Morreu autor de duplo homicídio após discussão sobre matança do porco no Alandroal

Miguel Pereira da Silva / Lusa

O idoso que esta sexta-feira matou a mulher e uma cunhada, com tiros de pistola, e se tentou suicidar, em Alandroal, no distrito de Évora, acabou por morrer no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, disse à agência Lusa fonte policial.

De acordo com a mesma fonte, o homem, de 83 anos, ainda foi transportado, em estado grave, num helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) para o hospital lisboeta, onde acabou por morrer no bloco operatório.

O idoso, Joaquim Risso, 83 anos, matou a mulher, de 83 anos, e uma irmã desta, também na casa dos 80 anos, a tiros de uma pistola, e disparou contra si próprio, com a mesma arma de fogo, como forma de cometer suicídio, segundo relataram à Lusa fontes policiais.

O homicídio terá ocorrido na sequência de uma discussão acerca da matança do porco marcada para esta sexta-feira em Terena, no Alandroal, no distrito de Évora. Segundo testemunhas ouvidas pelo Correio das Manhã, ao contrário da mulher e da cunhada, que insistiam na matança, o idoso não queria matar o animal este fim de semana.

Após uma discussão que subiu de tom, diz o jornal, o idoso pegou numa pistola e disparou pelo menos quatro tiros, dos quais resultaram a morte das duas irmãs e do autor dos disparos. O homicida ainda foi transportado com vida para uma unidade hospitalar, mas não resistiu aos graves ferimentos e morreu no bloco operatório.

O Comando Distrital de Operações de Socorro de Évora afirmou que o alerta foi dado pouco antes do meio-dia e que a ocorrência teve lugar no Monte da Espada, perto de Terena, no concelho alentejano de Alandroal.

Duas das testemunhas ouvidas pelo Correio da Manhã contam ter ouvido quatro tiros. “Nunca imaginámos que o Joaquim estivesse a matar alguém. Isto é inacreditável”.

Esta é a segunda tragédia de homicídio seguida de suicídio ocorrida em Portugal nos 12 dias que o ano leva. No dia 5, em Lagoa, no Algarve, uma mulher foi morta a tiro pelo companheiro, que acabou também por se suicidar, disparando sobre si próprio.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Quem ficou a lucrar com tudo isto acabou por ser o porco que escapou à pena de morte; afinal isto de ter mais idade não comprova que se tenha mais juízo pois pelos vistos a incapacidade mental abrange todas as idades.

RESPONDER

Encontrada vida nas profundezas do manto de gelo da Antártida

As águas escuras de um lago nas profundezas do manto de gelo da Antártida e a algumas centenas de quilómetros do Polo Sul estão cheias de vida bacteriana. A descoberta tem implicações para a busca de …

A primeira exolua alguma vez descoberta vai ficar escondida durante a próxima década

Uma boa exolua é difícil de encontrar e provar que a primeira lua em torno de um exoplaneta realmente existe pode levar até uma década. "Estamos a enfrentar alguns problemas difíceis em termos da confirmação da …

Por um euro, é possível comprar casa na cidade italiana do "Esplendor"

O município italiano de Sambuca, localizado na região italiana da Sicília, está a vender casas por um euro (1,14 dólares), visando travar o declínio populacional que a zona tem sofrido nos últimos anos.  A pequena cidade, cheia …

Pela felicidade dos professores, escola chinesa cria “licença do amor”

A escola secundária de Dinglan, localizada na cidade chinesa de Hangzhou, apresentou esta terça-feira a "licença do amor", que visa melhorar o humor dos seus professores e, consequentemente, o trabalho que fazem com os alunos. …

60% das espécies de café estão em risco de extinção

Pela primeira vez, o café integra a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza como espécie em vias de extinção. De acordo com um estudo publicado esta quarta-feira nas revistas ScienceAdvances e Global …

Norte-americanos morrem mais por overdose do que por acidente de carro

Pela primeira vez na História, os norte-americanos estão mais propensos a morrer por 'overdose' de opióides do que por acidente de carro, sendo a morte devido ao consumo excessivo destas substâncias considerada uma epidemia que …

Choques elétricos e chicotadas: relatório denuncia tortura de mulheres sauditas

Um relatório da Human Rights Watch ​​​​​denuncia que a Arábia Saudita prendeu e torturou ativistas e dissidentes, nomeadamente mulheres que lutam pelos seus direitos. Segundo o "Relatório Mundial 2019" da organização não governamental Human Rights Watch …

"Robôs" podem eliminar um milhão de empregos (e criar outros tantos) até 2030

A adoção da automação em Portugal pode levar à perda de 1,1 milhões de empregos na indústria e comércio até 2030, mas criar outros tantos na saúde, assistência social, ciência, profissões técnicas e construção. Segundo um …

Hacker Rui Pinto admite ser denunciante no Football Leaks

Os advogados de Rui Pinto, o alegado 'hacker' que terá acedido ilegalmente a e-mails do Benfica, defenderam esta quinta-feira a sua conduta, por denunciar "práticas criminosas", e vão opor-se à sua extradição da Hungria, onde …

Duarte Lima recorre para plenário do Constitucional e suspende ida para a prisão

Duarte Lima recorreu esta quinta-feira para o plenário do Tribunal Constitucional (TC) evitando que comece a cumprir a pena de seis anos de prisão a que foi condenado no caso BPN/Homeland, disse à agência Lusa …