Mudanças no sentido de humor podem ser sinal de demência

Wen Nag / Flickr

-

Investigadores britânicos consideram que mudanças n0 sentido de humor podem ser um sinal de alerta para a demência.

Uma equipa de investigação da University College London chegou a esta conclusão depois de analisar vários doentes com demência frontotemporal, uma doença que degenera um ou todos os lobos frontais e temporais do cérebro.

Esta é uma das doenças mais raras deste tipo e afeta principalmente a personalidade e comportamento das pessoas, tornando-as mais desinibidas e impulsivas.

O estudo, já publicado na Journal of Alzheimer’s Disease, mostra que mudanças no sentido de humor podem ser um sinal de que a doença está iminente, avança a BBC.

Para isso, os investigadores realizaram questionários a familiares e amigos próximos de 48 pacientes com a doença, solicitando-lhes que avaliassem o gosto dos doentes por diferentes tipos de comédia, nomeadamente, se preferiam séries mais leves, satíricas ou exemplos de humor inapropriados.

Quase todos os participantes revelaram que, anos antes de a demência ter sido diagnosticada, notaram uma grande mudança nas escolhas feitas por estas pessoas.

Muitos dos doentes começaram a desenvolver uma espécie de humor negro isto porque se riam, por exemplo, de eventos trágicos que apareciam nas notícias ou ligados às suas próprias vidas.

“São alterações marcantes – é um humor completamente inadequado que vai além do mau gosto. Por exemplo, um paciente riu quando a sua esposa se queimou de forma grave”, conta Camilla Clark, responsável pelo estudo.

Simon Ridley, da Alzheimer’s Research UK, recomenda mesmo que as pessoas procurem apoio médico se notarem algum sinal de mudança de humor repentina.

“Enquanto que a perda de memória é normalmente a primeira coisa que nos lembramos, este estudo destaca a importância de olhar para outros sintomas que têm um forte impacto no quotidiano e nas relações dos pacientes”.

“Uma melhor compreensão do conjunto dos sintomas associados à demência pode aumentar a nossa capacidade de fazer um diagnóstico mais adequado e preciso”, acrescenta.

Especialistas consideram que este estudo é importante mas que é preciso aprofundar os resultados para perceber como e quando é que estas mudanças no sentido de humor podem refletir-se como um verdadeiro sinal de alerta.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.