O camaleão-pantera é na realidade 11 espécies diferentes

berniedup / Flickr

Um Furcifer pardalis, ou camaleão-pantera

Um Furcifer pardalis, ou camaleão-pantera

O camaleão-pantera, desde sempre considerado como uma espécie única, é na realidade 11 espécies diferentes, diz uma equipa de cientistas da Universidade de Genebra, na Suiça.

Originário de Madagáscar, o camaleão-pantera, ou Furcifer pardalis, é uma das mais espectaculares espécies de répteis natvas desta ilha do Índico, ao largo de Moçambique..

Os machos de camaleão-pantera chegam a atingir 50cm de comprimento. As fêmeas grávidas mudam de cor para assinalar que não querem acasalar.

A mais fascinante característica da espécie, no entanto, são as suas extraordinárias cores vibrantes – muito pouco típica de um camaleão.

Mas um novo estudo, desenvolvido pela equipa do professor Michel Milinkovitch, da Universidade de Genebra, e publicado este sábado na Molecular Ecology, trouxe uma revelação surpreendente.

berniedup / Flickr

O camaleão-pantera distingue-se pelas suas cores extraordinárias

O camaleão-pantera distingue-se pelas suas cores extraordinárias

Milinkovitch e os colegas realizaram uma análise detalhada das variações de cores em função da distribuição filogeográfica da espécie.

Os cientistas colheram amostras de sangue de 324 indivíduos de camaleão-pantera em diferentes locais da ilha a analisaram o seu DNA mitocondrial e nuclear.

“O material genético mostrou uma forte relação da estrutura genética em linhagens de locais restritos da ilha, revelando uma reduzida miscigenação entre populações“, diz Milinkovitch à Sci News.

“A análise matemática dos padrões de cores dos 324 exemplares mostrou que as mais subtis diferenças nesses padrões poderiam ser usados para identificar com rigor a localização geográfica do exemplar e a sua correspondente linhagem genética”, acrescenta o cientista.

“Mas a diversidade de padrões sugere que podemos ter que considerar que não estamos apenas perante diferentes linhagens de uma só espécie, mas perante espécies diferentes – mais concretamente, onze espécies”, explica Michel Milinkovitch.

Mas — pergunta o leigo, ingenuamente — quando os camaleões mudam de cor, passamos a ter 22 espécies?

AJB, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Em 2010, Berardo já não tinha dinheiro para pagar a dívida

Em 2010, o Banco de Portugal (BdP) não encontrou provas de que o grupo Berardo tivesse capacidade financeira para pagar a dívida à Caixa Geral de Depósitos (CGD). Em 2010, a Fundação Berardo e a Metalgest …

A polícia vai deixar de lhe pedir para soprar ao balão

A partir de 2022, a polícia vai deixar de pedir aos condutores para "soprar no balão". A União Europeia prepara-se para implementar novos sistemas de segurança obrigatórios nos novos modelos de automóveis.  Os veículos vão passar …

MH370. Investigador diz que foi usado um avião chamariz durante "desaparecimento forjado"

Andre Milne acredita que foi usada uma aeronave chamariz para enganar e causar a impressão de que os Estados Unidos foram responsáveis pelo sequestro do voo MH370 da Malaysia Airlines. O investigador voluntário Andre Milne afirma …

Grandes devedores levam Ferro Rodrigues a convocar reunião

Na próxima terça-feira, dia 28 de maio, a mesa da Assembleia da República vai ter uma reunião para discutir o acesso à lista dos grandes devedores dos bancos. O presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro …

Arqueólogos descobrem o que estava no cardápio dos camponeses medievais

Há 30 anos, arqueólogos escavaram uma das primeiras aldeias medievais na Inglaterra e descobriram os restos de 73 recipientes usados na altura. Mas encontraram algo mais: os restos minúsculos da sua última refeição. Investigadores da Universidade …

Falta de pessoal cria "graves problemas" à ADSE

O Conselho Geral e de Supervisão da ADSE alerta que a falta de recursos humanos no instituto que gere o sistema de assistência na doença da função pública coloca "graves problemas de gestão". No parecer aprovado …

Marcelo aceita passagem do hospital de Braga para o SNS

Marcelo Rebelo de Sousa promulgou o fim da PPP, reforçando o seu argumento sobre a nova Lei de Bases da Saúde. "A escolha política" do Governo foi "a da criação de uma Entidade Pública Empresarial". O …

A Ciência descobriu qual é a melhor altura do dia para beber café (e não é de manhã)

https://vimeo.com/338075463 Enquanto recolhemos mais grãos, produzimos mais café e patrocinamos os nossos cafés locais, podemos não estar a maximizar os benefícios de saúde e de aumento de energia da nossa caneca diária de café. De acordo com …

Estes aracnídeos vivem nos seus poros, comem a sua gordura e acasalam na sua cara enquanto dorme

Provavelmente terá neste momento alguns dezenas de aracnídeos dentro dos seus poros a alimentar-se silenciosamente dos seus óleos naturais. Mas não há nada a temer. Estes aracnídeos são conhecidos como Demodex e, de acordo com um …

Há uma nova teoria para explicar a onda de sismos silenciosos que fez a Terra tremer em 2018

Em maio de 2018, milhares de terramotos sacudiram a pequena ilha francesa de Mayotte, no arquipélago das Comoras, situado entre o continente africano e Madagáscar. A maioria foram tremores leve mas, um deles, a 15 …