Número de desalojados devido às cheias em Moçambique sobe para 19 mil famílias

O número de pessoas desalojadas devido às cheias no distrito de Mocuba, Zambézia, centro de Moçambique, subiu para 19 mil familias, e outras centenas continuam refugiadas em árvores e tetos de casas.

Teresa Mauaie, administradora de Mocuba, a região mais atingida pelas chuvas, disse à Lusa que até ao fim da tarde desta terça-feira 15 mil familias desalojadas entraram para os centros de acomodação criados nas zonas altas da cidade, salientando que centenas de outras “chegam a cada hora que passa à procura de abrigo”.

Dezoito crianças, surpreendidas em ritos de iniciação, continuam dadas como desaparecidas, juntamente com os seus padrinhos, na sequência das cheias no distrito de Mocuba, a norte da provincia da Zambézia.

O caudal do rio Licungo, que atravessa a cidade de Mocuba, transbordou segunda-feira, ao atingir 12 metros de altura, seis metros acima do nível de alerta máximo, arrastando consigo milhares de casas e quintas, provocando o desabamento de pontes sobre esse rio e o de Lugela (na região de Mugeba), fundamentais para a ligação por terra das regiões norte e centro de Moçambique.

“A nossa maior preocupação agora é o corte da estrada. Centenas de pessoas estão retidas dos dois lados da cidade de Mocuba, mas logo que haja acalmia do rio vamos começarmos buscas e salvação das pessoas”, disse Teresa Mauaie.

A provincia da Zambézia começou a registar chuvas intensas desde sábado, prevendo-se nas próximas duas semanas chuvas acima do normal, segundo previsões da Administração Regional de Águas do Centro (ARA-Centro), que alerta para o risco de travessia de rios com corrente de água.

As autoridades lançaram apelos para a população deixar as zonas suscetíveis de ameça de cheias e inundações ao longo do curso de Licungo, incluindo nas planícies adjacentes ao rio nas regiões de Nante, Vila Valdez, Yassopa, Munda-Munda e Ntabo (Maganja) e Furquia, Nbaua, Muebele e Malei (Namacurra), largamente afetadas em 2014.

Segundo as autoridades locais, pelo menos cinco pontes, de ligação entre vários distritos, desabaram desde segunda-feira no distrito de Namacurra, isolando várias regiões.

A intensidade das chuvas no centro e norte do país levou na segunda-feira o Conselho de Ministros a decretar o Alerta Vermelho Institucional, por considerar que a situação é “muito crítica”, disse à Lusa fonte do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.