Morreu autor de duplo homicídio após discussão sobre matança do porco no Alandroal

Miguel Pereira da Silva / Lusa

O idoso que esta sexta-feira matou a mulher e uma cunhada, com tiros de pistola, e se tentou suicidar, em Alandroal, no distrito de Évora, acabou por morrer no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, disse à agência Lusa fonte policial.

De acordo com a mesma fonte, o homem, de 83 anos, ainda foi transportado, em estado grave, num helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) para o hospital lisboeta, onde acabou por morrer no bloco operatório.

O idoso, Joaquim Risso, 83 anos, matou a mulher, de 83 anos, e uma irmã desta, também na casa dos 80 anos, a tiros de uma pistola, e disparou contra si próprio, com a mesma arma de fogo, como forma de cometer suicídio, segundo relataram à Lusa fontes policiais.

O homicídio terá ocorrido na sequência de uma discussão acerca da matança do porco marcada para esta sexta-feira em Terena, no Alandroal, no distrito de Évora. Segundo testemunhas ouvidas pelo Correio das Manhã, ao contrário da mulher e da cunhada, que insistiam na matança, o idoso não queria matar o animal este fim de semana.

Após uma discussão que subiu de tom, diz o jornal, o idoso pegou numa pistola e disparou pelo menos quatro tiros, dos quais resultaram a morte das duas irmãs e do autor dos disparos. O homicida ainda foi transportado com vida para uma unidade hospitalar, mas não resistiu aos graves ferimentos e morreu no bloco operatório.

O Comando Distrital de Operações de Socorro de Évora afirmou que o alerta foi dado pouco antes do meio-dia e que a ocorrência teve lugar no Monte da Espada, perto de Terena, no concelho alentejano de Alandroal.

Duas das testemunhas ouvidas pelo Correio da Manhã contam ter ouvido quatro tiros. “Nunca imaginámos que o Joaquim estivesse a matar alguém. Isto é inacreditável”.

Esta é a segunda tragédia de homicídio seguida de suicídio ocorrida em Portugal nos 12 dias que o ano leva. No dia 5, em Lagoa, no Algarve, uma mulher foi morta a tiro pelo companheiro, que acabou também por se suicidar, disparando sobre si próprio.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Quem ficou a lucrar com tudo isto acabou por ser o porco que escapou à pena de morte; afinal isto de ter mais idade não comprova que se tenha mais juízo pois pelos vistos a incapacidade mental abrange todas as idades.

RESPONDER

Chineses desistem de comprar o BNI Europa. Está agora em mãos angolanas

O contexto de incerteza, provocado pela pandemia de covid-19, levou o Grupo chinês KWG a desistir de comprar 80,1% da participação do BNI Europa. O grupo chinês KWG desistiu de comprar 80,1% da participação do BNI …

Tesla usa peças do Model 3 para construir um ventilador

A Tesla também está a tentar contribuir para colmatar a escassez de ventiladores com um novo protótipo, feito com partes do Model 3. A Tesla construiu um ventilador com recurso a componentes automóveis. A fabricante elétrica …

Há acordo no Eurogrupo: 500 mil milhões de euros "disponíveis imediatamente"

Os ministros das Finanças da Zona Euro chegaram a acordo, esta quinta-feira, sobre os apoios económicos para fazer face à pandemia de covid-19. O Eurogrupo chegou a acordo sobre o pacote de ajuda económica para a …

Se recebeu uma chamada da Tunísia, não devolva. É fraude

Clientes de várias operadoras nacionais têm recebido, nas últimas semanas, um "anormal" volume de chamadas internacionais. As operadoras suspeitam de fraude. Segundo o Jornal de Notícias, várias pessoas têm recebido chamadas de u número internacional que …

FMI avisa que vêm aí "tempos sombrios" e que "todos vão sofrer"

Kristalina Georgieva, chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI), avisou que os próximos tempos serão sombrios e que todos irão sofrer. Numa introdução às reuniões da primavera do FMI e do Banco Mundial, que decorrem entre 14 …

Merkel pede paciência: situação continua "frágil"

Angela Merkel pediu paciência aos alemães e admitiu que "não será necessário" impor no país medidas mais rigorosas de confinamento. A chanceler alemã, Angela Merkel, apelou esta quinta-feira à paciência dos alemães, num momento de crescente …

Detido bilionário chinês que criticou Presidente Xi Jinping. Estava desaparecido há um mês

O bilionário chinês Ren Zhiqiang que criticou a forma como Presidente da China, Xi Jinping, lidou com a pandemia, está sob custódia das autoridades chinesas devido a uma investigação em que é o principal suspeito. …

Bloqueio dos coronabonds pela Holanda é "irresponsável"

Jean-Claude Juncker, antigo presidente da Comissão Europeia, considera que o bloqueio pela Holanda do uso do Mecanismo Europeu de Estabilidade é "irresponsável". O antigo presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, considerou esta quinta-feira “irresponsável” o bloqueio …

Creche recusou receber filho de enfermeira por falta de funcionários. Meteram baixa

A creche e pré-escolar "Voar mais alto", em Setúbal, recusou receber uma criança de três anos, filha de uma enfermeira, por falta de funcionários. A notícia é avançada esta quinta-feira pelo Observador que adianta que as …

Subsídio por assistência a filhos vai ser pago 100% em toda a função pública

O subsídio por assistência a filho sobe de 65% para 100% do salário aos funcionários públicos inscritos na Caixa Geral de Aposentações. O Governo aprovou, esta quinta-feira, um diploma que aumenta o subsídio por assistência …