Um dos maiores meteoritos lunares está à venda. Vale mais de dois milhões de euros

(dr) ASU Center for Meteorite Studies

Imagem do Northwest Africa (NWA) 11119, um outro meteorito, considerado o mais antigo até agora encontrado

Um dos maiores meteoritos lunares do mundo será colocado à venda (por negociação particular) pela famosa casa de leilões Christie’s esta quinta-feira, avaliado em 2,49 milhões de dólares (cerca de 2,29 milhões de euros).

Segundo avançou a Reuters, citada pelo Público, acredita-se que o meteorito em questão seja o quinto maior do mundo, pesando mais de 13,5 quilogramas. Conhecido como “NWA 12691”, ter-se-á desintegrado da superfície da Lua após uma colisão com um asteróide ou cometa, tendo caído depois no deserto do Sara, em África.

“A experiência de segurar nas mãos um pedaço de outro mundo é algo que nunca se esquece”, disse James Hyslop, responsável pelo departamento de ciência e história natural da Christie’s, acrescentando: “É um pedaço real da Lua. É aproximadamente do tamanho de uma bola de futebol, um pouco mais oblongo, maior do que a sua cabeça”.



Existem aproximadamente 650 quilos de rocha lunar em solo terrestre. Depois de estudado, a origem do meteorito foi comprovada pelos cientistas, que o compararam com amostras de rochas lunares obtidas durante as missões espaciais Apollo à Lua, coordenadas pelos Estados Unidos (EUA).

“Nas décadas de 1960 e 1970, o programa Apollo recolheu cerca de 400 quilogramas de rocha lunar e os cientistas puderam analisar as composições químicas e isotópicas dessas rochas e determinaram que elas coincidem com determinados meteoritos”, disse Hyslop.

“Esperamos um enorme interesse internacional [na peça] por parte de museus de história natural… é um troféu maravilhoso para quem tiver interesse em história espacial ou exploração lunar”, sublinhou o responsável.

A Christie’s irá também colocar à venda (por negociação particular) um conjunto de 13 meteoritos de ferro, com valor estético. Estima-se que essa coleção valha 1,4 milhões de libras (cerca de 1,6 milhões de euros).

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Puigdemont em liberdade, mas com proibição de sair da Sardenha

O Tribunal de Recurso de Sassari decidiu, esta sexta-feira, deixar em liberdade o ex-presidente catalão Carles Puigdemont. Enquanto decorrer o processo judicial, não pode sair da ilha italiana. Carles Puigdemont saiu em liberdade esta sexta-feira, depois …

Centenas de pessoas protestam em Barcelona contra a prisão de Puigdemont em Itália

Centenas de pessoas reuniram-se próximo do consulado italiano em Barcelona em protesto contra a prisão de Carles Puigdemont. Centenas de pessoas reuniram-se esta sexta-feira próximo do consulado italiano em Barcelona, guardado por um forte dispositivo da …

Portugal com mais 9 mortes e 757 casos de covid-19

Portugal registou 757 novos casos e nove mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal registou, nas últimas …

EUA comprometem-se a tomar medidas concretas para resolver diferenças com França

Os Estados Unidos continuam a tentar resolver as diferenças com a França na sequência da crise dos submarinos, com o secretário de Estado a admitir que Washington terá de tomar medidas concretas para reconquistar a …

Portugueses suspeitos de violação em Espanha vão ser libertados

Depois de um recurso inicial ter sido rejeitado por perigo de fuga, um tribunal de instância superior aceitou o pedido de libertação dos dois portugueses que estavam em prisão preventiva desde Julho. Vão ser libertados esta …

Administração da insolvência defende a viabilização da Dielmar

As manifestações de interesse na compra da Dielmar devem ser apresentadas até à próxima segunda-feira. A assembleia de credores está marcada para 6 de Outubro. Segundo revela uma fonte próxima ao Jornal Económico, o administrador da …

FBI emite mandado de detenção a Brian Laundrie, namorado de Gabby Petito

O namorado de Gabby Petito desapareceu três dias depois da jovem também ter sido dada como desaparecida. O jovem de 23 anos está também a ser acusado de fraude bancária. O FBI emitiu esta quarta-feira um …

Cavidade gigante no espaço lança nova luz sobre a formação estelar

Astrónomos que analisaram mapas 3D das formas e tamanhos de nuvens moleculares próximas descobriram uma cavidade gigantesca no espaço. O vazio em forma de esfera, descrito na revista The Astrophysical Journal Letters, abrange cerca de 150 …

Professor que fazia vídeos obscenos foi suspenso

O Ministério da Educação suspendeu o professor de Economia e Direito da Escola Secundária Eça de Queirós, na Póvoa de Varzim, que terá um canal de YouTube com vídeos obscenos. O docente da Secundária Eça de …

Bolsonaro quis apostar caixa de uísque com Boris Johnson por “anticorpos”

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, revelou na quinta-feira que tentou "apostar uma caixa de uísque" com o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, alegando ter mais anticorpos para a covid-19 do que o britânico. A sugestão …