Ozempic e Wegovy: Quais são, afinal, os efeitos reais?

1

Os controversos Ozempic e Wegovy – para o tratamento de diabetes tipo 2 e a perda de peso – continuam a gerar muitas dúvidas quanto à sua fiabilidade. Quais são, afinal, os efeito reais destes dois medicamentos?

O Ozempic e Wegovy são medicamentos que têm estado em voga, principalmente desde que começaram a ser prescritos para perda de peso em pessoas sem diabetes tipo 2.

Na semana passada, a New Scientist publicou um artigo onde explica, ao detalhe, “tudo o que precisamos de saber” sobre estes dois medicamentos.

O Ozempic e Wegovy funcionam através da imitação das ações do peptídeo-1 semelhante ao glucagon (GLP-1), que desacelera o esvaziamento gástrico, reduz o apetite e aumenta a libertação de insulina, ajudando a regular os níveis de glicose no sangue.

Inicialmente, estes medicamentos eram direcionados ao tratamento do diabetes tipo 2. No entanto, recentemente, têm ganho cada vez mais destaque pela sua eficácia na redução de peso em indivíduos sem diabetes.

O Wegovy, por exemplo, num estudo recente que, quando acompanhado por dieta e exercício, é capaz de promover uma redução média de 15% do peso corporal, no espaço de um ano.

A New Scientist aponta ainda que estes medicamentos também demonstraram potencial de reduzir o risco de eventos cardiovasculares e derrames.

Além disso, embora com dados preliminares, já houve indicações de que os análogos do GLP-1 podem contribuir para a redução de dependências como o alcoolismo.

No entanto… há outros efeitos

Como detalha a New Scientist, os efeitos secundários podem incluir sintomas de constipação, náuseas, diarreia, e, em casos mais graves, já se houve registo de inflamações pancreáticas.

O Ozempic e o Wegovy estão também a ser investigados pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA), depois de ter sido recentemente noticiado que podem causar pensamentos suicidas ou auto-mutilação. A entidade supracitada diz estar a analisar cerca de 150 notificações de possíveis casos.

Alguns consumidores relataram ainda perda de cabelo.

Um estudo publicado em outubro e divulgado pelo ZAP revelou que o Ozempic e o Wegovy – apresentam um risco elevado para o desenvolvimento de doenças gastrointestinais graves, como paralisia do estômago e pancreatite.

Mas há uma lista muito maior de efeitos inesperados associados a estes fármacos.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

1 Comment

  1. “sintomas de constipação”. Não será isto um termo em português do Brasil, de uma tradução muito directa de “constipation”, que em português de portugal se diz “obstipação?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.