Morreu autor de duplo homicídio após discussão sobre matança do porco no Alandroal

Miguel Pereira da Silva / Lusa

O idoso que esta sexta-feira matou a mulher e uma cunhada, com tiros de pistola, e se tentou suicidar, em Alandroal, no distrito de Évora, acabou por morrer no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, disse à agência Lusa fonte policial.

De acordo com a mesma fonte, o homem, de 83 anos, ainda foi transportado, em estado grave, num helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) para o hospital lisboeta, onde acabou por morrer no bloco operatório.

O idoso, Joaquim Risso, 83 anos, matou a mulher, de 83 anos, e uma irmã desta, também na casa dos 80 anos, a tiros de uma pistola, e disparou contra si próprio, com a mesma arma de fogo, como forma de cometer suicídio, segundo relataram à Lusa fontes policiais.

O homicídio terá ocorrido na sequência de uma discussão acerca da matança do porco marcada para esta sexta-feira em Terena, no Alandroal, no distrito de Évora. Segundo testemunhas ouvidas pelo Correio das Manhã, ao contrário da mulher e da cunhada, que insistiam na matança, o idoso não queria matar o animal este fim de semana.

Após uma discussão que subiu de tom, diz o jornal, o idoso pegou numa pistola e disparou pelo menos quatro tiros, dos quais resultaram a morte das duas irmãs e do autor dos disparos. O homicida ainda foi transportado com vida para uma unidade hospitalar, mas não resistiu aos graves ferimentos e morreu no bloco operatório.

O Comando Distrital de Operações de Socorro de Évora afirmou que o alerta foi dado pouco antes do meio-dia e que a ocorrência teve lugar no Monte da Espada, perto de Terena, no concelho alentejano de Alandroal.

Duas das testemunhas ouvidas pelo Correio da Manhã contam ter ouvido quatro tiros. “Nunca imaginámos que o Joaquim estivesse a matar alguém. Isto é inacreditável”.

Esta é a segunda tragédia de homicídio seguida de suicídio ocorrida em Portugal nos 12 dias que o ano leva. No dia 5, em Lagoa, no Algarve, uma mulher foi morta a tiro pelo companheiro, que acabou também por se suicidar, disparando sobre si próprio.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Quem ficou a lucrar com tudo isto acabou por ser o porco que escapou à pena de morte; afinal isto de ter mais idade não comprova que se tenha mais juízo pois pelos vistos a incapacidade mental abrange todas as idades.

RESPONDER

Morreu o general José Lemos Ferreira

O ex-chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA) morreu aos 90 anos, disse quinta-feira à agência Lusa uma fonte militar. Chefe do Estado-Maior da Força Aérea de 1977 a 1984, o general José Lemos Ferreira foi …

PJ afasta "intervenção de terceiros" na morte de diretor do EuroBic

O diretor nacional da PJ disse, esta quinta-feira, que os elementos recolhidos sobre a morte do diretor do private banking do EuroBic, arguido no caso Luanda Leaks, "apontam para que não haja intervenção de terceiros". Questionado …

Carlos Amaral Dias terá ficado retido na ambulância avariada durante uma hora

Os resultados de um inquérito aberto pelo INEM apontam para que Carlos Amaral Dias tenha ficado dentro de uma ambulância avariada durante uma hora. De acordo com o Jornal de Notícias, a equipa da ambulância dos …

Luanda Leaks. Mário Leite Silva renuncia à presidência do Banco de Fomento Angola

O presidente do Conselho de Administração do Banco de Fomento Angola (BFA), Mário Leite Silva, gestor de Isabel dos Santos, renunciou ao cargo, com efeitos a partir de 22 de janeiro. A informação foi transmitida …

Tempestade “Glória” faz pelo menos nove mortos em Espanha

Pelo menos nove pessoas morreram e outras quatro estão dadas como desaparecidas em Espanha na sequência da passagem da tempestade “Glória”, intempérie que atinge o país desde o passado fim de semana. As autoridades confirmaram cinco …

Há um "milagre da multiplicação" dos votos que os deputados querem travar

Todos os partidos concordam: é preciso travar o "milagre da multiplicação" dos votos na Assembleia da República. Estabelecer regras objetivas para o fazer é o mais complicado. Os deputados começaram esta quarta-feira a discutir como “regrar” …

Pensões entre 877 e 2600 euros têm aumento mínimo de 6,14 euros

Os pensionistas que ganham entre 877,6 e os 2558 euros brutos por mês vão ter aumentos acima dos 0,24% que inicialmente se calculou com base na taxa de inflação (sem habitação) apurada até novembro do …

PCP quer travar "ameaça de despejos" no final deste ano

O PCP entregou uma proposta de alteração ao Orçamento do estado para 2020 para manter congeladas as rendas antigas, quando os locatários tenham um rendimento inferior a cinco salários mínimos nacionais. O PCP quer manter congeladas …

CDS/Congresso: Carlos Meira disponível para acordo que vença João Almeida

Carlos Meira, candidato à liderança do CDS-PP, admite estar disponível para se unir a Filipe Lobo d'Ávila e Francisco Rodrigues dos Santos para vencer João Almeida e lutar "contra o sistema". Carlos Meira, militante de Viana …

Manuais gratuitos também no privado e no cooperativo. Iniciativa Liberal quer igualdade na Educação

O Iniciativa Liberal (IL) propôs uma alteração ao Orçamento do Estado para 2020 (OE2020) na área da educação, que passa por fornecer manuais escolares gratuitos a todos os alunos da escolaridade obrigatória, quer frequentem o ensino …