/

Hubble descobre uma nova classe de berçário de estrelas

ESA / Hubble & Nasa, R. Sahai

O frEGG captado pelo Hubble na constelação de Cassiopeia

Com a ajuda do Telescópio Hubble, da NASA, uma equipa de astrónomos capturou uma imagem do J025027.7 + 600849 (J0250), um tipo raro de viveiro estelar incorporado dentro de uma região de formação de estrelas.

As galáxias são conhecidas como o local do nascimento das estrelas e dos planetas, graças à grande quantidade de poeira e de gás que há dentro destes sistemas. O gás frio forma nuvens moleculares que levam ao surgimento das regiões que formam estrelas.

Recentemente, com a ajuda do Telescópio Hubble, uma equipa de astrónomos conseguiu capturar uma imagem que mostra uma nova classe de um berçário de formação de estrelas. O objeto, conhecido como J025027.7 + 600849 (J0250), está localizado a 6.000 anos-luz de distância, na constelação de Cassiopeia.

Quando uma nova estrela maciça começa a brilhar, ainda dentro da bolha da qual se formou, a sua radiação energética é capaz de ionizar o hidrogénio da nuvem e criar uma bolha de gás ionizado, grande e quente.

Localizados dentro dessa bolha de gás estão os free-floating evaporating gaseous globules (frEGGs), glóbulos compactos e escuros de poeira e gás, alguns dos quais que também dão à luz estrelas de baixa massa.

“A fronteira entre o frEGG fresco e empoeirado e a bolha de gás quente surge representada na imagem com as bordas roxas/azuis brilhantes”, disse um astrónomo à Sci-News.

Entender melhor estes estranhos objetos celestes pode ajudar os astrónomos a perceber o processo de formação de estrelas sob influências externas. Aliás, o nosso Sol pode até ter nascido num frEGG.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.