Os pandas vermelhos são duas espécies distintas

Os pandas vermelhos (Ailurus fulgens) não são uma espécie única, mas antes duas distintas, de acordo com uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Academia Chinesa de Ciências.

Depois de analisar o ADN de 65 destes pequenos mamíferos de sete populações diferentes, os cientistas encontraram divergências substanciais entre duas espécies: os pandas vermelhos chineses (Ailurus fulgens styani) e os pandas vermelhos dos Himalaias (Ailurus fulgens fulgens), tal como escreve o jornal britânico The Guardian.

Os pandas vermelhos chineses podem ser encontrados no sudeste do Tibete e no norte de Myanmar, enquanto que os pandas vermelhos dos Himalaias vivem no Tibete e no Nepal.

O portal Newsweek frisa que estas duas espécies filogenéticas distintas agora determinadas foram separadas há cerca de 22 milhões de anos.

O reconhecimento da existência de duas espécies distintas pode ajudar a orientar os esforços de conservação deste mamífero que habita as florestas altas da Ásia, consideram os cientistas, que publicaram os resultados da investigação na revista Science Advances.

Estes animais estão em perigo de extinção: existem apenas 10.000 espécimes.

Um estudo anterior tinha já identificado duas variedades de panda vermelho, mas sem precisar se estas variedades representavam uma única espécie ou duas. No novo estudo, os cientistas concluíram agora que se tratam efetivamente de duas espécies.

“Desde 1902, o panda vermelho é classificado como duas subespécies (…) No entanto, a classificação de subespécies ou espécies permaneceu controversa durante um longo período de tempo”, disse Yibo Hu, um dos autores do artigo, ao Newsweek. 

Na publicação, os cientistas frisam que é necessário evitar o cruzamento destas duas espécies em cativeiro para preservar a “singularidade genética” das duas espécies.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Tribunais vão vender máscaras a um euro. "É uma margem de lucro de 45 por cento"

Os tribunais vão ter máscaras cirúrgicas à venda para advogados e testemunhas, de modo a garantir que podem entrar nas salas de audiência a partir de quarta-feira, dia em que a Justiça retoma as sessões …

Julgamento BES. Ministério Público acredita que provas da Suíça ainda podem ser utilizadas

O jornal Público escreve este sábado que os procuradores do Ministério Público (MP) acreditam ainda ser possível utilizar os elementos solicitados nas cartas rogatórias enviadas às autoridades suíças no julgamento do caso BES. O Ministério …

Salários mais baixos podem passar a ter lay-off pago a 100%

O Governo está a estudar a possibilidade de o regime de lay-off, desenhado especificamente para o contexto da pandemia de covid-19, passar a ser pago na sua totalidade (100%) para quem tem salários mais baixos. …

Bronca na Liga. Contestação adia 5 substituições e o Marítimo recusa assinar Plano de Retoma

Após dois dias intensos de reuniões, foi aprovado o Plano de Retoma do campeonato nacional para a disputa das últimas 10 jornadas da época 2019/2020. Mas apenas 17 clubes o assinaram. O Marítimo recusou fazê-lo, …

Igreja perdeu 50 milhões de euros com a pandemia (e há dioceses em lay-off)

Ao cabo de dois meses de paragem por causa da pandemia de covid-19, as missas regressam, neste sábado, mas com regras novas para evitar a propagação do coronavírus. Uma paragem que resultou num "prejuízo" de …

Reabertura de ATL adiada para 15 de junho. Creches arrancam segunda-feira (sem apoios para os pais)

As Atividades de Tempos Livres (ATL) não integradas em estabelecimentos escolares só poderão voltar a funcionar a partir de 15 de junho, duas semanas depois daquilo que estava inicialmente previsto. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro, …

Governo britânico vai continuar a pagar 80% dos salários durante mais três meses

O Governo britânico vai continuar a pagar durante mais três meses 80% do salário de trabalhadores em lay-off devido à pandemia de covid-19, e reduzir gradualmente o valor até ao fim do sistema, em outubro. O …

Resgate à TAP deverá ser feito através de empréstimo obrigacionista

A ajuda do Estado à TAP deverá chegar através de um empréstimo obrigacionista convertível em ações, avança o jornal Expresso neste sábado. Este é o cenário mais provável para a TAP, apurou o semanário, que …

Lisboa pode receber a final deste ano da Liga dos Campeões

Istambul não está agradada com a ideia de receber a final da Liga dos Campeões sem adeptos no estádio. Por isso, outras hipóteses estão a ser consideradas, nomeadamente Lisboa. A final da Liga dos Campeões está …

Há mesmo algo de reconfortante quando dizemos palavrões

Um novo estudo sugere que, nas circunstâncias certas, dizer palavrões em voz alta parece fazer as pessoas sentirem menos dor. Exatamente como e porque é que o ato de dizer asneiras consegue fazer com que as …