Morreu autor de duplo homicídio após discussão sobre matança do porco no Alandroal

Miguel Pereira da Silva / Lusa

O idoso que esta sexta-feira matou a mulher e uma cunhada, com tiros de pistola, e se tentou suicidar, em Alandroal, no distrito de Évora, acabou por morrer no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, disse à agência Lusa fonte policial.

De acordo com a mesma fonte, o homem, de 83 anos, ainda foi transportado, em estado grave, num helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) para o hospital lisboeta, onde acabou por morrer no bloco operatório.

O idoso, Joaquim Risso, 83 anos, matou a mulher, de 83 anos, e uma irmã desta, também na casa dos 80 anos, a tiros de uma pistola, e disparou contra si próprio, com a mesma arma de fogo, como forma de cometer suicídio, segundo relataram à Lusa fontes policiais.

O homicídio terá ocorrido na sequência de uma discussão acerca da matança do porco marcada para esta sexta-feira em Terena, no Alandroal, no distrito de Évora. Segundo testemunhas ouvidas pelo Correio das Manhã, ao contrário da mulher e da cunhada, que insistiam na matança, o idoso não queria matar o animal este fim de semana.

Após uma discussão que subiu de tom, diz o jornal, o idoso pegou numa pistola e disparou pelo menos quatro tiros, dos quais resultaram a morte das duas irmãs e do autor dos disparos. O homicida ainda foi transportado com vida para uma unidade hospitalar, mas não resistiu aos graves ferimentos e morreu no bloco operatório.

O Comando Distrital de Operações de Socorro de Évora afirmou que o alerta foi dado pouco antes do meio-dia e que a ocorrência teve lugar no Monte da Espada, perto de Terena, no concelho alentejano de Alandroal.

Duas das testemunhas ouvidas pelo Correio da Manhã contam ter ouvido quatro tiros. “Nunca imaginámos que o Joaquim estivesse a matar alguém. Isto é inacreditável”.

Esta é a segunda tragédia de homicídio seguida de suicídio ocorrida em Portugal nos 12 dias que o ano leva. No dia 5, em Lagoa, no Algarve, uma mulher foi morta a tiro pelo companheiro, que acabou também por se suicidar, disparando sobre si próprio.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Quem ficou a lucrar com tudo isto acabou por ser o porco que escapou à pena de morte; afinal isto de ter mais idade não comprova que se tenha mais juízo pois pelos vistos a incapacidade mental abrange todas as idades.

RESPONDER

Empresa portuguesa quer produzir alface em câmaras frigoríficas (e podem ser levadas para Marte)

A empresa Grow to Green promete que vai produzir alimentos indoor. É possível gastar menos 98% de água na produção de alface, o que permite cultivá-lo diretamente no supermercado, no deserto ou, quem sabe um …

May rejeita novo referendo, apresenta Plano B do Brexit e pede ajuda à oposição

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, rejeitou esta segunda-feira convocar um segundo referendo sobre o Brexit e afirmou que espera voltar a debater com a União Europeia o controverso plano de salvaguarda elaborado para …

Porto vende 35 mil francesinhas por dia (e os turistas adoram)

O Porto vende pelo menos 35 mil francesinhas por dia nos mais de 700 cafés e restaurantes da cidade, o que significa que por mês há cerca de um milhão daquelas sanduíches especiais a serem …

China limita número de alpinistas autorizados a escalar Everest

O número total de alpinistas que tentam alcançar o topo do Everest, a 8.850 metros de altitude, a partir do norte, serão limitados a menos de 300, e a temporada de escalada será restringida à …

Rede francesa de solidariedade acolhe brasileiros que queiram fugir de Bolsonaro

Solidarité Brésil é o nome da iniciativa, lançada esta sexta-feira, em Paris, que tem como objetivo ajudar estudantes, artistas ou intelectuais que se sintam ameaçados no Brasil de Jair Bolsonaro. Podem ser estudantes, investigadores, artistas, professores, …

Todos os dias cinco portugueses tornam-se britânicos

Todos os dias, em média, cinco emigrantes portugueses tornam-se britânicos. Só entre janeiro de 2017 e setembro de 2018, 2.655 emigrantes no Reino Unido conseguiram obter cidadania britânica, número que supera o total de autorizações …

O maior encontro religioso do mundo leva 150 milhões de pessoas à Índia

Até 04 de março, são esperados na cidade indiana Allahabad cerca de 150 milhões de peregrinos, que buscam proteção e purificação nas águas que cruzam os rios sagrados Ganges, Yamuna e Saraswati, durante aquele que é …

Ciclistas indignados com anúncio que mostra bicicleta a ser abalroada

Um anúncio de publicidade do Continente em que um ciclista é abalroado por um automóvel está a gerar indignação. A Federação Portuguesa de Ciclismo já pediu a retirada do anúncio e apresentou queixa à Entidade …

Hoje, Wall Street parou. É dia de Martin Luther King Jr

Desde 1986 que se realiza, nos EUA, na terceira segunda-feira de janeiro, o dia de Martin Luther King Jr., um feriado federal. A bolsa de Nova York estará encerrada, assim como a maior parte das …

Vaticano acusado de conhecer má conduta de bispo argentino desde 2015

O Vaticano recebeu informações entre 2015 e 2017 de que um bispo argentino próximo do papa exibia um comportamento "obsceno" e foi acusado de má conduta com seminaristas, segundo um religioso citado pela Associated Press. As …