Morreu autor de duplo homicídio após discussão sobre matança do porco no Alandroal

Miguel Pereira da Silva / Lusa

O idoso que esta sexta-feira matou a mulher e uma cunhada, com tiros de pistola, e se tentou suicidar, em Alandroal, no distrito de Évora, acabou por morrer no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, disse à agência Lusa fonte policial.

De acordo com a mesma fonte, o homem, de 83 anos, ainda foi transportado, em estado grave, num helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) para o hospital lisboeta, onde acabou por morrer no bloco operatório.

O idoso, Joaquim Risso, 83 anos, matou a mulher, de 83 anos, e uma irmã desta, também na casa dos 80 anos, a tiros de uma pistola, e disparou contra si próprio, com a mesma arma de fogo, como forma de cometer suicídio, segundo relataram à Lusa fontes policiais.

O homicídio terá ocorrido na sequência de uma discussão acerca da matança do porco marcada para esta sexta-feira em Terena, no Alandroal, no distrito de Évora. Segundo testemunhas ouvidas pelo Correio das Manhã, ao contrário da mulher e da cunhada, que insistiam na matança, o idoso não queria matar o animal este fim de semana.

Após uma discussão que subiu de tom, diz o jornal, o idoso pegou numa pistola e disparou pelo menos quatro tiros, dos quais resultaram a morte das duas irmãs e do autor dos disparos. O homicida ainda foi transportado com vida para uma unidade hospitalar, mas não resistiu aos graves ferimentos e morreu no bloco operatório.

O Comando Distrital de Operações de Socorro de Évora afirmou que o alerta foi dado pouco antes do meio-dia e que a ocorrência teve lugar no Monte da Espada, perto de Terena, no concelho alentejano de Alandroal.

Duas das testemunhas ouvidas pelo Correio da Manhã contam ter ouvido quatro tiros. “Nunca imaginámos que o Joaquim estivesse a matar alguém. Isto é inacreditável”.

Esta é a segunda tragédia de homicídio seguida de suicídio ocorrida em Portugal nos 12 dias que o ano leva. No dia 5, em Lagoa, no Algarve, uma mulher foi morta a tiro pelo companheiro, que acabou também por se suicidar, disparando sobre si próprio.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Quem ficou a lucrar com tudo isto acabou por ser o porco que escapou à pena de morte; afinal isto de ter mais idade não comprova que se tenha mais juízo pois pelos vistos a incapacidade mental abrange todas as idades.

RESPONDER

Texto recentemente traduzido revela segredos sobre "poderes sobrenaturais" dos samurais

Um texto samurai recentemente traduzido - designado "Doze Regras da Espada" - revela os segredos de uma escola onde ensinavam a combater espadas, que desenvolveu e dominou determinada técnica que parecia fornecer aos seus praticantes …

Jesus orientou primeiro treino no Flamengo, pediu compromisso e deu lição

O treinador português Jorge Jesus iniciou hoje a ‘aventura’ na equipa de futebol do Flamengo, pedindo aos jogadores “compromisso” em prol do conjunto do Rio de Janeiro, antes de orientar o primeiro treino dos ‘rubro-negros’. “O …

Maher e Safa deixaram sonhos para trás. Mas reencontraram a paz em Portugal

Os sonhos de Maher e de Safa ficaram adiados com a guerra na Síria, mas reencontraram a paz em Portugal, onde residem há dois anos ao abrigo de um programa de acolhimento de refugiados. É no …

São Francisco poderá ser a primeira cidade a proibir venda de cigarros eletrónicos

Se esta decisão for aprovada pela FDA, São Francisco vai tornar-se a primeira cidade a banir a venda de cigarros eletrónicos. De acordo com o Observador, a Câmara de Supervisores de São Francisco, nos EUA, aprovou uma …

Nunca houve tantos deslocados no mundo. São mais de 70 milhões

Um novo recorde foi quebrado no mundo em 2018, com 70,8 milhões de pessoas deslocadas das suas casas ou dos seus países, devido às guerras ou perseguições, anunciou esta quarta-feira as Nações Unidas. O relatório anual …

A monogamia foi inventada pelas mulheres (e o casamento, pelos homens)

A poligamia é natural no ser humano e a monogamia foi criada por imposição para a mulher, diz o investigador português Rui Diogo, que usa a ciência e a história para explicar a relação entre …

Morreu o DJ Zdar do duo electrónico Cassius. Caiu da janela de um prédio em Paris

O músico, produtor e DJ francês Philippe Cerboneschi, mais conhecido por Zdar, morreu aos 50 anos após ter caído da janela de um apartamento em Paris. O seu agente confirmou a "queda acidental" sem revelar …

PS quer o Estado a pagar licença sabática aos portugueses para voltarem a estudar

A criação de uma licença sabática para qualificar trabalhadores e um sistema de prémios e penalizações para combater a desigualdade salarial são medidas que o PS inclui no seu projecto de programa eleitoral. O director do …

Putin reconhece: as condições de vida dos russos pioraram nos últimos anos

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, admitiu esta quinta-feira que as condições de vida no país pioraram nos últimos anos, mas assegurou que as autoridades russas trabalham para reverter essa tendência, e enumerou os primeiros …

Marcelo, o "verdadeiro professor", é estrela em promo de La Casa de Papel

O novo vídeo promocional de La Casa de Papel tem um protagonista improvável. Marcelo Rebelo de Sousa, ou, na verdade, uma imitação do Presidente da República, faz uma chamada para a inspetora Raquel. Na chamada telefónica, …