/

Misteriosa gravura rupestre de louva-a-deus encontrada no Irão

Mohammad Naserifard

Arqueólogos encontraram uma gravura rupestre de uma criatura misteriosa no Irão. Após uma análise cuidada, os especialistas acreditam que se trata de um louva-a-deus.

Uma equipa de investigadores encontrou e analisou aquilo que acreditam ser a representação de um louva-a-deus numa gravura rupestre. A criatura com seis pernas foi encontrada numa rocha nas proximidades da vila de Sarkubeh, na província de Markazi, no Irão.

A gravura rupestre tem 14 centímetros de altura e 11 centímetros de largura. Os especialistas acreditam que tenha sido feita usando técnicas de martelar entre 40.000 e 4.000 anos atrás.

Segundo o Sci-News, os investigadores usaram métodos taxonómicos para identificar o organismo retratado na misteriosa gravura. Analisando as características morfológicas da criatura, compararam com os artrópodes conhecidos da região na altura em que foi feita a gravura.

“Os seis membros sugerem que é um inseto, enquanto a cabeça triangular com olhos grandes e os antebraços são inconfundivelmente os de um louva-a-deus, um inseto predador que caça e captura presas como moscas, abelhas e até pequenos pássaros”, explicaram os cientistas.

“Uma extensão na sua cabeça ainda ajuda a restringir a identificação a uma espécie em particular nessa região, Empusa“, concluem. Os resultados do estudo foram publicados, na semana passada, na revista científica Journal of Orthoptera Research.

Ainda mais misteriosos são os membros do meio, que terminam em voltas ou círculos. O paralelo mais próximo disso na arqueologia é o Squatter Man, uma figura de petróglifo encontrada em todo o mundo representando uma pessoa ladeada por círculos”, escrevem ainda os autores do estudo.

A gravura rupestre que desde os tempos antigos os seres humanos associaram o louva-a-deus ao sobrenatural. Além disso, mostra que, na pré-história, quase como hoje, “os louva-a-deus eram animais de misticismo e apreciação“.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.