O mistério das auroras de Júpiter foi finalmente desvendado

Júpiter também tem auroras, rajadas de luz visível e invisível que ocorrem quando as partículas interagem com a atmosfera do planeta. No entanto, o fenómeno é muito mais poderoso do que na Terra.

O mistério de 40 anos das auroras de raios X de Júpiter foi finalmente desvendado. Apesar de os cientistas saberem que as auroras são desencadeadas por partículas atómicas eletricamente carregadas que chocam contra a atmosfera de Júpiter, não sabiam como é que os iões conseguem lá chegar.

Depois de combinarem os dados obtidos pelo telescópio XMM-Newton, da ESA, e pela sonda Juno, da NASA, a equipa liderada pela University College London descobriu que as erupções de raios X são desencadeadas por vibrações periódicas das linhas do campo magnético de Júpiter.

Estas vibrações criam ondas de plasma que enviam partículas pesadas de iões ao longo das linhas do campo magnético até chocarem com a atmosfera do planeta, libertando assim energia na forma de raios X.

“Agora sabemos que os iões são transportados por ondas de plasma – uma explicação que nunca foi proposta, apesar de um processo semelhante produzir a aurora da própria Terra. Poderia, portanto, ser um fenómeno universal, presente em muitos ambientes diferentes no Espaço”, explicou William Dunn, citado pelo EurekAlert.



As auroras de raios X ocorrem nos pólos norte e sul de Júpiter, muitas vezes com regularidade. Durante as observações da equipa, Júpiter produzia rajadas de raios X a cada 27 minutos.

De acordo com o artigo científico, publicado dia 9 de julho na Science Advance, as partículas de iões têm origem no gás vulcânico dos vulcões gigantes na lua de Júpiter, Io.

O gás é libertado no Espaço e torna-se ionizado devido a colisões com o ambiente de Júpiter, formando um círculo de plasma à volta do planeta.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Youtubers denunciam campanha de fake news contra vacina da Pfizer

De acordo com a imprensa brasileira, uma agência de marketing terá tentado que influenciadores digitais de todo o mundo partilhassem desinformação sobre as vacinas contra a covid-19. A denúncia foi feita por alguns dos influenciadores …

Na Tailândia, a legalização do aborto enfrenta "resistência espiritual"

Desde fevereiro, qualquer pessoa que procure fazer um aborto na Tailândia consegue fazê-lo legalmente, pelo menos no primeiro trimestre. Ainda assim, muitos médicos e enfermeiros recusam-se a levar a cabo o procedimento. A advogada Supecha Baotip …

Haiti. Viúva do presidente assassinado implica seguranças no crime

Martine Moise, a viúva do presidente haitiano Jovenel Moise — assassinado na sua residência por um comando armado no início de julho — descreveu abertamente o ataque e partilhou as suas suspeitas sobre o crime …

Covid-19. Portugal regista 2.306 novos casos e aumento nos internados

Portugal registou este domingo 2.306 novos casos de infeção por covid-19 e mais oito mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).  Portugal regista este domingo oito mortes atribuídas à covid-19, 2.306 novos casos …

Birmânia. Líder da junta volta a prometer eleições até 2023, seis meses depois do golpe militar

O líder da junta militar birmanesa, no poder desde o golpe de 1 de fevereiro, comprometeu-se novamente a realizar eleições "até agosto de 2023". “Estamos a trabalhar para estabelecer um sistema multipartidário democrático”, disse, este domingo, …

Tóquio2020. Patrícia Mamona conquista medalha de prata no triplo salto (e melhora recorde nacional)

Patrícia Mamona conquistou este domingo a medalha de prata no triplo salto dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, ao conseguir 15,01 metros, novo recorde nacional, arrebatando a segunda medalha por atletas portugueses depois do bronze do judoca …

Trabalhadores da CP e IP iniciam hoje greve ao trabalho extraordinário e feriados

Os trabalhadores da CP - Comboios de Portugal e da Infraestruturas de Portugal (IP) entram este domingo em greve ao trabalho extraordinário e feriados, até 31 de agosto, por aumentos salariais. A greve, convocada pelo Sindicato …

Mesmo longe da Casa Branca, Trump foi o político republicano que mais arrecadou dinheiro em 2021

O ex-Presidente dos Estados Unidos Donald Trump é o político do Partido Republicano que mais arrecadou dinheiro este ano, apesar de ter deixado o cargo a 20 de janeiro, segundo a imprensa local. Os comités políticos …

Marcelo satisfeito com reabertura “sensata”. Alívio das restrições arranca hoje

O levantamento gradual das restrições em função da vacinação contra a covid-19 arranca este domingo com regras aplicáveis em todo o território continental, inclusive o limite de horário de encerramento até às 2h00 para restauração …

Restos mortais de morcego-vampiro podem desvendar mistérios sobre a espécie extinta

A descoberta da mandíbula de um morcego que viveu há 100 mil anos pode ajudar a responder a algumas incógnitas sobre a espécie extinta. Os restos mortais foram encontrados numa caverna na Argentina. De acordo com …