Ministro da Educação assaltado no Rio de Janeiro

André Kosters / Lusa

O Ministro da Educação Tiago Brandão Rodrigues

O Ministro da Educação Tiago Brandão Rodrigues

O ministro da Educação português, Tiago Brandão Rodrigues, foi assaltado este sábado, junto à praia de Ipanema, na zona Sul do Rio de Janeiro.

Segundo informações da Polícia Militar do Rio de Janeiro, citadas pelo portal brasileiro UOL, o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, foi este sábado à tarde assaltado em plena praia de Ipanema, no Rio de Janeiro.

O crime foi cometido por dois assaltantes que o abordaram com uma faca, exigindo que o governante lhe entregasse o dinheiro, telemóvel e carteira. Apenas um dos envolvidos foi detido, depois de ter sido agredido por populares que se aperceberam do assalto, conforme reporta o jornal Sol.

O assaltante fugiu a pé logo após cometer o assalto, mas foi perseguido e cercado por moradores do bairro, que chamaram a Polícia Militar.

Assaltante tentou subornar polícias com 1400 euros

O indivíduo detido foi identificado como Marcio Luiz Brandão, de 26 anos e com cadastro por crimes de roubo, tráfico de droga e posse de estupefacientes, teve que receber tratamento no hospital, por causa dos ferimentos que lhe foram causados pelos populares.

E terá tentado subornar os polícias que o acompanharam à unidade de saúde, oferecendo-lhe 5 mil reais (mais de 1400 euros), conforme destaca o Sol, citando o jornal i.

Os bens roubados a Tiago Brandão Rodrigues foram recuperados e devolvidos ao ministro.

A mulher do assaltante, Lidiane Aguiar, que se dirigiu à esquadra onde o mesmo se encontrava detido para tentar vê-lo, diz que o seu marido “fez esta besteira porque não consegue arranjar emprego”.

Imediatamente após a identificação dos intervenientes – nomeadamente a confirmação de que um ministro português estava envolvido – a Polícia Civil decretou segredo de justiça e deixou de fornecer qualquer informação a respeito da ocorrência.

Segundo o UOL, a informação de que a vítima do assalto era Tiago Brandão Rodrigues foi “confirmada pelo subtenente Barros, antes de o sigilo ter sido decretado”.

Brandão Rodrigues diz que foi só “um susto”

Tiago Brandão Rodrigues, titular da pasta da Educação e do Desporto, está no Brasil a acompanhar a delegação portuguesa que participa dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016.

Após o assalto, o ministro assumiu que a situação foi “um susto”, mas tratou de frisar que o caso “não deve ser demasiado valorizado” e que “não tem de haver uma inquietação excessiva”.

“Pode acontecer em qualquer parte do mundo, em grandes eventos. Acima de tudo, é preciso ter os cuidados necessários”, disse ainda Tiago Brandão Rodrigues, ressalvando que sempre se sentiu “muito seguro no Rio de Janeiro e no Brasil”.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Assim já sabe qual a sensação experimentada pelos Portugueses desde há quarenta e dois anos.
    É F”!#$%&/()=?…….do não é Sr. Ministro?!

    • Tem toda a razão. Aliás, até proponho que seja atribuída, ao assaltante, uma comenda, por ocasião do 10 de Junho. Afinal, costumam ser os políticos a roubar o povo e nunca o contrário.

  2. Pena é não terem lá ficado com ele de vez, aproveitariam as suas capacidades intelectuais e por cá evitar-nos-iam mais borradas no “sistema educativo”.

RESPONDER

Cientistas descobrem nova espécie de crustáceo no lugar mais quente da Terra

Uma equipa de cientistas descobriu uma nova espécie de crustáceo de água doce durante uma expedição ao deserto de Lute, no Irão, também conhecido como o lugar mais quente do planeta. Hossein Rajaei, do Museu Estadual …

Furacão Sally fragmentou parte de uma ilha da Florida em três

A passagem do furacão Sally fragmentou parte de uma ilha na costa da Florida, no Estados Unidos, criando assim três pequenas porções de terra. Na prática, tal como explica o portal USA Today, o furação abriu …

Benfica 2-0 Moreirense | “Águia” vence e convence cónegos

Após ter perdido e empatado nas duas últimas recepções ao Moreirense, o Benfica voltou a vencer o emblema de Moreira de Cónegos na Luz. Este sábado, em duelo relativo à segunda jornada do campeonato, as “águias” …

"Surpreendente e fascinante". Descoberta pela primeira vez uma aurora sobre um cometa

A nave Rosetta da Agência Espacial Europeia (ESA) detetou uma aurora boreal sobre o cometa 67P / Churyumov-Gerasimenko (67P / C-G). Em comunicado, os cientistas envolvidos na deteção frisam que esta é a primeira vez quem …

Austrália não quer que turistas caminhem na famosa rocha sagrada Uluru (nem no Google Maps)

A Austrália pediu ao Google que remova do seu serviço Maps fotografias tiradas do topo de Uluru, o monólito aborígine sagrado que os visitantes estão proibidos de escalar desde o ano passado. De acordo com a …

NASA vai procurar aquíferos nos desertos com tecnologia já usada em Marte

Uma parceria entre a NASA e a Fundação Qatar tem como objetivo procurar as cada vez mais escassas águas que estão enterradas nos desertos do Saara e da Península Arábica. Este processo deverá ser desenvolvido …

Os aeroportos mudam o nome das pistas (e a culpa é dos pólos magnéticos da Terra)

O pólo norte magnético pode mover-se até 64 quilómetros por ano. Isto pode ser um problema para os pilotos de aviões. A pista 17L/35R, no Aeroporto Internacional de Austin-Bergstrom, no estado norte-americano do Texas, não terá …

Rússia quer ultrapassar Tom Cruise e ser a primeira a gravar um filme no Espaço

O ator Tom Cruise quer rodar um filme no Espaço, mas a Rússia quer ser a primeira, de acordo com um comunicado da agência espacial Roscosmos. Os Estados Unidos e a Rússia são, novamente, os protagonistas …

Os animais perdem o medo dos predadores depois de contactarem com o Homem

Uma nova investigação concluiu que os animais selvagens perdem rapidamente o medo dos seus predadores depois de entrarem em contacto com o Homem. A maioria dos animais selvagens, como é o caso dos leões, exibe …

Há mais 884 casos confirmados e oito óbitos por covid-19 em Portugal

De acordo com o último boletim divulgado epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal regista, este sábado, mais oito óbitos e 884 novos casos de infeção pelo novo coronavírus. Assim, Portugal contabiliza, desde o início da …