O camaleão-pantera é na realidade 11 espécies diferentes

berniedup / Flickr

Um Furcifer pardalis, ou camaleão-pantera

Um Furcifer pardalis, ou camaleão-pantera

O camaleão-pantera, desde sempre considerado como uma espécie única, é na realidade 11 espécies diferentes, diz uma equipa de cientistas da Universidade de Genebra, na Suiça.

Originário de Madagáscar, o camaleão-pantera, ou Furcifer pardalis, é uma das mais espectaculares espécies de répteis natvas desta ilha do Índico, ao largo de Moçambique..

Os machos de camaleão-pantera chegam a atingir 50cm de comprimento. As fêmeas grávidas mudam de cor para assinalar que não querem acasalar.

A mais fascinante característica da espécie, no entanto, são as suas extraordinárias cores vibrantes – muito pouco típica de um camaleão.

Mas um novo estudo, desenvolvido pela equipa do professor Michel Milinkovitch, da Universidade de Genebra, e publicado este sábado na Molecular Ecology, trouxe uma revelação surpreendente.

berniedup / Flickr

O camaleão-pantera distingue-se pelas suas cores extraordinárias

O camaleão-pantera distingue-se pelas suas cores extraordinárias

Milinkovitch e os colegas realizaram uma análise detalhada das variações de cores em função da distribuição filogeográfica da espécie.

Os cientistas colheram amostras de sangue de 324 indivíduos de camaleão-pantera em diferentes locais da ilha a analisaram o seu DNA mitocondrial e nuclear.

“O material genético mostrou uma forte relação da estrutura genética em linhagens de locais restritos da ilha, revelando uma reduzida miscigenação entre populações“, diz Milinkovitch à Sci News.

“A análise matemática dos padrões de cores dos 324 exemplares mostrou que as mais subtis diferenças nesses padrões poderiam ser usados para identificar com rigor a localização geográfica do exemplar e a sua correspondente linhagem genética”, acrescenta o cientista.

“Mas a diversidade de padrões sugere que podemos ter que considerar que não estamos apenas perante diferentes linhagens de uma só espécie, mas perante espécies diferentes – mais concretamente, onze espécies”, explica Michel Milinkovitch.

Mas — pergunta o leigo, ingenuamente — quando os camaleões mudam de cor, passamos a ter 22 espécies?

AJB, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Genoma do tubarão branco revela razões para resistência a doenças e longevidade

Uma equipa internacional de cientistas descodificou o genoma do tubarão branco, descobrindo razões para o sucesso evolutivo de um predador que está no topo da cadeia alimentar e que resiste a doenças e ferimentos. A equipa …

Morreu o cientista que tornou popular o termo “aquecimento global”

O cientista que fez soar os primeiros alarmes sobre as alterações climáticas e tornou popular o termo "aquecimento global", Wallace Smith Broecker, morreu aos 87 anos, foi anunciado esta terça-feira. O antigo professor e investigador da …

Descoberta super-Terra a apenas oito anos-luz do Sistema Solar

Uma equipa internacional de investigadores, em colaboração com o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), no Porto, descobriu uma nova super-Terra, a "apenas" oito anos-luz de distância do Sistema Solar.  Segundo o IA, o …

Homem que assassinou uma mulher em 1993 foi detido graças a um guardanapo

O empresário Jerry Westrom foi preso e acusado de esfaquear uma mulher em Minneapolis em 1993, graças a um site de genealogia e um guardanapo que deitou fora depois de limpar a boca. O corpo de …

México vai converter ilha-prisão num centro educativo e cultural

O estabelecimento prisional foi construído em 1905 e vai ser encerrado por decreto presidencial, para dar lugar ao centro cultural Muros de Água Jose Revueltas. Dos 600 presos, 200 vão ser libertados. A prisão existente numa …

Depois de defender o Brexit, o homem mais rico do Reino Unido muda-se para o Mónaco

Jim Ratcliffe, o homem mais rico do Reino Unido e fundador da multinacional de produtos químicos Ineos, vai mudar-se para o Mónaco juntamente com dois dos seus principais executivos para poupar até 4,6 mil milhões …

Surto de sarampo nas Filipinas escala para 8.400 casos e 130 mortos

O surto de sarampo continua a agravar-se nas Filipinas, com 8.443 casos confirmados desde o início do ano e 136 mortes causadas pela doença, na maioria crianças menores de cinco anos, indicaram as autoridades. De acordo …

Estado deixa de apoiar compra de carros elétricos acima de 60 mil euros

O Estado vai deixar de apoiar a compra de carros elétricos com um preço superior a 60 mil euros. Esta alteração vai constar nas novas regras de incentivos à introdução no consumo de veículos de baixas …

Bolsas do IEFP para estagiários com mestrado e doutoramento vão aumentar

O programa Estágios Profissionais vai ser alterado com o objetivo de dar uma resposta mais célere às empresas, prevendo-se ainda um aumento do valor das bolsas para estagiários com mestrado e doutoramento, de acordo com …

Filipe Santos volta a fazer história ao bater recorde do Mundo de natação adaptada

Filipe Santos voltou a fazer história. O nadador algarvio bateu o recorde do Mundo na prova dos 25 metros mariposa, na Classe SM21 - Síndrome de Down, durante o Campeonato de Inverno de Natação Adaptada. …