O ozono influencia o clima dos planetas de Proxima Centauri — a estrela mais próxima da Terra

L. Calçada / ESO

O impacto do ozono nas propriedades atmosféricas de Proxima Centauri b influencia significativamente a distribuição da temperatura atmosférica e os padrões de vento, o que revela equilíbrio entre a composição química da atmosfera e a dinâmica climática.

Na procura de vida para além do sistema solar, um novo estudo liderado por Assaf Hochman, aprofunda a dinâmica atmosférica do planeta Proxima Centauri b, iluminando o papel fundamental do ozono na formação dos climas planetários.

O estudo, publicado no Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, revelou novidades sobre as atmosferas de exoplanetas semelhantes à Terra.

O aparecimento de observatórios da próxima geração, incluindo o Telescópio Espacial James Webb e telescópios terrestres avançados, deram início a uma nova era de exploração exoplanetária.

O estudo permitiu à equipa descobrir o papel do ozono na dinâmica climática de Proxima Centauri b, a partir de simulações de modelos químicos climáticos e de recentes avanços na teoria dos sistemas dinâmicos. As descobertas revelam uma relação entre os níveis de ozono e a estabilidade atmosférica.

“O nosso estudo desvenda esta intrincada ligação e sublinha a importância de considerar o ozono interativo e outras espécies fotoquímicas na nossa tentativa de compreender exoplanetas semelhantes à Terra.”, afirma Hochman.

A equipa observou uma redução das diferenças de temperatura hemisféricas e um aumento da temperatura atmosférica em altitudes específicas, o que indica que há um equilíbrio entre a composição química da atmosfera e a dinâmica climática.

Ao alargar este quadro a outros exoplanetas potencialmente habitáveis, os cientistas pretendem desvendar a gama diversificada de composições atmosféricas e regimes climáticos no cosmos, permitindo uma melhor compreensão da dinâmica climática da Terra.

As principais conclusões do estudo revelam o impacto do ozono interativo nas propriedades atmosféricas do planeta.

Além disso, o estudo revela uma estrutura para compreender a influência das espécies fotoquímicas na dinâmica climática dos exoplanetas, para uma compreensão mais profunda dos ambientes habitáveis para além do nosso sistema solar.

Soraia Ferreira, ZAP //