Viagens ao Espaço têm um novo perigo desconhecido para os astronautas

NASA

Há um perigo inerente às longas viagens espaciais dos astronautas desconhecido até aos dias de hoje. Um novo estudo aponta que os cosmonautas podem ver o seu fluxo sanguíneo revertido na parte superior do corpo.

A gravidade não só afeta a vida na Terra, como também a falta dela pode representar um problema para os astronautas no Espaço. Como não há gravidade para puxar o sangue para a parte inferior dos nossos corpos, a cabeça e o peito ficam mais rosados e inchados.

Além disso, um novo estudo publicado esta semana na revista científica JAMA Netw Open, aponta que a circulação sanguínea pode reverter-se na parte superior do corpo dos astronautas.

A presença durante um longo período de tempo no Espaço, de acordo com o estudo divulgado pelo Tech Explorist, pode ter influência na forma como o sangue circula em várias artérias do corpo dos cosmonautas. Este representa um problema de saúde perigoso que era desconhecido até então.

Para chegarem a esta conclusão, os investigadores trabalharam de perto com 11 astronautas da Estação Espacial Internacional. Ao fim de 50 dias de missão, sete membros da tripulação apresentaram um fluxo sanguíneo estagnado ou invertido na veia jugular interna esquerda — responsável por levar sangue ao cérebro, à cara e ao pescoço. Um dos astronautas até desenvolveu um trombo na veia durante o voo.

“Esta foi uma descoberta inesperada. Não esperávamos ver estase e fluxo invertido. Isso é muito incomum. Na Terra, suspeitar-se-ia imediatamente de uma trombose, um tumor ou algo assim”, explicou Michael B. Stenger, autor principal do estudo.

ZAP //

PARTILHAR

30 COMENTÁRIOS

    • Já percebo porque é que “estas em todas”, cospes no prato que comes pelos vistos, o que seria de ti (EU) se não fosse o ZAP?
      Certamente mais um badameco qualquer, pelos menos, Graças ao ZAP, não és um badameco qualquer, já és um Sr. Badameco, daqueles que criticam o professor mas que depois, “cá fora no recreio”, passa por expert por usar o que o professor ensina 😉
      Se és tão contra o ZAP faz-te à pista 😉 o Zap, eu e tantos outros não precisamos de ti (EU) nem dos teus comentarios, o ZAP é tão serio que até permite os teus tristes e lamentaveis comentarios, chama-se altruismo, imparcialidade, transparencia e respeito pela opinião de todos…já tu, não passas sem aqui vir e tambem apesar de tanto criticares…
      E isto não é uma critica, nem tão pouco algo em que eu acredito, isto é tudo factos comprováveis 😉

      OBS – não te esqueças do que te falei sobre os teus pais 😉 Olha que …”Quando se ganha dinheiro a contar estorias, a imaginação é o limite!”… 😉

      • O Eu! empurra o país para a frente todos os dias na construção de barcos em Viana do Castelo! É um sustentáculo da economia nacional e aqui do ZAP.
        Ainda hei de ir a Viana almoçar com este gajo… desde que seja ele a pagar!

  1. Há 50 anos não havia nada disso quando os ianques foram à Lua e Marte e Júpiter. Hoje é que é tudo muito mais complicado. Ah espera as idas foram apenas encenadas em estúdio.

    • Há 50 anos não havia nada disso porque as visgens eram muito mais curtas, no tempo, e os efeitos menos acentuados.
      De resto, tem toda a razão, a Terra é plana e o Sol, esse grande servo, anda à sua volta, pois.

      • A Terra não é lá muito plana, tem umas montanhas até bastante altas e rochosas e a isto soma-se uns mares profundos. Já o Sol dizem alguns cientistas que é um calhau meio perdido.

        • A Terra é côncava e eu já o repeti imensas vezes nas minhas aulas. Quantas vezes vou ter de me repetir o mesmo? Vá deixem-me trabalhar eu tenho de dar mais uns golpes.

    • Lá está o tolinho anti-ciência a comentar em meu nome. Dizer e fazer “parvoíces” é o apanágio de quem não tem argumentos para comentar seja o que for. É bastante triste na realidade, mas todos os comentários desta pessoa de muitos nicks apontam para uma existência invejosa, preguiçosa, incapaz e infeliz.
      Cumprimentos.

        • Então Alex? Novo pseudónimo? E argumentos? Estamos a zero ainda? Estudar custa não é? Já foste ver a palavra “parvoíce” ao dicionário?
          Grande abraço e força nisso

          • Entao murcona da seita do cientismo andas sempre a mudar de alcunha oh te riala uane andas agora a dar uma de emigrante ianque? E alex e a coisa da tua prima. Carrega mais na erva murcona

            • Argumentos sólidos caro cientismo. Agora sim convenceste os leitores de que tens toda a razão, a ciência é um embuste e a tecnologia que te permite apresentar tão belos argumentos na Internet deve ter sido inventada por algum deus ou algo do género.
              Novamente, desejo-te muita força para saíres desse lugar onde te encontras. Estudar ajuda. Abraço.

            • Não tenho nada a ver com esse tal (the real one) que deve sofrer de graves perturbações mentais. O coitado ou coitada deve ser uma pessoa muito infeliz mas que se faz pelos vistos passar por vários nomes.

          • Foste apanhado. Ora és o Democracia precisa-se ora és o Enfim ora és Nuno Alves ora és o este e aquele. Não tens mesmo mais nada para fazer?

            • É de facto patético, e foi de facto apanhado, pois essa pessoa de multi-pseudónimos-para-parecerem-muitas-pessoas é pelo menos consistente nas parvoíces que diz.
              Está na hora do ZAP permitir apenas utilizadores registados a comentar para evitar parte desta trollice que aqui vai.

            • Sim o the real one foi apanhado e eu vou continuar com o meu nome independentemente de todos os nomes que esse patético the real onde possa arranjar.

  2. Há 50 anos não havia nada disso porque as visgens eram muito mais curtas, no tempo, e os efeitos menos acentuados.
    De resto, tem toda a razão, a Terra é plana e o Sol, esse grande servo, anda à sua volta, pois.

  3. Nossa como o povo é inocentel né ? o carlos disse ali, a falta de gravidade só afeta depois de um tempo? absurdo, afeta na hora é uma coisa obvia….E o cinturão de van halen? só sendo muito gado mesmo pra acreditar no homem na lua…

  4. Quanto a mim mais vale esperar que os extraterrestres venham até cá do que arriscar e ficar por lá sem nunca mais encontrar o caminho de casa que no fundo ninguém desejará perder apesar de tão mal tratada.

RESPONDER

Nicolas Bourbaki foi o maior matemático de sempre (mas nunca existiu)

Considerado como um dos maiores matemáticos de sempre, Nicolas Bourbaki não passava de um pseudónimo adotado por um grupo de grandes matemáticos, que revolucionou a matemática como a conhecemos. Nicolas Bourbaki está entre os maiores matemáticos …

No aquário do Tennessee, é uma enguia que acende as luzes da árvore de Natal

A enguia Miguel Wattson é a responsável pelo espírito natalício que se vive no Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos. O Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos, encontrou uma forma inusitada de celebrar esta época festiva: …

Há 34 anos, Diana dançou com Travolta. Agora, o seu vestido foi vendido por 261 mil euros

O vestido que a Princesa Diana usou para jantar na Casa Branca, em 1985, foi vendido por mais de 261 mil euros. O vestido azul que a Princesa Diana usou num jantar na Casa Branca, em …

Doentes crónicos com baixo nível de literacia em saúde recorrem mais às urgências

Os doentes crónicos e com um nível de literacia em saúde mais baixo utilizam mais vezes os serviços de urgência hospitalares e dos centros de saúde, bem como as consultas de medicina geral e familiar, …

Ártico viveu em 2019 o segundo ano mais quente em 119 anos

O Ártico viveu em 2019 o seu segundo ano mais quente desde 1900, de acordo com um relatório publicado na terça-feira, aumentando receios de degelo e aumento do nível da água. O Polo Norte está a …

Jardineiro encontra por acaso a obra mais procurada de Gustav Klimt. Estava no galeria onde foi roubada

Um funcionário da galeria de arte Ricci Oddi, na cidade italiana de Piacenza, encontrou por acaso a obra mais procurado do pintor austríaco Gustav Klimt. Estava na própria galeria, onde a obra terá sido roubada …

YouTube reforça políticas contra assédio online

O YouTube anunciou, esta quarta-feira, um conjunto de alterações às políticas que visam combater o assédio que existe na plataforma. O YouTube anunciou esta quarta-feira o reforço das suas políticas contra o assédio online, que preveem …

Deus bebé indiano vence caso em tribunal e reinvindica território sagrado

O Supremo Tribunal Indiano declarou Ram Lalla Virajman, um deus bebé, como o legítimo proprietário de Ayodhya, uma terra no norte da Índia considerada sagrada por muçulmanos e hindus. O tribunal decidiu que o Governo …

China usa comités partidários para manipular empresas estrangeiras

Em outubro, quando a Liga Norte-Americana de Basquetebol (NBA) tentou voltar atrás no apoio aos protestos em Hong Kong, foi criticada por se submeter ao regime autoritário da China. Mas são cada vez mais as …

Ângelo Rodrigues, Flamengo e Tinder. Os temas mais procurados pelos portugueses no Google

Ângelo Rodrigues, Flamengo, como saber onde votar, como funciona o Tinder e "Game of Thrones" estão entre os tópicos que os utilizadores portugueses do Google mais pesquisaram ao longo de 2019. Os dados são divulgados …