Já é possível navegar pela misteriosa Nebulosa do Caranguejo (e ver o seu “coração-colmeia”)

(dr) Thomas Martin

Novas imagens capturadas pelo instrumento SITELLE no telescópio Canadá-França-Havai (CFHT) revelam um intrincado arranjo de filamentos de gás, em forma de colmeia, no centro da Nebulosa do Caranguejo.

No ano de 1054, astrónomos chineses ficaram surpreendidos com o aparecimento de uma nova estrela, tão brilhante que era o objeto mais brilhante no céu noturno, perdendo apenas contra a Lua, que ficou visível em plena luz do dia por 23 dias. A explosão estelar também foi registada por astrónomos japoneses, árabes e nativos americanos.

Atualmente, a Nebulosa do Caranguejo é visível no local daquela estrela brilhante. Também conhecida como Messier 1, NGC 1952 e Taurus A, fica a aproximadamente 6.500 anos-luz de distância na constelação de Touro.

A nebulosa foi identificada pela primeira vez em 1731 pelo médico inglês, investigador elétrico e astrónomo John Bevis e foi redescoberta em 1758 pelo astrónomo francês Charles Messier. O seu nome deriva da sua aparência num desenho feito pelo astrónomo irlandês Lord Rosse, em 1844.

Apesar da rica história de investigação, muitas questões permanecem sobre que tipo de estrela lá estava originalmente e como é que a explosão original terá ocorrido.

Com o objetivo de responder a essas perguntas, Thomas Martin, astrónomo da Université Laval, no Canadá, e os seus colegas usaram uma nova reconstrução 3D da nebulosa. “Os astrónomos agora serão capazes de se mover dentro da Nebulosa do Caranguejo e estudar os seus filamentos um por um”, disse Martin, citado pelo SciNews.

Os investigadores usaram o poderoso espectrómetro de imagem SITELLE para comparar a forma 3D da nebulosa com dois outros remanescentes de supernova: 3C 58 e Cassiopeia A.

Surpreendentemente, a equipa descobriu que todos os três remanescentes tinham material ejetado organizado em anéis de grande escala, sugerindo uma história de mistura turbulenta e plumas radioativas a expandir-se de um núcleo de ferro colapsado.

“A fascinante morfologia da Nebulosa do Caranguejo parece ir contra a explicação mais popular da explosão original”, disse Dan Milisavljevic, astrónomo da Universidade Purdue, nos Estados Unidos.

“A Nebulosa do Caranguejo é frequentemente entendida como sendo o resultado de uma supernova de captura de eletrões, desencadeada pelo colapso de um núcleo de oxigénio-neón-magnésio, mas a estrutura de colmeia observada pode não ser consistente com este cenário”, explicou.

“SITELLE foi projetado com objetos como a Nebulosa do Caranguejo em mente, mas o seu amplo campo de visão e adaptabilidade tornam-no ideal para estudar galáxias próximas e até mesmo aglomerados de galáxias a grandes distâncias”, disse Laurent Drissen, astrónomo da Université Laval e da Université de Montréal, ambas no Canadá.

“É vital que entendamos os processos fundamentais das supernovas que tornam a vida possível. SITELLE desempenhará um papel novo e estimulante neste entendimento”, disse Milisavljevic.

Este estudo foi publicado em janeiro na revista científica Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Norte-americano cria secretária para manter crianças seguras durante os tiroteios nas escolas

Um norte-americano desenvolveu uma secretária à prova de bala para assegurar um lugar seguro às crianças dos Estados Unidos em situações de tiroteio. Passaram três anos desde que, a 14 de fevereiro de 2018, Nikolas Cruz entrou …

A Cidade do México proibiu tampões menstruais com aplicador. Agora, as mulheres estão furiosas

A Cidade do México já tinha proibido outros objetos compostos por plástico, como é o caso de copos e palhinhas, mas agora foi mais longe e resolveu banir os tampões menstruais que contém aplicadores. No …

Benfica 2-0 Rio Ave | Águia volta a voar

O Benfica regressou às vitórias na Liga NOS, três jogos depois. A formação “encarnada” recebeu e venceu o Rio Ave por 2-0, com os dois golos apontados por Haris Seferovic e Pizzi numa segunda parte …

Criança de dois anos cai do 12º andar (mas acaba por ser salva por estafeta)

No passado domingo, em Honói, na capital do Vietname, um estafeta salvou a vida de uma criança de dois anos que caiu do 12° andar de um prédio. Nguyen Ngoc Manh é agora conhecido como …

Em França, livrarias e lojas de discos são agora "comércio essencial"

O decreto de lei do Governo francês, publicado na última sexta-feira, incluiu as livrarias e lojas de discos na lista do chamado "comércio essencial", podendo permanecer abertas em caso de confinamento. Em declarações à agência France-Presse, …

Icebergue maior que Nova Iorque parte-se perto de estação de investigação na Antártida

Um icebergue gigante partiu-se esta sexta-feira na plataforma de gelo de Brunt, na Antártida, perto de um posto de investigação do British Antartic Survey (BAS). O bloco de gelo, com 1.270 quilómetros quadrados, será ainda maior …

A Greenpeace está a atirar pedras gigantes para o Mar do Norte. Eis a razão

Na semana passada, a Greenpeace atirou pedras gigantes ao mar ao redor do Reino Unido. Esta ação faz parte do objetivo da organização de acabar com os barcos de pesca de arrasto no fundo do …

Deco avança para tribunal contra Apple por manipulação de desempenho dos iPhones 6

A Deco Proteste anunciou esta segunda-feira que avançou com uma ação judicial contra a Apple, acusando-a de práticas enganosas por ter manipulado os iPhones 6, 6 Plus, 6S e 6S Plus para se tornarem obsoletos …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: pouco Festival no FC Porto-Sporting

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/fc-porto-0-0-sporting-o-musical Está bem: Futebol Clube do Porto contra Sporting Clube de Portugal. Segundo classificado recebe o líder. Jogo que pode praticamente definir o novo campeão nacional de futebol. O encontro é naquele estádio junto ao centro …

Índia e Paquistão comprometem-se a respeitar cessar-fogo em Caxemira

Na quinta-feira, o Paquistão e a Índia alcançaram um acordo para fazer cumprir o cessar-fogo na região de Caxemira, reivindicada pelos dois países. A fronteira entre ambos é palco frequente de ataques que deixam soldados …