Navio de guerra britânico foi atingido por submarino russo – e a colisão ficou imortalizada em vídeo

1

Incidente foi filmado por uma equipa de televisão que se encontrava a gravar um documentário na embarcação.

Um submarino russo colidiu com um sonar da marinha britânica, no final do ano de 2020, quando a segunda embarcação se encontrava numa operação de patrulha no Atlântico Norte. A colisão aconteceu quando o HMS Northumberland, uma fragata de guerra da frota britânica, estava a monitorizar o submarino, e perante a perda de sinal no radar, foi lançado um sonar, rebocado centenas de metros através do barco principal.

De acordo com fontes oficiais britânicas, que só agora confirmaram o sucedido, o incidente terá sido captado e documentado por câmaras de televisão — não havendo suspeitas de que este tenha sido deliberado.

A colisão aconteceu precisamente entre entre o sonar, um tubo longo equipado com hidrofones sensíveis para ouvir debaixo de água e rebocado centenas de metros atrás do barco, e o submarino russo de classe Hunter-Killer, construído com o propósito de detetar e afundar outros submarinos e embarcações

Inicialmente, um periscópio foi avisto à superfície por um helicóptero Merlin, antes do submarino russo mergulhar novamente, momentos antes de a colisão ter acontecido. Nas imagens captadas é possível ouvir membros da tripulação gritar “o que foi isto?”.

Segundo a BBC, não é claro que tipo de danos sofreu a embarcação russa, no entanto, o navio britânico teve de regressar a um dos portos da marinha britânica, na Escócia. Este tipo de incidentes não costuma ser comentado pelos representantes do defesa britânica, mas o facto de a colisão ter sido filmada obrigou a um esclarecimento. “No final de 2020, um submarino russo monitorizado pelo HMS Northumberland entrou em contacto com este, atingindo o seu sonar.”

Ao longo dos últimos anos, registou-se um aumento da atividade dos submarinos russos, sendo frequente as embarcações da marinha britânica patrulharem o Atlântico Norte.

ZAP //

1 Comment

  1. Submarino russo de classe Hunter-Killer? Essa classe de navios não existe. A designação Hunter-Killer é um anglicanismo para submarino de ataque. Se o incidente se passou com um submarino DE ATAQUE nuclear russo dos mais recentes, terá sido provavelmente um da classe Shchuka (Designação da NATO: Akula) ou um da classe Yasen (Designação da NATO: Severodvinsk).

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.