Neste país, o carro mais barato custa quase 150 mil euros

1

Wikimedia Commons

Lembu Road, uma das estradas mais congestionadas de Singapura

Nesta região composta por pequenas ilhas no sudeste asiático, o carro mais barato custa quase 150 mil euros. Mas porquê? Tudo se deve a uma sigla.

E não, não estamos a falar de Ferraris, Porsches ou Lamborghinis. O modelo que em Singapura custa 150 mil euros e é um Kia Stonic EX, um híbrido que em Portugal é vendido por um valor aproximado de 20 mil euros.

O quew é que justifica um carro teoricamente comum ter um valor astronómico em Singapura? A resposta tem apenas três letras: COE.

O que é o COE?

Em português, COE significa Certificado de Licença ou Certificado de Titularidade e é um tipo de mecanismo criado pelo Governo de Singapura há pouco mais de três décadas (em 1990, para ser preciso), com o objetivo de controlar o tamanho da frota automóvel do país.

O controlo é necessário, na perspetiva dos governantes, devido às condições geográficas do local. Para quem não sabe, Singapura tem pouco mais de 700 km² de área, grande parte dela coberta por florestas, e conta com quase seis milhões de habitantes.

Para que a região não se torne um caos no que toca ao tráfego automóvel, foi criado o COE, com uma validade de 10 anos, mas os critérios para a emissão de novos documentos são revistos a cada seis meses. Assim, o Governo pode medir quantos registos estão prestes a expirar e, em seguida, determinar se a frota automóvel poderá crescer.

Obter o COE… é caro

Desde setembro de 2023 — mês em que foi feita a última contagem para saber quantos certificados poderão ser emitidos nos próximos seis meses — o valor cobrado para a obtenção do COE subiu, em média, 14 mil euros.

Atualmente, o COE custa uns exatos 106 mil dólares americanos (100 mil euros). Além do valor do certificado, também incidem sobre o preço final do carro outros impostos e taxas de registo exigidos pelo governo local.

Tendo em conta todos esses fatores, carros que normalmente têm preços mais acessíveis acabam por se tornar extremamente caros em Singapura. Um Toyota Camry, por exemplo, custa aproximadamente 26 mil dólares nos Estados Unidos (24 mil euros), mas no país asiático não sai por menos de 183 mil dólares (173 mil euros).

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.