/

Há um organismo que produz clorofila sem fazer a fotossíntese

(dr) Patrick Keeling Lab / UBC

Corallicolid

Presente em 70% dos corais de todo o mundo, mas invisível a olho nu, o Corallicolid é o primeiro organismo descoberto que produz clorofila sem fazer a fotossíntese.

O corallicolid é um organismo que vive em simbiose com os corais e que consegue produzir clorofila sem fazer a fotossíntese. Foi descoberto recentemente pelos cientistas e descrito num estudo publicado na última edição da revista científica Nature.

Na verdade, este organismo foi observado pela primeira vez em 1985 e, na altura, os cientistas deram-lhe o nome de Gemmocystis. Durante 30 anos, a comunidade científica sugeriu que este organismo estava nos corais, mas sem certezas sobre a relação entre os dois organismos.

Nesta investigação recente, os cientistas desmistificam finalmente que o corallicolid vive em simbiose com os corais. “Descrevemos o corallicolid como uma linhagem distinta que abrange várias espécies e géneros de organismos como o Gemmocystis”, explica ao Público Waldan Kwong, da Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá.

A equipa usou vários métodos genómicos e microscópicos para entender melhor que organismo é este e chegaram à conclusão que este organismo é tão minúsculo que não se vê a olho nu. Vive nos tecidos dos corais, nomeadamente na cavidade gástrica, e pertence a um vasto grupo de parasitas chamado “apicomplexa”.

Os cientistas encontraram o corallicolid nos corais da Grande Barreira de Coral, na Austrália; do mar Vermelho e das Caraíbas. Os cientistas estimam que, ao todo, estejam em 70% dos corais de todo o mundo.

“Este é o segundo co-habitante mais abundante nos corais no planeta [a seguir ao grupo Symbiodiniaceae]”, adianta Patrick Keeling, botânico da Universidade da Colúmbia Britânica e outro dos autores do estudo.

No entanto, este organismo tem ainda mais características que lhe confere um certo grau de estranheza. O corallicolid é capaz de produzir clorofila sem fazer a fotossíntese. A clorofila é o pigmento verde encontrado nas plantas que lhes permite absorver energia do sol durante a fotossíntese.

Esta é a primeira vez que os cientistas dizem ter encontrado um organismo que produz clorofila sem fazer a fotossíntese. “Ter clorofila sem fazer a fotossíntese é na verdade muito perigoso porque a clorofila é ótima a captar energia, mas sem a fotossíntese para libertar essa energia aos poucos é como viver com uma bomba nas células”, diz Keeling.

A descoberta é entusiasmante, mas continua a ser um grande mistério que terá de ser desvendado em estudos posteriores. Ainda assim, os cientistas acreditam que este organismo pode representar um importante papel na proteção dos recifes de coral no futuro.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.