Já é possível navegar pela misteriosa Nebulosa do Caranguejo (e ver o seu “coração-colmeia”)

(dr) Thomas Martin

Novas imagens capturadas pelo instrumento SITELLE no telescópio Canadá-França-Havai (CFHT) revelam um intrincado arranjo de filamentos de gás, em forma de colmeia, no centro da Nebulosa do Caranguejo.

No ano de 1054, astrónomos chineses ficaram surpreendidos com o aparecimento de uma nova estrela, tão brilhante que era o objeto mais brilhante no céu noturno, perdendo apenas contra a Lua, que ficou visível em plena luz do dia por 23 dias. A explosão estelar também foi registada por astrónomos japoneses, árabes e nativos americanos.

Atualmente, a Nebulosa do Caranguejo é visível no local daquela estrela brilhante. Também conhecida como Messier 1, NGC 1952 e Taurus A, fica a aproximadamente 6.500 anos-luz de distância na constelação de Touro.

A nebulosa foi identificada pela primeira vez em 1731 pelo médico inglês, investigador elétrico e astrónomo John Bevis e foi redescoberta em 1758 pelo astrónomo francês Charles Messier. O seu nome deriva da sua aparência num desenho feito pelo astrónomo irlandês Lord Rosse, em 1844.

Apesar da rica história de investigação, muitas questões permanecem sobre que tipo de estrela lá estava originalmente e como é que a explosão original terá ocorrido.

Com o objetivo de responder a essas perguntas, Thomas Martin, astrónomo da Université Laval, no Canadá, e os seus colegas usaram uma nova reconstrução 3D da nebulosa. “Os astrónomos agora serão capazes de se mover dentro da Nebulosa do Caranguejo e estudar os seus filamentos um por um”, disse Martin, citado pelo SciNews.

Os investigadores usaram o poderoso espectrómetro de imagem SITELLE para comparar a forma 3D da nebulosa com dois outros remanescentes de supernova: 3C 58 e Cassiopeia A.

Surpreendentemente, a equipa descobriu que todos os três remanescentes tinham material ejetado organizado em anéis de grande escala, sugerindo uma história de mistura turbulenta e plumas radioativas a expandir-se de um núcleo de ferro colapsado.

“A fascinante morfologia da Nebulosa do Caranguejo parece ir contra a explicação mais popular da explosão original”, disse Dan Milisavljevic, astrónomo da Universidade Purdue, nos Estados Unidos.

“A Nebulosa do Caranguejo é frequentemente entendida como sendo o resultado de uma supernova de captura de eletrões, desencadeada pelo colapso de um núcleo de oxigénio-neón-magnésio, mas a estrutura de colmeia observada pode não ser consistente com este cenário”, explicou.

“SITELLE foi projetado com objetos como a Nebulosa do Caranguejo em mente, mas o seu amplo campo de visão e adaptabilidade tornam-no ideal para estudar galáxias próximas e até mesmo aglomerados de galáxias a grandes distâncias”, disse Laurent Drissen, astrónomo da Université Laval e da Université de Montréal, ambas no Canadá.

“É vital que entendamos os processos fundamentais das supernovas que tornam a vida possível. SITELLE desempenhará um papel novo e estimulante neste entendimento”, disse Milisavljevic.

Este estudo foi publicado em janeiro na revista científica Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Duque de Edimburgo foi transferido para outro hospital

O Palácio de Buckingham anunciou esta segunda-feira que o príncipe Filipe, marido da rainha do Reino Unido, Isabel II, foi transferido para outro hospital de Londres para continuar o tratamento de uma infeção. O Palácio disse …

Presidência da UE. Governo trabalha para encontro com Biden durante "semestre português"

A presidência portuguesa do Conselho da União Europeia quer um encontro com o Presidente Joe Biden ainda durante o primeiro semestre. A presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE) está a trabalhar na realização de …

Vacina da Pfizer. Intervalo entre doses aumenta para 28 dias (e lista de prioritários vai incluir pessoas com trissomia-21)

O intervalo entre a toma das duas doses da vacina da Pfizer/BioNtech contra a covid-19 foi alargado de 21 para 28 dias, anunciou esta segunda-feira o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda …

Caso do avião com cocaína. PJ vai vigiar Aérodromo de Tires 24 horas por dia

A Polícia Judiciária (PJ) vai vigiar as movimentações de aeronaves e passageiros que chegam e saem do Aeródromo de Tires 24 horas por dia. A informação foi adiantada pelo Correio da Manhã, que falou com …

Facebook paga 650 milhões para encerrar litígio sobre vida privada nos EUA

O juiz federal norte-americano James Donato aprovou a indemnização de 650 milhões de dólares (540 milhões de euros) a 1,6 milhões de utilizadores do estado norte-americano do Illinois por parte do Facebook. Este acordo, assinado na …

"Retoma da normalidade". Bruxelas propõe este mês livre-trânsito digital para vacinados e recuperados

A Comissão Europeia vai apresentar este mês uma proposta legislativa para criar um livre-trânsito digital que permita retomar as viagens em altura de pandemia de covid-19, comprovando a vacinação ou a recuperação dos cidadãos. A informação …

Noiva de Khashoggi pede "punição imediata" de Mohammed bin Salman

As declarações da noiva de Jamal Khashoggi surgem depois de as autoridades norte-americanas terem publicado um relatório em que Mohammed bin Salman é acusado de ter ordenado o assassínio do jornalista. Joe Biden está a ser …

Covax permite que países mais pobres comecem a receber a vacina (mas só garante 20% da vacinação)

A Covax visa fornecer vacinas contra a covid-19 a 20% da população de 200 países e territórios que estão incluídos no sistema através de um sistema de financiamento que permite a 92 economias de baixo …

Reino Unido vacinou 20 milhões com 1.ª dose. País deteta casos de variante de Manaus

O ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, anunciou no domingo que mais de 20 milhões de pessoas no Reino Unido já receberam a primeira dose da vacina contra covid-19. "Estou absolutamente encantado por informar que mais …

Famílias numerosas já podem pedir desconto no IVA da luz

As famílias com cinco ou mais elementos podem pedir a redução do IVA da eletricidade ao seu fornecedor a partir desta segunda-feira e têm de comprovar a sua condição de família numerosa. Em causa está a …