Novo estudo situa a origem do Homo sapiens há 350 mil anos

Véronique Pagnier / Wikimedia

Homo sapiens da Idade do Metal, reconstituição

Os dados genéticos obtidos de sete humanos que viveram nos últimos 2.500 anos na África do Sul sugerem que o Homo sapiens surgiu há 350 mil anos, muito antes do que se considerava até agora, segundo um estudo publicado esta quinta-feira na revista Science.

Cientistas suecos e sul-africanos puderam identificar a sequência genética dos restos de três indivíduos caçadores-coletores que viveram entre 2.300 e 1.800 anos atrás, e de quatro camponeses que viveram entre 500 e 300 anos atrás. Todos eles viveram na atual província de KwaZulu-Natal, na costa Índica da África do Sul.

Os cientistas concluíram que a transição dos humanos arcaicos ao Homo sapiens ocorreu entre 350 mil e 260 mil anos atrás, muito antes dos 180 mil anos que se pensava até agora com base em restos encontrados no leste da África.

O estudo foi realizado por uma equipa de cientistas da Universidade de Uppsala, na Suécia, e da Universidade de Joanesburgo e da Universidade de Witwatersrand, ambas em África do Sul.

As conclusões do estudo, publicado na revista Science esta quinta-feira, apoiam assim a teoria da origem pan-africana do Homo sapiens, com evoluções simultâneas da espécie em todo o continente.

Em junho, um grupo de cientistas descobriu em Marrocos os fósseis mais antigos de sempre de Homo sapiens, com cerca de 300 mil anos, ou seja, mais 100 mil anos do que os mais antigos que se conheciam, e que sugeriam já que a evolução do homem arcaico para Homo sapiens podia ter acontecido muito antes do estabelecido até agora.

A descoberta destes fósseis em Marrocos, feita no sítio arqueológico de Jebel Irhoud, 150 quilómetros a oeste de Marrakech, e os fósseis agora encontrados em KwaZulu-Natal mudam tudo o se sabia sobre a origem da espécie humana, e confirmam que o Homo sapiens esteve presente em todo o continente africano.

ZAP // EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Filósofo francês diz aos homens para violarem mulheres. "Eu violo a minha todas as noites"

O filósofo e escritor francês Alain Finkielkraut afimrou na quarta-feira, durante um programa da TF1 sobre casos de violação divulgados pelos media, que diz aos homens para violarem as suas mulheres. "Eu violo a minha …

Ex-administrador da TAP Luís Rodrigues é o novo presidente da SATA

O antigo administrador da TAP Luís Rodrigues é o novo presidente da transportadora aérea açoriana SATA, informou hoje o executivo regional. "O presidente do Governo [Regional], Vasco Cordeiro, comunicou à Assembleia Legislativa o nome de Luís …

Mãe que deixou recém-nascido no caixote do lixo não quis abortar

A jovem cabo-verdiana, em prisão preventiva por suspeitas de ter abandonado o seu filho recém-nascido no lixo, teve a oportunidade de abortar, mas não quis. O Supremo Tribunal de Justiça rejeitou, esta quinta-feira, o pedido de …

Face Oculta. MP pede 12 anos e 10 meses para Manuel Godinho

O Ministério Público (MP) defendeu esta sexta-feira a aplicação de uma pena única de 12 anos e 10 meses de prisão para o sucateiro Manuel Godinho, principal arguido do processo Face Oculta, durante a audiência …

Maioria acredita que Governo vai durar quatro anos

Uma sondagem da Aximage revela que a maioria das pessoas entrevistadas acredita que António Costa vai concluir a sua legislatura, mesmo com um Governo que consideram de "estrutura exagerada". Uma sondagem da Aximage para o Jornal …

Tecnologia usada em Marte ajuda a detectar fugas de água em Gaia

Um sistema "pioneiro em Portugal" que recorre a tecnologia usada em Marte, para detectar água, está a ser utilizada pela empresa municipal Águas de Gaia, em Vila Nova de Gaia, para detectar fugas no sistema …

É segredo de Estado e custou mais de 100 milhões. "Máquina do Fisco" analisa 600 mil facturas por hora

O sistema informático que sustenta a "máquina do Fisco" já custou ao Estado mais de 100 milhões de euros e é tão secreto que nem a localização física dos servidores que o sustentam é conhecida. …

Empresário alemão investigado por suspeitas de orgias com menores em Cascais

O empresário alemão Matthias Schmelz, representante em Portugal dos aspiradores da marca Rainbow, está a ser investigado por suspeitas de lenocínio e pagar por orgias com menores na sua casa na zona de Cascais, avançou …

A nova fábrica da Tesla não vai ser no Reino Unido por causa do Brexit

O presidente executivo da Tesla admitiu que as incertezas à volta do Brexit tiveram peso na decisão de abrir a primeira fábrica da empresa na Europa antes em Berlim. A Tesla anunciou, esta terça-feira, que vai …

Esquerda chumba equiparação do comunismo ao nazismo

A resolução do Parlamento Europeu que condena em termos iguais o nazismo e o comunismo extremou esta sexta-feira as posições na Assembleia da República. A direita acusou a esquerda de ter duas medidas para avaliar as …