempo ele chegou e já fez esta mudança”, avaliou o adepto.

Tainá Feliciano Camargo, de 25 anos, era outra adepta da equipa de São Paulo que estava na frente do estádio antes da partida. “Eu decidi vir aqui porque assistir [a]o jogo em casa não dá. Nesta reta final da Libertadores não tem como assistir em casa. Acho que o Palmeiras hoje leva e vamos para a final”, frisou a ‘palmeirense’.

“Ele tirou leite de pedra, em nosso time [equipa] não estávamos acreditando mais, não acreditávamos em nenhum título neste ano, e o Abel [Ferreira] veio para mudar tudo isto. Estamos muito confiantes com ele. Estamos agradecendo o facto de ele vir para o Palmeiras e acreditar na nossa equipa. Estamos muito felizes com o Abel, ele é um bom técnico”, acrescentou Tainá Feliciano Camargo.

Santos e Boca Juniors decidem esta quarta-feira no Estádio Vila Belmiro, em Santos, o segundo finalista, na segunda mão das meias-finais, depois do empate a zero no La Bombonera, em Buenos Aires.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Aqui são vulgares, mas chegam ao Brasil e tornam-se “estrelas”!
    Não será melhor os brasileiros começaram a “enxergar” que os técnicos deles é que estão desactualizados e não são os outros que são os supra-sumos??!
    Não foram eles – a maior parte! – que votou em Bolsonaro?!
    Pois… esclarecido.

RESPONDER

EDP antecipa pagamento a mais de mil fornecedores em Portugal e Espanha

A EDP vai antecipar o pagamento a mais de mil fornecedores, uma iniciativa que, à semelhança do que já aconteceu no último ano, irá manter-se para todos os pagamentos a fornecedores ao longo do primeiro …

Há centenas de pessoas em busca de tesouros que não existem na Índia (e a culpa é de um boato)

Moradores de pelo menos três vilas no distrito de Rajgarh, no estado indiano de Madhya Pradesh (MP), passaram a última semana à procura de um tesouro antigo que provavemente não existe. Centenas de aldeões estão a …

João Ferreira diz que Marcelo deixou jovens em situação de "vulnerabilidade" (e elogia lay-off a 100%)

João Ferreira criticou este sábado o atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa por deixar os jovens em situação de "vulnerabilidade". O candidato presidencial João Ferreira afirmou, este sábado, que o Presidente da República, Marcelo …

Marisa Matias critica que apenas 1% do orçamentado seja gasto com cuidadores informais

Marisa Matias, candidata presidencial apoiada pelo Bloco de Esquerda, criticou este sábado que apenas tenha sido executado 1% da verba prevista no Orçamento do Estado para 2020 para os projetos-piloto dos cuidadores informais. Os atrasos e …

Ana Gomes considera "elucidativo" que Sócrates a ataque e elogie Marcelo

Ana Gomes, candidata às eleições presidenciais, considerou “elucidativo” que o antigo primeiro-ministro José Sócrates a tenha atacado e elogiado Marcelo Rebelo de Sousa. Questionada pelos jornalistas sobre o artigo de José Sócrates divulgado na sexta-feira, em …

Só pela profissão, professores "não são grupo de risco"

Graça Freitas reconheceu a importância dos professores "para o funcionamento do país", mas rejeitou considerá-los um grupo de risco esta sexta-feira. Os professores não são considerados um grupo de risco que deva ser integrado entre as …

João Leão infetado com covid-19

João Leão, ministro das Finanças, testou positivo à covid-19. O governante encontra-se assintomático e em confinamento domiciliário. O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, testou positivo à covid-19. A informação foi adiantada este sábado …

Ricardo Salgado quer anular multa de 75 mil euros

A defesa de Ricardo Salgado recorreu ao Supremo Tribunal de Justiça para tentar anular uma decisão do Tribunal da Relação de Lisboa que confirmou uma multa de 75 mil do Banco de Portugal por causa …

Portugueses começam a votar nas Presidenciais este domingo. Há 246 mil inscritos

Os portugueses começam a votar já neste domingo, uma semana antes das eleições Presidenciais de 24 de janeiro, no chamado voto antecipado em mobilidade para que se inscreveram mais de 246 mil eleitores. As europeias e …

Maduro ofereceu oxigénio ao Amazonas (quando há venezuelanos a morrerem por falta dele)

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ofereceu oxigénio hospitalar ao Estado do Amazonas, no Brasil, para ajudar a combater a falta deste gás devido ao elevado número de casos de covid-19. Uma generosidade que está …