/

IRS: atraso nos reembolsos tem uma origem

3

Situação de declaração certa, mas sem avançar, prolonga-se por um mês. Apoio extraordinário às rendas faz diferença neste ano.

O Governo prevê que, nas declarações do Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares (IRS), os reembolsos sejam feitos em média 17 dias depois da entrega – quando se justifica.

Mas já tínhamos partilhado aqui que há muitos portugueses a queixarem-se de atrasos que chegam a um mês. Leitores do ZAP confirmam esses casos, em comentários que nos têm enviado.

A declaração é entregue mas o estado ‘declaração certa’ fica visível durante mais tempo. Ou seja, foi validada pela Autoridade Tributária e Aduaneira, mas não há mais avanços no processo.

O jornal Correio da Manhã apresenta o motivo principal para este atraso: o apoio extraordinário às rendas.

Este ano é preciso averiguar elementos extra, das bases de dados da Autoridade Tributária, para suportar o pagamento do apoio extraordinário às rendas.

Quem fez um contrato de arrendamento – desde que registado nas Finanças – para primeira habitação até ao dia 15 de Março, quem tem um rendimento anual do agregado familiar até ao 6.º escalão do IRS (38.632 euros) e uma taxa de esforço igual ou superior a 35% do rendimento anual com o encargo anual de rendas, tem direito ao apoio às rendas.

Esse apoio extraordinário deverá começar a ser pago a partir da próxima sexta-feira, dia 26 de Maio.

Para fazer as contas relacionadas com o apoio, para definir quem beneficia desse apoio, a Autoridade Tributária tem um trabalho extra nos seus servidores e isso atrasou os reembolsos no mês passado.

Deverão ser cerca de 150 mil famílias a beneficiar apoio extraordinário às rendas, no máximo de 200 euros por mês e durante 5 anos.

A entrega das declarações IRS começou no dia 1 de Abril e prolonga-se até 30 de Junho.

ZAP //

3 Comments

  1. Vergonha… Andei eu a pagar tudo e a não viver acima das minhas possibilidades, para atrasarem o reembolso do IRS. Acreditem que é mais um motivo para o PS nunca mais ver o meu voto. Mentirosos.

  2. Faz dia 14 de junho, 2 meses que entreguei o irs e reembolso nem vê-lo. A declaração encontra-se como certa desde dia 1 de Maio. Pessoas que fazem irs automático recebem em duas semanas os outros enfim.

  3. Eu tenho a minha declaração de IRS certa desde o dia 17de Abril,até porque se não estivesse certa não a deixavam submeter.Até hoje continua na mesma.
    Nunca vi tamanha incompetência e mentiras.Enviaram alertas a dizer que a declaração estava em tratamento porque o IBAN estava errado.Fizeram isso até com contribuintes que fizeram o IRS automatico ,.Não é verdade que os IBANS estão errados.
    Já que não nos retribuem o que é nosso pelo menos que não mintam.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.