Número 3 do Vaticano em tribunal em caso histórico de abuso sexual de menores

Mazur / catholicchurch.org.uk

Cardeal George Pell, responsável pelo Ministério da Economia do Vaticano

O cardeal George Pell, considerado o número três do Vaticano, compareceu num tribunal em Melbourne, na Austrália, numa sessão preliminar ao julgamento em que vai responder por acusações de pedofilia. Um momento considerado histórico pelas vítimas.

George Pell, o chefe de Finanças do Vaticano, esteve seis minutos no tribunal que ordenou a polícia a entregar todas as provas aos seus advogados antes de 8 de Setembro e convocou todas as partes para o início do julgamento, marcado para 6 de Outubro.

O cardeal, vestido com um casaco preto e colarinho clerical, escoltado por polícias e pelos seus advogados, não fez declarações no tribunal, onde também se encontravam as vítimas que o acusam de alegados abusos sexuais. Mas o seu advogado, Robert Richter, realçou a sua intenção de se declarar inocente.

“Para evitar qualquer dúvida, posso indicar que o Cardeal Pell se declara inocente de todas as acusações”, referiu o conceituado advogado, citado pela ABC News australiana.

À porta da sede judicial, diferentes grupos de pessoas protestaram a favor e contra o cardeal de 76 anos que se apresentou num estado frágil e sombrio, conforme reporta o site News.com.au, fazendo referência aos seus problemas cardíacos.

Cardeal já enfrentou outras acusações de abuso sexual

As autoridades ainda não revelaram o número de acusações de pedofilia contra Pell, nem o período em que alegadamente ocorreram.

O cardeal australiano foi formalmente acusado a 29 de Junho pela polícia e, no dia seguinte, a partir de Roma, defendeu a sua inocência numa conferência de imprensa.

Pell foi sacerdote na sua cidade natal de Ballarat (1976-1986), no estado australiano de Victoria, e arcebispo de Melbourne entre 1996 e 2001.

Não é a primeira vez que o agora cardeal é acusado de abusos sexuais, já que em 2002, quando era arcebispo de Sidney, um homem disse ter sido abusado sexualmente por ele em 1961, quando tinha 12 anos.

No passado, as investigações ilibaram o sacerdote.

Pell foi nomeado cardeal pelo Papa João Paulo II em 2003 e, há três anos, foi escolhido pelo Papa Francisco para a secretaria de Economia da Santa Sé, um posto criado pelo Sumo Pontífice para enfrentar os escândalos em torno das finanças do Vaticano.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Aquecimento global no Pleistoceno elevou nível do mar até 13 metros

O aquecimento global no final do período do Pleistoceno, com temperaturas similares às previstas para este século, reduziu a camada de gelo da Antártida oriental e elevou o nível do mar até 13 metros acima …

Autor dos mais famosos estudos sobre comida viu 13 artigos retirados

O famoso investigador norte-americano está envolvido numa polémica, depois de 13 dos seus estudos científicos terem sido retirados de algumas publicações. É provável que nunca tenha ouvido falar de Brian Wansink mas, tal como recorda o …

NASA observa movimentos tectónicos recentes em Marte

A sonda Mars Express da NASA observou fissuras proeminentes em Marte causadas devido à ação de falhas tectónicas que atingiram a superfície do planeta há menos de dez milhões de anos. As imagens foram capturadas …

Mulher que acusa de abuso juiz nomeado por Trump para o Supremo aceita depor

Christine Blasey Ford, a mulher que acusou de agressão sexual o juiz Brett Kavanaugh, nomeado por Donald Trump para o Supremo Tribunal dos Estados Unidos, aceitou testemunhar perante o Senado, na próxima semana, disse neste …

Hubble deteta radiação nunca antes vista numa estrela de neutrões

Uma invulgar emissão de radiação infravermelha, de uma estrela de neutrões próxima, detetada pelo Telescópio Espacial Hubble da NASA, pode indicar novas características nunca antes vistas. Uma possibilidade é que exista um disco poeirento em redor …

Sócrates acusa direita de estar "empenhada" no processo Marquês

O antigo primeiro-ministro José Sócrates acusou este sábado a direita política portuguesa de estar "empenhada no processo Marquês através da manutenção da procuradora-geral da República". O ex-governante, que esteve neste sábado em Vila do Conde, distrito …

André Ventura vai lançar movimento para destituir Rui Rio

O vereador do PSD em Loures André Ventura vai lançar na próxima semana o movimento Chega, para substituir Rui Rio na liderança e colocar o partido no “espetro ideológico do centro-direita português”. Em comunicado, André Ventura …

Universidade brasileira cria gelado que reduz efeitos colaterais da quimioterapia

Foi criado no Brasil um gelado que ajuda a diminuir os efeitos colaterais da quimioterapia em pacientes com cancro. Desenvolvido por investigadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o gelado tem três sabores: morango, …

Irmãos portugueses que combatiam pelo Daesh dados como mortos na Síria

Os irmãos Celso e Edgar foram dados como mortos na Síria, revela o jornal Expresso neste sábado. Os dois portugueses eram jiadistas que combatiam pelo autodenominado Estado Islâmico (Daesh). Em Raqqa eram conhecidos pelo seu nome …

Abate de animais nos canis é proibido a partir deste domingo

A lei que proíbe o abate de animais como medida de controlo da população entra em vigor este domingo, no continente, mas os veterinários alertam para o “pouco esforço que foi feito” de adaptação à …