Número de desalojados devido às cheias em Moçambique sobe para 19 mil famílias

O número de pessoas desalojadas devido às cheias no distrito de Mocuba, Zambézia, centro de Moçambique, subiu para 19 mil familias, e outras centenas continuam refugiadas em árvores e tetos de casas.

Teresa Mauaie, administradora de Mocuba, a região mais atingida pelas chuvas, disse à Lusa que até ao fim da tarde desta terça-feira 15 mil familias desalojadas entraram para os centros de acomodação criados nas zonas altas da cidade, salientando que centenas de outras “chegam a cada hora que passa à procura de abrigo”.

Dezoito crianças, surpreendidas em ritos de iniciação, continuam dadas como desaparecidas, juntamente com os seus padrinhos, na sequência das cheias no distrito de Mocuba, a norte da provincia da Zambézia.

O caudal do rio Licungo, que atravessa a cidade de Mocuba, transbordou segunda-feira, ao atingir 12 metros de altura, seis metros acima do nível de alerta máximo, arrastando consigo milhares de casas e quintas, provocando o desabamento de pontes sobre esse rio e o de Lugela (na região de Mugeba), fundamentais para a ligação por terra das regiões norte e centro de Moçambique.

“A nossa maior preocupação agora é o corte da estrada. Centenas de pessoas estão retidas dos dois lados da cidade de Mocuba, mas logo que haja acalmia do rio vamos começarmos buscas e salvação das pessoas”, disse Teresa Mauaie.

A provincia da Zambézia começou a registar chuvas intensas desde sábado, prevendo-se nas próximas duas semanas chuvas acima do normal, segundo previsões da Administração Regional de Águas do Centro (ARA-Centro), que alerta para o risco de travessia de rios com corrente de água.

As autoridades lançaram apelos para a população deixar as zonas suscetíveis de ameça de cheias e inundações ao longo do curso de Licungo, incluindo nas planícies adjacentes ao rio nas regiões de Nante, Vila Valdez, Yassopa, Munda-Munda e Ntabo (Maganja) e Furquia, Nbaua, Muebele e Malei (Namacurra), largamente afetadas em 2014.

Segundo as autoridades locais, pelo menos cinco pontes, de ligação entre vários distritos, desabaram desde segunda-feira no distrito de Namacurra, isolando várias regiões.

A intensidade das chuvas no centro e norte do país levou na segunda-feira o Conselho de Ministros a decretar o Alerta Vermelho Institucional, por considerar que a situação é “muito crítica”, disse à Lusa fonte do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …

O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas. Segundo o Science Alert, os dois investigadores …

Empresa está a contratar uma pessoa que será paga para usar pijamas e dormir

Um start-up de colchões da Índia, que se descreve como uma "empresa de soluções para dormir" está a contratar alguém que será pago apenas para fazer isso mesmo. O objetivo é testar os seus produtos de …