Moreirense vs Sporting | Bis de Bas Dost embala leão

Mário Cruz / Lusa

O Sporting não se deixou ficar em relação aos rivais e somou três pontos na jornada inaugural da Liga NOS 2018/19.

A formação leonina esteve a perder com o Moreirense, mas reagiu de pronto e venceu por 3-1, numa partida em que não dominou, mas na qual mostrou grande eficácia de remate, com oito remates enquadrados em 12 tentativas. Esteve aí a grande diferença entre as duas formações.

O Jogo explicado em Números

  • Belo arranque de jogo, com as duas equipas a marcar. Logo aos seis minutos, Heriberto Tavares abriu o activo, ao marcar ao segundo poste, após cruzamento da direita. Aos 16, Bruno Fernandes empatou, ao recolher na grande área antes de rematar cruzado.
  • O golo do Moreirense surgiu ainda numa fase de indefinição do jogo, mas na qual os homens da casa tinham mais bola, cerca de 55% de posse. E conseguiram-no no primeiro remate da partida. Aos 20 minutos o jogo pautava-se pelo equilíbrio, no marcador e nos remates (dois para cada lado, um enquadrado), com o Moreirense a ter um ligeiríssimo ascendente. Destaque negativo para os 59% de eficácia de passe do Sporting.
  • À meia-hora já Bas Dost havia perdido uma excelente oportunidade de golo e o Sporting registava três remates enquadrados contra um do Moreirense. Porém, os da casa continuavam a dominar, com 60% de posse.
  • Igualdade ao descanso, com superioridade do Moreirense na posse de bola, algo que aconteceu ao longo de toda a etapa inicial, mas o Sporting mais perigoso, ao enquadrar três dos seus cinco remates.  Isto apesar de ter apresentado uma fraca eficácia de passe, não passando dos 67%.
  • O melhor em campo nesta fase era Sebastián Coates. O uruguaio registava um GoalPoint Rating de 6.6, somando oito acções defensivas.
  • O segundo tempo manteve mais ou menos a mesma toada. Mais Moreirense em termos de posse de bola, a rematar também mais, mas o “leão” a mostrar sempre superior eficácia no remate, com dois remates enquadrados contra um na etapa complementar, por volta da hora de jogo.
  • O Sporting acabaria mesmo por dar a volta ao marcador aos 74 minutos. O recém-entrado Jovane Cabral foi travado em falta na grande área por Heriberto e Bas Dost, na conversão da grande penalidade, estreou-se a marcar no campeonato.
  • Um golo que surgiu pela forma perigosa como o Sporting se integrava no ataque, mais do que pelo domínio. Esse pertencia ao Moreirense, com 63% de posse. Contudo, quando as duas equipas registavam nove remates cada, a verdade é que o Sporting tinha já seis enquadrados, contra três dos homens da casa.
  • Nos minutos finais o Moreirense apertou no ataque e o Sporting passou a gerir a vantagem, com tranquilidade. E nas transições sempre muito perigoso, com uma excelente eficácia de remate, enquadrando a maioria dos remates.
  • E aos 92 minutos, Bas Dost bisou, num belo chapéu que decidiu em definitivo o vencedor da partida.

O Homem do Jogo

Os votos dos nossos leitores até apontavam para outro jogador, mas a verdade é que, até final, Bas Dost conseguiu o bis e terminou como o melhor em campo no triunfo do Sporting ante o Moreirense.

O jogador holandês terminou com um GoalPoint Rating de 8.1, fruto dos dois golos que marcou, um deles num belo chapéu. Dost rematou cinco vezes, tendo enquadrado três, e ainda criou uma ocasião flagrante, em dois passes para finalização, e ganhou oito de 14 duelos ofensivos.

Jogadores em foco

  • Bruno Fernandes 7.5 – Grande jogo do médio. Bruno fez o empate para o “leão” e manteve sempre um nível elevado no seu futebol. Tal como Bas Dost, o português fez cinco remates, três deles enquadrados, fez uma assistência e teve sucesso em duas de quatro tentativas de drible.
  • Sebastián Coates 7.1 – Nos momentos menos conseguidos do Sporting, o central uruguaio foi um esteio, com dois duelos aéreos defensivos ganhos, sete recuperações e 15 acções defensivas, entre elas oito alívios.
  • Rodrigo Battaglia 6.4 – O argentino esteve em bom plano, em especial nos momentos defensivos. Sem passes para finalização, Battaglia somou nove acções defensivas, entre elas dois bloqueios de remate.
  • Jhonatan 6.0 – O guarda-redes foi o melhor do Moreirense, enfrentando oito remates enquadrados. Conseguiu realizar cinco defesas e a ele não pode ser assacada qualquer responsabilidade pela derrota da sua equipa.
  • Salin 6.3 – O outro guardião, o do Sporting, também esteve em evidência, com duas defesas e duas saídas eficazes pelo ar. Está ali uma boa opção para a baliza.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

Novos modelos de carros elétricos vão triplicar. Produção em Portugal "será praticamente inexistente"

O número de modelos de veículos elétricos irá triplicar no mercado europeu até 2021, mas a produção destes veículos em Portugal será praticamente inexistente até 2025, indica um estudo da Federação Europeia dos Transportes e …

Bruxelas investiga Amazon por alegado uso de dados pessoais de vendedores

A Comissão Europeia abriu, esta quarta-feira, uma investigação à Amazon para determinar se a empresa usou informações pessoais “confidenciais” de vendedores independentes, quebrando as regras comunitárias na área da concorrência. A Comissão Europeia abriu uma investigação …

Parlamento não sabe o que fazer ao Acordo Ortográfico

Depois de dois anos de meio, foram ouvidas 16 entidades, recebidos 20 contributos escritos, houve uma petição, um projeto de resolução chumbado e uma iniciativa legislativa de cidadãos. Mas a Assembleia da República continua sem …

Ministério da Educação quer reduzir peso excessivo das mochilas dos alunos

O Ministério da Educação lançou esta quinta-feira uma campanha para sensibilizar pais, alunos, professores e diretores escolares a adotar medidas que reduzam o peso excessivo das mochilas dos alunos. A campanha de sensibilização lançada esta quinta-feira …

Morreu o eurodeputado do PS André Bradford. Estava em coma induzido

O eurodeputado do PS André Bradford, que estava em coma induzido desde dia 8 deste mês, faleceu nesta quinta-feira no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, revelou à agência Lusa fonte do PS/Açores. Bradford, …

Crise dos opióides nos EUA: 76 mil milhões de comprimidos e 70 mil overdoses

Entre 2006 e 2012 foram distribuídos setenta e seis mil milhões de comprimidos de duas substâncias opióides, a oxicodona e a di-hidrocodeína. As mais de 70 mil registadas em 2017 representam um aumento para o …

Erosão da costa portuguesa é grave (e vai piorar)

As zonas da costa com ocupação humana são as mais atingidas pelos efeitos da erosão costeira em Portugal, uma situação que vai agudizar-se, apesar das medidas que têm sido tomadas e que custam anualmente milhões …

Oito pessoas sofreram intoxicação por cloro nas piscinas de Odivelas

Oito pessoas sofreram uma intoxicação por cloro na sequência de um derrame nas piscinas municipais de Odivelas, na manhã de quarta-feira. Quatro dos feridos – com reações a nível respiratório – receberam assistência no local e …

BE vai propor a despenalização da morte assistida

No programa eleitoral das próximas eleições legislativas, o Bloco de Esquerda vai voltar a propor a despenalização da morte assistida. Catarina Martins defende que se trata de uma decisão que "alarga o espaço da liberdade, …

Apresentador de TV suspeito de esquema à Dona Branca "refugiou-se" em Portugal

O apresentador de televisão norte-americano Clayton Morris, que trabalhou na Fox News, está a viver em Portugal, depois de ter sido acusado de montar um esquema semelhante ao caso da Dona Branca, a chamada banqueira …