/

Nova tecnologia poderá gravar imagens dos seus sonhos

Uma equipa de investigadores descobriu como converter os sinais gerados pelo seu cérebro em imagens de alta definição. Gravar sonhos pode estar mais perto do que imagina.

Estudos sugerem que, em média, sonhamos cinco a seis vezes por noite, embora muitas vezes não nos lembremos. E se houvesse uma forma de gravar os sonhos que temos? Uma equipa de investigadores pode estar muito perto de conseguir isso.

Cientistas japoneses descobriram como converter os sinais gerados pelo seu cérebro em imagens de alta definição. Assim, poderá vir a ser possível gravar a sua imaginação e os seus sonhos.

Para isso, os cientistas nipónicos estão a recorrer ao Stable Diffusion, um dos motores de inteligência artificial generativa mais populares e poderosos do momento. O mais impressionante, escreve o El Confidencial, é que a inteligência artificial não teve de ser treinada. Ela aprendeu sozinha a analisar sinais do córtex visual superior.

Yu Takagi e Shinji Nishimoto

Em acima, as imagens originais. Em baixo, as imagens reconstruidas através dos sinais cerebrais.

Os autores escreveram que alguns estudos produziram reconstruções de imagens de alta resolução, mas foi apenas após treinarem e ajustarem os modelos generativos. Isso resultou em limitações porque treinar modelos complexos é desafiante e não há muitas amostras em neurociência para trabalhar.

De acordo com o professor Jack Gallant, neurocientista da UC Berkeley, que não participou nesta investigação, “este é um grande salto em direção à reconstrução de imagens internas. Estamos a abrir uma janela para os filmes nas nossas mentes”.

Gallant já tinha trabalhado com este conceito em 2011. Na altura, o sistema foi capaz de capturar a atividade visual no cérebro humano e reconstrui-la no formato de videoclipes. Os vídeos resultantes estavam longe da qualidade das imagens agora conseguida. Os resultados desse estudo foram publicados na revista Current Biology.

Por sua vez, os resultados deste novo estudo dos investigadores japoneses estão disponíveis em pré-publicação no portal BioRxiv.

No ano passado, uma equipa de investigadores conseguiu que pessoas que tinham pesadelos com frequência passassem a ter mais sonhos positivos. Os autores encontraram uma relação inerente entre as experiências emocionais nos sonhos e o bem-estar de um indivíduo.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.