Mexicanos formam “muro humano” junto à fronteira com os EUA

Americanos fazem muro humano

Milhares de mexicanos entrelaçaram os braços na sexta-feira para formarem um “muro humano” na fronteira com os Estados Unidos, em protesto contra o plano do Presidente Donald Trump de construir uma barreira entre os dois países.

O protesto, organizado pelas autoridades locais e grupos de direitos humanos mexicanos, reuniu pessoas munidas de flores, incluindo políticos, líderes sociais e multidões de estudantes na cidade fronteiriça de Ciudad Juarez, que já se encontra dividida da cidade vizinha norte-americana de El Paso por uma longa vedação.

Os manifestantes entoaram slogans contra Trump, cujos planos de construir um muro para afastar imigrantes indocumentados dos Estados Unidos – e fazer com que o México pague pela obra – indignaram muitas pessoas.

“O muro é uma das piores ideias. Não vai travar nada, nem drogas nem migrantes. É apenas um símbolo do ódio de Donald Trump, do racismo do Presidente”, disse Carolina Solis, de 31 anos.

Os manifestantes, incluindo o presidente da câmara de El Paso, Oscar Leeser, formaram uma barreira de quase 1,5 quilómetros.

Muitas pessoas dos dois lados da fronteira atravessam-na diariamente, considerando um país a sua casa mas trabalhando no outro.

“Ciudad Juarez e El Paso são uma só cidade e nunca nos vamos separar”, afirmou Leeser, que nasceu do lado mexicano da fronteira.

O seu homólogo em Ciudad Juarez, Armando Cabada, prometeu ajudar a instalar os migrantes deportados dos Estados Unidos.

“Trump apenas gera medo nos nossos compatriotas norte-americanos. Devemos mostrar solidariedade para com eles e dizer-lhes que têm o nosso apoio. Se forem deportados, vamos acolhê-los de braços abertos”, afirmou.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …

Depois do coro de críticas, brasões da Praça do Império passam do jardim para a calçada

Os brasões florais que representam as capitais de distrito e as ex-colónias portuguesas vão mesmo ser retirados da Praça do Império, em Lisboa, mas passarão a estar representados em pedra da calçada. É a solução …

Vulcão, La Palma

Aeroporto de Las Palmas inoperacional devido à acumulação de cinzas

O aeroporto de La Palma, na Ilha de Tenerife, nas Canárias, está inoperacional por acumulação de cinzas, resultante da erupção do vulcão Cumbre Vieja, informou hoje a empresa gestora dos aeroportos e do tráfego aéreo …

Siza Vieira reforça que é "trabalho" dos Bancos discutir com os clientes o reembolso das moratórias

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, reforça que cabe aos Bancos "discutir com os seus clientes que têm moratórias nos sectores mais afectados" pela pandemia o reembolso das dívidas após o fim destes mecanismos …

Domingos Soares de Oliveira de saída do Benfica

Além de João Varandas Fernandes e José Eduardo Moniz, o administrador Domingos Soares de Oliveira também não vai integrar a lista de Rui Costa para as próximas eleições. Rui Costa confirmou na terça-feira que é candidato …

Depois do Bayern, Barcelona também está atento a Luis Díaz

Luis Díaz continua a somar boas exibições e clubes interessados na sua contratação. Agora fala-se do desejo do Barcelona em contratar o colombiano em janeiro. Luis Díaz atravessa um momento de forma excecional ao serviço do …

Fuse Valley, Matosinhos

Está a nascer em Matosinhos a Silicon Valley portuguesa (e até Siza Vieira está "espantado")

O "Fuse Valley" promete ser a Silicon Valley portuguesa, em Matosinhos, num empreendimento inovador da Farfetch e da Castro Group que até deixa o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, "espantado". A abertura está prevista …

Portugal aguarda "luz verde" da EMA para avançar com terceira dose aos idosos

Portugal aguarda a autorização da Agência Europeia de Medicamentos para avançar com a administração da terceira dose da vacina contra a covid-19 a maiores de 65 anos. Com base nos resultados de dois grandes estudos científicos …

E depois de Merkel? Alemanha já sente falta da Chanceler que saiu da sombra para salvar o seu "delfim"

Angela Merkel tinha prometido ficar afastada das eleições legislativas deste domingo, na Alemanha, mas saiu da sombra para apoiar o seu "delfim", o candidato da CDU, Armin Laschet, que deverá disputar a vitória com o …