Mudanças no sentido de humor podem ser sinal de demência

Wen Nag / Flickr

-

Investigadores britânicos consideram que mudanças n0 sentido de humor podem ser um sinal de alerta para a demência.

Uma equipa de investigação da University College London chegou a esta conclusão depois de analisar vários doentes com demência frontotemporal, uma doença que degenera um ou todos os lobos frontais e temporais do cérebro.

Esta é uma das doenças mais raras deste tipo e afeta principalmente a personalidade e comportamento das pessoas, tornando-as mais desinibidas e impulsivas.

O estudo, já publicado na Journal of Alzheimer’s Disease, mostra que mudanças no sentido de humor podem ser um sinal de que a doença está iminente, avança a BBC.

Para isso, os investigadores realizaram questionários a familiares e amigos próximos de 48 pacientes com a doença, solicitando-lhes que avaliassem o gosto dos doentes por diferentes tipos de comédia, nomeadamente, se preferiam séries mais leves, satíricas ou exemplos de humor inapropriados.

Quase todos os participantes revelaram que, anos antes de a demência ter sido diagnosticada, notaram uma grande mudança nas escolhas feitas por estas pessoas.

Muitos dos doentes começaram a desenvolver uma espécie de humor negro isto porque se riam, por exemplo, de eventos trágicos que apareciam nas notícias ou ligados às suas próprias vidas.

“São alterações marcantes – é um humor completamente inadequado que vai além do mau gosto. Por exemplo, um paciente riu quando a sua esposa se queimou de forma grave”, conta Camilla Clark, responsável pelo estudo.

Simon Ridley, da Alzheimer’s Research UK, recomenda mesmo que as pessoas procurem apoio médico se notarem algum sinal de mudança de humor repentina.

“Enquanto que a perda de memória é normalmente a primeira coisa que nos lembramos, este estudo destaca a importância de olhar para outros sintomas que têm um forte impacto no quotidiano e nas relações dos pacientes”.

“Uma melhor compreensão do conjunto dos sintomas associados à demência pode aumentar a nossa capacidade de fazer um diagnóstico mais adequado e preciso”, acrescenta.

Especialistas consideram que este estudo é importante mas que é preciso aprofundar os resultados para perceber como e quando é que estas mudanças no sentido de humor podem refletir-se como um verdadeiro sinal de alerta.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

YouTube remove vídeos que vinculam falsamente a Covid-19 ao 5G

A onda de teorias falsas que ligam a pandemia da COVID-19 ao 5G levou a uma série de incidentes, incluindo ameaças a engenheiros. Agora, o YouTube está a reprimir essa desinformação. O YouTube informou que removerá …

Engenheiros construiram um ventilador caseiro. Pode servir como "último recurso"

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, construiu um ventilador caseiro que pode ser usado como último recurso. A pandemia de covid-19 continua a desafiar as comunidades médicas e uma das ameaças …

Sepultura de genocídio encontrada no Ruanda pode conter 30 mil corpos

No Ruanda, foi encontrada uma sepultura que pode conter 30 mil vítimas do genocídio no país em 1994. Cerca de 800 mil tutsis e hutus moderados foram assassinados. Mais de 25 anos depois de um genocídio …

Belenenses SAD entra parcialmente em lay-off

"A indústria do futebol está entre as mais atingidas pelos efeitos da pandemia", que provocou a suspensão de praticamente todas as provas futebolísticas, destaca o Belenenses SAD. O Belenenses SAD, da I Liga de futebol, entrou …

Dois milhões de máscaras furtadas em Espanha podem ter sido vendidas em Portugal

O equipamento médico e sanitário furtado está avaliado em cinco milhões de euros e terá sido adquirido por uma empresa portuguesa que conhecia a proveniência do material. Um empresário de Santiago de Compostela foi detido por, …

Facebook terá tentado comprar um software de espionagem em 2017

O Facebook tem estado envolvido em vários escândalos e o mais recente está relacionado com a alegada compra da ferramenta Pegasus, usada para hackear iPhones. A empresa de segurança informática NSO Group, responsável pela Pegasus, alega …

Primeiro-ministro espanhol diz que coronavírus desafia o futuro da UE. E fá-lo em sete idiomas

O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez publicou no domingo um artigo em sete idiomas europeus, argumentando que o coronavírus pode ser a ruína da União europeia (UE) caso não sejam tomadas medidas mais drásticas para lidar …

Viseiras de Leiria despertam cobiça. Bélgica e EUA queriam comprar toda a produção

Várias empresas de moldes e plásticos da região de Leiria estão a fabricar viseiras de protecção contra a Covid-19. Uma adaptação em tempos de pandemia que está a levantar atenção no estrangeiro, com EUA e …

Apple vai começar a produzir um milhão de máscaras por semana

O presidente da Apple, Tim Cook, anunciou que a empresa poderá produzir um milhão de máscaras por semana a partir do próximo fim de semana. Tim Cook explicou, na sua conta da rede social Twitter, que …

Robert Weighton é o homem mais velho do mundo. Tem 112 anos

Com 112 anos completados no dia 29 de março, o britânico Robert Weighton tornou-se o homem mais velho do mundo. Robert Weighton nasceu no dia 29 de março de 1908, em Kingston-Upon-Hull, no Yorkshire. Ao longo …