Moreirense vs Sporting | Bis de Bas Dost embala leão

Mário Cruz / Lusa

O Sporting não se deixou ficar em relação aos rivais e somou três pontos na jornada inaugural da Liga NOS 2018/19.

A formação leonina esteve a perder com o Moreirense, mas reagiu de pronto e venceu por 3-1, numa partida em que não dominou, mas na qual mostrou grande eficácia de remate, com oito remates enquadrados em 12 tentativas. Esteve aí a grande diferença entre as duas formações.

O Jogo explicado em Números

  • Belo arranque de jogo, com as duas equipas a marcar. Logo aos seis minutos, Heriberto Tavares abriu o activo, ao marcar ao segundo poste, após cruzamento da direita. Aos 16, Bruno Fernandes empatou, ao recolher na grande área antes de rematar cruzado.
  • O golo do Moreirense surgiu ainda numa fase de indefinição do jogo, mas na qual os homens da casa tinham mais bola, cerca de 55% de posse. E conseguiram-no no primeiro remate da partida. Aos 20 minutos o jogo pautava-se pelo equilíbrio, no marcador e nos remates (dois para cada lado, um enquadrado), com o Moreirense a ter um ligeiríssimo ascendente. Destaque negativo para os 59% de eficácia de passe do Sporting.
  • À meia-hora já Bas Dost havia perdido uma excelente oportunidade de golo e o Sporting registava três remates enquadrados contra um do Moreirense. Porém, os da casa continuavam a dominar, com 60% de posse.
  • Igualdade ao descanso, com superioridade do Moreirense na posse de bola, algo que aconteceu ao longo de toda a etapa inicial, mas o Sporting mais perigoso, ao enquadrar três dos seus cinco remates.  Isto apesar de ter apresentado uma fraca eficácia de passe, não passando dos 67%.
  • O melhor em campo nesta fase era Sebastián Coates. O uruguaio registava um GoalPoint Rating de 6.6, somando oito acções defensivas.
  • O segundo tempo manteve mais ou menos a mesma toada. Mais Moreirense em termos de posse de bola, a rematar também mais, mas o “leão” a mostrar sempre superior eficácia no remate, com dois remates enquadrados contra um na etapa complementar, por volta da hora de jogo.
  • O Sporting acabaria mesmo por dar a volta ao marcador aos 74 minutos. O recém-entrado Jovane Cabral foi travado em falta na grande área por Heriberto e Bas Dost, na conversão da grande penalidade, estreou-se a marcar no campeonato.
  • Um golo que surgiu pela forma perigosa como o Sporting se integrava no ataque, mais do que pelo domínio. Esse pertencia ao Moreirense, com 63% de posse. Contudo, quando as duas equipas registavam nove remates cada, a verdade é que o Sporting tinha já seis enquadrados, contra três dos homens da casa.
  • Nos minutos finais o Moreirense apertou no ataque e o Sporting passou a gerir a vantagem, com tranquilidade. E nas transições sempre muito perigoso, com uma excelente eficácia de remate, enquadrando a maioria dos remates.
  • E aos 92 minutos, Bas Dost bisou, num belo chapéu que decidiu em definitivo o vencedor da partida.

O Homem do Jogo

Os votos dos nossos leitores até apontavam para outro jogador, mas a verdade é que, até final, Bas Dost conseguiu o bis e terminou como o melhor em campo no triunfo do Sporting ante o Moreirense.

O jogador holandês terminou com um GoalPoint Rating de 8.1, fruto dos dois golos que marcou, um deles num belo chapéu. Dost rematou cinco vezes, tendo enquadrado três, e ainda criou uma ocasião flagrante, em dois passes para finalização, e ganhou oito de 14 duelos ofensivos.

Jogadores em foco

  • Bruno Fernandes 7.5 – Grande jogo do médio. Bruno fez o empate para o “leão” e manteve sempre um nível elevado no seu futebol. Tal como Bas Dost, o português fez cinco remates, três deles enquadrados, fez uma assistência e teve sucesso em duas de quatro tentativas de drible.
  • Sebastián Coates 7.1 – Nos momentos menos conseguidos do Sporting, o central uruguaio foi um esteio, com dois duelos aéreos defensivos ganhos, sete recuperações e 15 acções defensivas, entre elas oito alívios.
  • Rodrigo Battaglia 6.4 – O argentino esteve em bom plano, em especial nos momentos defensivos. Sem passes para finalização, Battaglia somou nove acções defensivas, entre elas dois bloqueios de remate.
  • Jhonatan 6.0 – O guarda-redes foi o melhor do Moreirense, enfrentando oito remates enquadrados. Conseguiu realizar cinco defesas e a ele não pode ser assacada qualquer responsabilidade pela derrota da sua equipa.
  • Salin 6.3 – O outro guardião, o do Sporting, também esteve em evidência, com duas defesas e duas saídas eficazes pelo ar. Está ali uma boa opção para a baliza.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

Rui Rio vence segunda volta. Líder reeleito quer "estabilidade, lealdade e unidade"

O presidente social-democrata, Rui Rio, afirmou hoje que espera poder “trabalhar com estabilidade e lealdade”, recusou que o PSD esteja “partido” e vincou estar “a iniciar o momento para marcar a unidade” no partido. O líder …

Gatos não se importam de comer pessoas mortas (e há um estudo que mostra como o fazem)

Uma nova investigação analisou como é que dois gatos selvagens se alimentaram de cadáveres humanos. Os animais mostraram preferência por corpos específicos ao longo de vários dias. No Forensic Investigation Research Station, no estado norte-americano do …

"Árvores dinossauro". Bombeiros australianos conseguiram salvar floresta pré-histórica

Os bombeiros australianos conseguiram salvar dos incêndios uma floresta com árvores pré-históricas localizada no sudeste do país, anunciou o Governo. Em causa estão árvores da espécie Wollemia nobilis, vulgarmente conhecidas como Pinheiro de Wollemi, que se …

Príncipe Harry e Meghan renunciam aos títulos da realeza

O Palácio de Buckingham anunciou, este sábado, um acordo em que o príncipe Harry e a sua mulher renunciaram aos respetivos títulos, abandonando os deveres enquanto membros seniores da família real do Reino Unido e …

Polaris Slingshot chega ao mercado com um sistema de transmissão inovador

A nova versão do Polaris Slingshot vem equipado com um sistema de transmissão que mescla a condução do manual com o conforto do automático. Para quem não conhece o Polaris Slingshot, apresentado pela primeira vez em …

Turistas estão a invadir Hallstatt, a aldeia austríaca que terá inspirado "Frozen"

Considerado Património Mundial pela UNESCO desde 1997, Hallstatt, na Áustria, possui apenas 778 moradores e tem uma sequência de casas em estilo alpino. Em 2010, antes do lançamento do primeiro filme da Disney, "Frozen", a cidade …

Teerão vai enviar caixa negra do avião abatido para a Ucrânia

O Irão vai enviar para a Ucrânia as gravações da caixa negra do avião ucraniano que abateu acidentalmente, na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais. Hassan Rezaeifer, chefe de investigações de acidentes do …

António Folha já não é treinador do Portimonense

O treinador apresentou a demissão do comando técnico do Portimonense, este sábado, depois de perder na deslocação ao lanterna-vermelha Desportivo das Aves, por 3-0. "Antes de me fazerem qualquer pergunta sobre o jogo, queria transmitir que …

Há pombos cowboys em Las Vegas (e voluntários estão a tentar salvá-los)

Por alguma razão, alguém decidiu colar chapéus vermelhos minúsculos de cowboy em pombos de Las Vegas, nos Estados Unidos. Agora, a equipa do Lofty Hopes Pigeon Rescue está a tentar salvá-los. Há uma missão para resgatar …

Youtube encaminha milhões de utilizadores para desinformação climática

Os algoritmos do YouTube estão a encaminhar milhões de utilizadores de vídeos de empresas para a desinformação sobre as alterações climáticas, através de serviços de publicidade online, de acordo com uma investigação da comunidade virtual …