O camaleão-pantera é na realidade 11 espécies diferentes

berniedup / Flickr

Um Furcifer pardalis, ou camaleão-pantera

Um Furcifer pardalis, ou camaleão-pantera

O camaleão-pantera, desde sempre considerado como uma espécie única, é na realidade 11 espécies diferentes, diz uma equipa de cientistas da Universidade de Genebra, na Suiça.

Originário de Madagáscar, o camaleão-pantera, ou Furcifer pardalis, é uma das mais espectaculares espécies de répteis natvas desta ilha do Índico, ao largo de Moçambique..

Os machos de camaleão-pantera chegam a atingir 50cm de comprimento. As fêmeas grávidas mudam de cor para assinalar que não querem acasalar.

A mais fascinante característica da espécie, no entanto, são as suas extraordinárias cores vibrantes – muito pouco típica de um camaleão.

Mas um novo estudo, desenvolvido pela equipa do professor Michel Milinkovitch, da Universidade de Genebra, e publicado este sábado na Molecular Ecology, trouxe uma revelação surpreendente.

berniedup / Flickr

O camaleão-pantera distingue-se pelas suas cores extraordinárias

O camaleão-pantera distingue-se pelas suas cores extraordinárias

Milinkovitch e os colegas realizaram uma análise detalhada das variações de cores em função da distribuição filogeográfica da espécie.

Os cientistas colheram amostras de sangue de 324 indivíduos de camaleão-pantera em diferentes locais da ilha a analisaram o seu DNA mitocondrial e nuclear.

“O material genético mostrou uma forte relação da estrutura genética em linhagens de locais restritos da ilha, revelando uma reduzida miscigenação entre populações“, diz Milinkovitch à Sci News.

“A análise matemática dos padrões de cores dos 324 exemplares mostrou que as mais subtis diferenças nesses padrões poderiam ser usados para identificar com rigor a localização geográfica do exemplar e a sua correspondente linhagem genética”, acrescenta o cientista.

“Mas a diversidade de padrões sugere que podemos ter que considerar que não estamos apenas perante diferentes linhagens de uma só espécie, mas perante espécies diferentes – mais concretamente, onze espécies”, explica Michel Milinkovitch.

Mas — pergunta o leigo, ingenuamente — quando os camaleões mudam de cor, passamos a ter 22 espécies?

AJB, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Virgin Galactic abre as portas do primeiro aeroporto espacial do mundo

A empresa norte-americana Virgin Galactic, do bilionário Richard Branson, está a preparar o primeiro aeroporto espacial comercial do mundo, tendo revelado esta semana algumas das imagens daquelas que vão ser as instalações. O aeroporto, localizado …

A Internet está a regar esta planta há três anos

A comunidade online do Reddit tem tratado de uma planta durante três anos. Os utilizadores escolhem diariamente se a planta de ou não ser regada. Tudo começou com uma pequena brincadeira no Reddit, um dos maiores …

O pulmão de um chinês colapsou (e a culpa foi do karaoke)

O pulmão de um homem de 65 anos, na China, colapsou após ter tentado atingir uma nota alta durante uma intensa sessão de karaoke. O homem, residente em Nanchang, na província de Jiangxi, teria estado a …

"Emergência nacional". Deputados pedem a Boris que convoque imediatamente o Parlamento

Mais de 100 deputados britânicos pediram, numa carta divulgada este domingo, ao primeiro-ministro Boris Johnson para convocar imediatamente o Parlamento e voltar a debater o Brexit. As férias de verão do Parlamento terminam normalmente a 03 …

Rambo Luso. Há um português a viver na selva venezuelana há 25 anos

Há 25 anos que o português António Pestana Drumond realiza expedições às regiões de selva do Delta Amacuro e do Parque Nacional Canaima, leste da Venezuela, onde é conhecido pelos indígenas locais como o Rambo …

Já é possível saber se alguém está a mentir. Basta olhar nos olhos

Os olhos não mentem. Pelo menos é o que acham os investigadores da Universidade de Stirling, na Escócia, que criaram uma prova que diz se a pessoa está a mentir ou não com a monitorização …

NASA detetou (e mediu) o primeiro choque interplanetário

A Multiscale Magnetospheric Mission (MMS) da agência espacial norte-americana conseguir fazer as primeiras medições de um choque interplanetário. Em comunicado, a NASA explica que os choques interplanetários são um tipo de choque sem colisão, no …

Quem ganhou a Segunda Guerra Mundial? Aliados e Eixo dizem que foram eles próprios

Em média, tanto os cidadãos de países dos Aliados como cidadãos de países do Eixo dizem que foram eles mesmos os vencedores da Segunda Guerra Mundial. Se perguntarmos a qualquer um dos poucos veteranos remanescentes da …

Norte-americano passou 30 anos na prisão por erro. Vai ser indemnizado em 10 milhões

Um norte-americano que há 30 anos foi erradamente condenado a 57 anos de prisão por violação e roubo vai agora receber uma indemnização de quase 10 milhões de dólares, avança o jornal New York Post. …

O Pólo Norte está a ser atingido por relâmpagos (e isso não é normal)

Uma tempestade perto do Pólo Norte pode não parecer a maior preocupação, tendo em conta o rápido aquecimento do Ártico. Mas é mais um sinal de que o Ártico continua a ter um verão anormal. A …