Militar de apoio à comitiva de Bolsonaro detido em Espanha com 39 quilos de cocaína

A polícia espanhola deteve, nesta terça-feira, um militar brasileiro que seguia num avião de apoio à comitiva do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, no âmbito da sua deslocação à cimeira do G20. O militar transportava 39 quilogramas de cocaína na bagagem.

Bolsonaro já confirmou a detenção, garantindo que vai dar a Espanha a “imediata colaboração” para esclarecer as circunstâncias da detenção do militar em Sevilha, por suspeitas de narcotráfico.

“Pedi ao ministro da Defesa a sua imediata colaboração com a polícia espanhola, na pronta elucidação dos factos, cooperando em todas as fases da investigação, bem como a instauração de um inquérito Policial-Militar“, refere o Presidente do Brasil numa publicação no Twitter.

A detenção ocorreu no aeroporto de Sevilha com a apreensão de 39 quilos de cocaína.

Fonte da Guarda Civil (correspondente à GNR portuguesa) disse à agência Lusa que a droga foi interceptada num controlo feito à bagagem do militar de 39 anos que pertence a uma equipa avançada da comitiva que acompanha o presidente brasileiro.

“As Forças Armadas [brasileiras] têm um contingente de cerca de 300.000 homens e mulheres formados nos mais íntegros princípios da ética e moralidade”, refere Bolsonaro na sua mensagem no Twitter.

Em virtude do incidente, a comitiva com Bolsonaro fez escala em Lisboa, prosseguindo a viagem para Tóquio, no Japão, onde se vai realizar a cimeira do G20.

O militar brasileiro está detido em Sevilha e vai ser ouvido por um juiz que determinará as medidas de coacção a que ficará sujeito.

O ministro do Gabinete de Segurança Institucional, o general Augusto Heleno, classificou ocomo uma “falta de sorte” que o ocorrido tenha acontecido nas vésperas do G-20, segundo noticia esta quinta-feira o jornal brasileiro Estadão.

“Podia não ter acontecido, não é? Foi uma falta de sorte acontecer exatamente na hora de um evento mundial e acaba por ter uma repercussão mundial que poderia não ter tido. Foi um facto muito desagradável”, afirmou Heleno, ao comentar o caso em Osaka.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. Epá este Bolsonaro não engana ninguém, é sempre a mesma coisa ainda é pior que o Lula!
    Agora tem pessoas da confiança dele a traficar droga…. que nojo de pessoa!

  2. Que mensagens tão sem nexo! Pior que o Lula? Este comentário só revela a ignorância de factos. Parabéns pela escolha da companhia? Sinceramente, que comentário é este sem sentido?

    • Bom… E que comentário é o seu que apenas diz que os comentários dos outros não prestam mas não apresentam o contraditório. Onde estão os seus argumentos para dizer que o Lula é pior, quando está em curso todo um conjunto de revelações de escutas sobre as irregularidades do seu processo de acusação e as motivações políticas do mesmo, por parte do próprio Juiz Sérgio Moro, que conduziu o processo?

      Um gajo que advoga a destruição do pulmão do planeta (Floresta Amazónica), que nega as alterações climáticas mais do que comprovadas por 90% da comunidade científica, que diz que é preciso destruir as reservas dos índios para que eles “tenham o direito” de viver no mundo civilizado… Não é mais do que evidente que este gajo é um bandido, um psicopata e um criminoso 100 vezes pior do que Lula?

      Você e qualquer pessoa que defendem Bolsonaro ou Trump são gente geralmente profundamente ignorante, que acredita que a terra é plana e que interpretam a Bíblia em sentido literal, defendendo o Criacionismo como fazia a Igreja, na Idade Média. São pessoas que vêm a política como futebol… É gente que gosta de seitas e fanatismos… É o tipo de gente dada a fanatismos tipo IURD, Jeovás, Hooliganismos de futebol e todo o tipo de fanatismos ideológicos.

      É a malta dos extremismos, para quem as coisas ou são 100% boas ou 100% más e para quem o mundo se divide em bons e maus, tipo filme de Hollywood. E essas pessoas foram condicionadas psicologicamente e ver na Direita conservadora os “bons” e na Esquerda liberal os “maus”… Porque isso dá jeito a perpetuar as desigualdades e garantir os privilégios das elites, “escolhidas por Deus” para governar a ralé, que deve manter-se sempre na mó de baixo.

      Bolsonaro foi eleito pelas elites Brasileiras para garantir a sua posição na mó de cima e impedir que a ralé saia da mó de baixo. Lula foi necessário prendê-lo, porque as sondagens mostravam que ganharia. Estamos a falar de um presidente que chegou a ter 87% de popularidade, batendo todos os recordes de popularidade de qualquer presidente no mundo. Era preciso tirá-lo da corrida… E o Juiz que o conseguiu foi logo de seguida promovido a Ministro da Justiça de Bolsonaro como recompensa… Tenha dó! Não é evidente que Bolsonaro estava feito com este Juiz para engavetar Lula a qualquer preço??? Você não sabe que Lula foi preso sem provas?? Informe-se!

      Se alguma vez houve um bandido à grande na política Brasileira, esse bandido é Bolsonaro! Um facínora do pior. Um gajo que diz que teve sempre filhos homens excepto a única filha, que foi um “momento de fraqueza”!.. Um gajo que disse que antes queria que o filho dele morresse num acidente, do que fosse homossexual!.. Epá tenha juízo… Você sabe de onde vem os 87% de popularidade do Lula? Do bem que ele fez aos Brasileiros!

      • Não se esforce que a torcida de Bolsonaro não percebe aquilo que escreveu. Bolsonaro, Tadeu e outros fazem parte da mitologia brasileira e a fé não é para entender.

      • Tem toda a razão. Mas para os defensores confessos do Bolsonaro, nem quando toda a verdade for pública(não falta muito) mudarão
        de opinião.

      • Eu sei Paulo e António, eu sei que infelizmente isso é bem verdade. Lá está… Os fanatismos de seita são sempre assim. Eu por vezes coloco online notícias sobre o o Bolsonaro e alguns conhecidos meus Brasileiros que infelizmente são fãs de Bolsonaro, apressam-se logo a escrever “FAKE”, mesmo antes de lerem a notícia toda ou irem pesquisar a sua veracidade.

        Temos de nos compenetrar de que a Internet e as redes sociais deram voz a quem dantes apenas se fazia ouvir nas tascas e no Bolhão. Antigamente bastava ouvir uma pessoa destas falar para vermos logo que era gente sem grande credibilidade e nem nos chateávamos. Até encolhíamos os ombros e ríamos: “Coitado… Não gozem, que podem ter um filho assim” – era assim.

        Hoje em dia esta gente aparece a falar no mesmo sítio e ao mesmo tempo que as pessoas normais. De repente parece que temos pessoas normais a dizer coisas estúpidas… Mas temos simplesmente pessoas estúpidas como sempre tivemos a dizer o que sempre foi normal pessoas estúpidas dizerem. Só que é mais difícil distinguir, por que não se vêm nem ouvem.

  3. Um militar brasileiro da comitiva de Bolsonaro preso com 39Kg de cocaína num avião da Força Aérea Brasileira?!
    Hahahaaaaa!..
    O Bolsonabo sempre a gabar os militares e a dizer que vai lutar contra a droga e afinal até os aviões do Estado andam a transportar droga para a Europa!…

  4. Coloquem título correto.
    Este militar era da comitiva da Dilma e do Temer, agora ele estava somente num aviao da Fab fazendo levantamento dos locais.
    NÃO era da comitiva do Bolsonaro.

RESPONDER

Panama Papers. Mossack Fonseca não gostou do filme e processou Netflix por difamação

A dupla de sócios do escritório de advogados Mossack Fonseca, envolvido no caso “Panama Papers”, moveu um processo em tribunal por difamação contra a Netflix. A plataforma anuncia a estreia, para esta sexta-feira, do filme “Laundromat: …

Porsche e Boeing unem-se em projeto de táxi aéreo premium

A Porsche e a Boeing estão a unir esforços para explorar o mercado de mobilidade área urbana. Aproveitando os seus pontos fortes, as duas empresas prometem desenvolver um táxi aéreo para o futuro. Numa verdadeira fusão …

Fotografia com pombos? Na Tailândia, há "profissionais" contratados para assustá-los

A área de uma das portas da cidade, Tha Pae, parte do que resta da muralha vermelha que protegia a cidade antiga em Chiang Mai, na Tailândia, é uma das maiores atrações turísticas locais. Os turistas …

Sky News lança canal sem qualquer notícia sobre o Brexit

O canal Sky News Brexit-Free foi esta quarta-feira para o ar às 17h horas, sendo que os seus programas serão transmitidos até às 22h, de segunda a sexta-feira. O grupo de televisão britânico Sky vai lançou …

Vacina contra o cancro da mama pode estar disponível dentro de 8 anos

Investigadores da Clínica Mayo desenvolveram uma vacina contra o cancro ovário e da mama que poderá estar disponível comercialmente dentro de apenas oito anos. A ideia da vacina é estimular o próprio sistema imunológico dos pacientes …

Busca pelo avião de Amelia Earhart só encontrou chapéus, detritos de um naufrágio e uma lata de refrigerante

A mais recente busca pelos restos do avião de Amelia Earhart, a famosa aviadora americana que desapareceu sobre o Pacífico em 1937, terminou sem resultados. De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, a investigação …

Protestos em Hong Kong. LeBron acusado de apoiar regime chinês

A super estrela do basquetebol LeBron James juntou-se à polémica entre a NBA e a China, após apelidar de “mal-informado” o treinador dos Houston Rockets, Daryl Morey, que expressou apoio aos manifestantes em Hong Kong …

Acordo para o Brexit está "prestes a ficar fechado"

A chanceler alemã, Angela Merkel, e o Presidente francês, Emmanuel Macron, disseram esta quarta-feira que um acordo para o Brexit está em finalização e poderá ser apresentado quinta-feira para aprovação no Conselho Europeu. "Quero acreditar que …

Em Chernobyl, estão a desaparecer "as memórias que as pessoas deixaram para trás"

Chernobyl é, atualmente, a maior atração internacional da Ucrânia e o novo presidente, Volodymyr Zelenski, já apresentou um projeto para trazer ainda mais turistas. No entanto, estão a desaparecer "as memórias que as pessoas deixaram …

Huawei afirma que a tecnologia 6G vai estar disponível daqui a 10 anos

O CEO da Huawei, Ren Zhengfei, assinalou, durante uma entrevista à CNBC, que a sua empresa está a trabalhar em redes móveis 6G, que estarão completamente desenvolvidas daqui a 10 anos.   "Trabalhámos em 5G e 6G …