O mistério da origem do estanho da Idade do Bronze foi finalmente resolvido

A origem do estanho usado na Idade do Bronze tem sido um dos maiores enigmas da pesquisa arqueológica. Agora, investigadores resolveram parte do quebra-cabeças.

Um grupo de arqueólogs da Universidade de Heidelberg e do Centro de Arqueometria Curt Engelhorn, em Mannheim, na Alemanha, resolveram o mistério da origem do estanho utilizado durante a Idade do Bronze.

Para descobrir a sua origem geográfica, os especialistas analisaram 27 lingotes de estanho datados do segundo milénio antes de Cristo encontrados em sítios arqueológicos de Israel, Turquia e Grécia, comprovando que o metal não provinha da Ásia Central, como se suponha anteriormente, mas sim de jazidas de estanho na Europa.

Este facto indica que deviam existir rotas comerciais de longo alcance entre a Europa e o Mediterrâneo Oriental já na Idade do Bronze. Assim, os investigadores assinalam que este metal, assim como o âmbar, o vidro e o cobre, foi uma das grandes forças impulsionadoras desta rede de comércio internacional.

Algo interessante descoberto pelo cientistas foi o facto de que peças de estanho de Israel, por exemplo, coincidiam, na sua maioria, com estanho de Cornwall e Devon, no Reino Unido.

“Os objetos e depósitos de estanho são raros na Europa e na Ásia. A região do Mediterrâneo Oriental, onde alguns dos objetos que estudamos se originou, praticamente não possuía depósitos próprios. Então, a matéria-prima nessa região deve ter sido importada”, explicou em comunicado um dos autores do estudo, Ernst Pernicka.

Os resultados deste trabalho, publicado na revista especializada PLOS ONE, são de grande relevância, uma vez que a origem deste metal é especificamente identificada pela primeira vez e abre novos caminhos para futuras investigações arqueológicas.

ZAP //

 

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. É só esperarmos um pouco mais para que fiquemos todos informados oficialmente sobre quem ensinou os humanos da época, a extraírem e a manusearem os preciosos metais, tão abundantes no nosso Planeta…. Também ficaremos a saber como foi possível o seu transporte internacional, uma vez que, mercadorias tão pesadas, não são fáceis de transportar sem asfalto…
    Assinado: Maria da Maia

    • Presumo que o processo de desenvolvimento tenha sido similar a quase todos os outros. Envolve sorte, engenho, acumulação de conhecimento e necessidade. Foi assim que a humanidade se conseguiu erguer do obscurantismo selvagem. Foi assim que se inventou a roda, a escrita, a metalurgia ou a química.
      Por falar nisso; não terá falta de lítio?!

  2. “Por falar nisso; não terá falta de lítio?!”
    Parece-me que pretendes evidenciar muito conhecimento sobre a ação do lítio no organismo humano… será que és BIPOLAR??!!!
    Será que é por esse facto que ainda desconheces a verdadeira origem da Humanidade??…
    Atualiza-te. Estás sempre a tempo de aprender…
    Assinado: Maria da Maia

  3. Quando não têm argumentos plausíveis para refutar, ofendem.
    Podem ser ignorantes à vontade, mas não precisam de ofender os outros só porque têm visões do Universo diferentes da vossas. Enfim, ridículo, só fazem figuras tristes…

    • Olá Jo. Concordo com a sua opinião. Neste espaço esvoaça realmente um bando de “pardalitos” apenas interessados em “bicar” quem dá opiniões pessoais… Enfim, por vezes isto assemelha-se mais a uma aldeia primitiva lá do tempo das cavernas…. 🙂
      O facto de poderem usar muitas máscaras (de manhã um nome, à tarde outro) deve encorajá-los a sentirem-se diferentes personagens dentro da mesma cena 🙂
      Este tipo de comportamentos leva-me a crer que são pessoas conflituosas e angustiadas. Não têm paz nos seus “miolos” e só estão bem a tentar desestabilizar os outros, como se todos os outros sofressem do mesmo desassossego interior que eles sofrem…
      No dia em que eles estudarem a verdadeira História da Humanidade – e ela está à vista de todos mas a maioria é que ainda não consegue acessá-la – então encontrarão a calma interior. Nesse tal momento todas as perguntas ser-lhes-ão respondidas. Entretanto, eles rejeitam o seu remédio, rejeitam a sua própria cura…
      Depois que estudei a verdadeira História da Humanidade, surgiram as respostas à maioria das minhas perguntas e dúvidas. Tudo passou a fazer sentido. TUDO está muito mais claro para mim.
      Por imaginar a carência que este tipo de pessoas é portadora, é que até me falta a coragem ou a vontade para “brigar” com elas… apenas fazem-me sentir dó… ou compaixão… Espero que o conhecimento – rapidamente – chegue às suas mentes para poderem compensar o tempo perdido.
      Jo, obrigada pela solidariedade. Depois destas cenas tristes é que eu compreendo porque há tão poucas mulheres a comentarem neste espaço…. é que é mesmo preciso muita paciência…. 🙂
      Assinado: Maria da Maia

      • Não tem nada que agradecer, Maria.
        E eu passei pelo mesmo! E quando nos apercebemos que quase tudo o que aprendemos, tudo o que nos “ensinam” está errado, ou com grandes falhas, dá-se aquele sentimento de revolta, mas depois o queremos é saber mais e mais e tentar fazer com que os outros também tenham esse conhecimento!
        E sabe que esses que andam por aí a ofender os outros, são aqueles que se recusam a ver fora da sua bolha de segurança. Ver essa bolha rebentar custa muito para eles, então descarregam e ofendem os outros. E bem sabemos que está tudo “escondido em plena vista”, só não procura por conhecimento quem não quer.
        Como sabe, as provações fazem parte deste mundo , temos de ter mesmo paciência, sendo que, admito, por vezes é difícil!… Mas é isso mesmo que nos torna mais fortes!! Faz parte da evolução da Consciência 😉
        Eles lá chegarão um dia e verão o quão injustos foram nas suas palavras e acções.
        Um bem haja, Maria da Maia.

        • Obrigada por interagir.
          Concordo com a sua opinião. Continuemos com a sementeira neste Campo Morfogenético específico…
          Havendo sementes, o cesso ao conhecimento ficará mais facilitado para muitos frequentadores deste espaço, até para os próprios pardalitos que apenas sabem dar bicadas… 🙂 🙂
          Assinado: Maria da Maia

RESPONDER

Donald Trump desiste de realizar o G7 no seu clube de golfe em Miami

A decisão de Donald Trump, a braços com um processo de impeachment, de usar um dos seus resorts levantou dúvidas sobre conflito de interesses. O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, abandonou a ideia de realizar …

Costa vai a Belém apresentar secretários de Estado. Patrícia Gaspar e Antero Luís na lista

O primeiro-ministro indigitado, António Costa, vai esta segunda-feira a Belém apresentar ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, os nomes dos secretários de Estado que vão integrar o próximo Governo. O encontro, marcado para as 11 …

Chernobyl transforma-se num santuário para uma rara espécie de cavalos

Chernobyl tem sido o inesperado lar de uma espécie de cavalos em vias de extinção. Dezenas de cavalos de Przewalski foram observados em edifícios abandonados na zona radioativa da cidade ucraniana. Surpreendentemente, uma espécie de cavalos …

Sánchez desloca-se a Barcelona para “visitar agentes feridos” e lembra obrigações de Torra

O presidente do governo espanhol, em funções, Pedro Sánchez, desloca-se esta segunda-feira a Barcelona, após ter criticado o presidente do governo regional da Catalunha por não ter condenado com firmeza os atos de violência dos …

Governo de Hong Kong pede desculpas após polícia pulverizar mesquita

O Governo de Hong Kong pediu esta segunda-feira desculpas a líderes muçulmanos, depois da polícia antimotim ter pulverizado um portão da mesquita e algumas pessoas com um canhão de água, quando as autoridades tentavam dispersar …

Bolívia. Resultados preliminares dão vitória a Morales, mas com segunda volta

O chefe de Estado boliviano lidera os resultados preliminares da primeira volta das eleições Presidenciais, mas parece ser obrigado a disputar uma segunda ronda contra o ex-Presidente Carlos Mesa. A autoridade eleitoral da Bolívia indicou que, …

Telemóveis e computadores podem acelerar o envelhecimento

Uma nova investigação, levada a cabo por cientistas da Oregon State University, nos Estados Unidos, concluiu que a exposição diária à luz azul, como aquela que é emitida por telemóveis e computadores, pode afetar a …

Quatro espeleólogos portugueses desaparecem em gruta espanhola

Uma equipa de resgate foi acionada para localizar quatro espeleólogos portugueses que estão desde sábado na gruta de Cueto-Coventosa, em Espanha, com os trabalhos de socorro a serem dificultados pelo aumento do nível da água Quatro …

Afinal, Vénus pode não ser tão semelhante à Terra como pensávamos

Uma nova investigação questiona a habitabilidade de Vénus, planeta que os cientistas consideram há pouco tempo numa outra investigação poder ter um clima habitável semelhante ao da Terra. De acordo com a nova investigação, cujos …

Há gelo no polo sul da Lua e pode ter muitas fontes

Um novo estudo sugere que o gelo encontrado na superfície lunar pode ter milhares de milhões de anos, além de ter surgido de diferentes fontes. O estudo, publicado recentemente na Icarus, sugere que a maioria do …