Menino passa 20 horas por dia debaixo de luz ultravioleta para se manter vivo

Com apenas 4 anos de idade, Ismail Ali sofre da síndrome de Crigler-Najjar, uma condição genética caracterizada pela incapacidade do corpo converter e eliminar do sangue a bilirrubina, provocando o seu aumento e, consequentemente, uma forma de icterícia.

Bilirrubina é um pigmento biliar derivado da degeneração natural de glóbulos vermelhos. O aumento de sua concentração no sangue pode levar à acumulação de toxinas que, segundo os médicos, pode provocar surdez, danos cerebrais ou falência dos órgãos.

A doença de Ismail é muito rara, com registos de apenas um caso num milhão de nascimentos. Para tratar esta doença, o menino passa 20 horas dentro do quarto a brincar, comer e dormir, sempre sob uma luz ultravioleta.

“Ele é muito ativo, adora correr para lá e para cá, saltar. Mas o problema é que ele tem que ficar na cama para a fototerapia, e odeia. Especialmente porque tem uma irmã de 7 anos, ele só queria correr e brincar com ela, como uma criança normal de 4 anos. Isso é quase como uma prisão para ele”, adiantou a mãe da criança, Shahzia, à BBC.

A fototerapia é um procedimento em que a criança é colocada sob uma luz azul fluorescente que facilita a eliminação da molécula de bilirrubina pela urina e pelas fezes. No entanto, com o crescimento da criança, o tratamento torna-se cada vez menos eficaz.

Segundo a ONG americana Nord, dedicada a melhorar a vida de de pacientes com doenças raras, a única cura definitiva para a síndrome de Crigler-Najjar seria um transplante de fígado.

A família tem tentado melhorar a qualidade de vida de Ismail o máximo possível. Um amigo já criou uma campanha para arrecadar dinheiro que permita a contratação de uma enfermeira a tempo inteiro.

ZAP // BBC

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. “(…) a única cura definitiva para a síndrome de Crigler-Najjar seria um transplante de fígado”. E do que é que estão à espera? Afinal nem é preciso ninguém morrer para poder doar parte do fígado – ele recupera o seu tamanho normal, tanto no receptador como no dador. Falta apenas a compatibilidade, mas isso também não será problema porque actualmente a situação ainda não é um caso de vida ou de morte e um dador compatível há-de se encontrar com alguma facilidade.

    • Fazer o transplante à custa do estado só num país rico como Portugal, num do terceiro mundo como os EUA, só pagando caro ou com seguro de saúde.

      • Verdade…
        Se nem com o “ObamaCare” tal seria fácil ou possível pois este “plano de saúde” ficou muito aquém do pretendido por Obama, por causa do domínio das duas câmaras pelos republicanos… Se for implementado o “TrumpCare” então é a desgraça total…

RESPONDER

Portugal é dos 10 países com melhores políticas de integração de migrantes

Portugal está no grupo dos dez países com melhores políticas de integração de migrantes, segundo uma avaliação de 52 estados que destaca o combate à discriminação ou a reunificação familiar como pontos fortes. Segundo o Índice …

Lukashenko classifica grevistas e manifestantes como terroristas. Mais de 600 pessoas foram detidas

O Presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, comparou com terrorismo a atitude de manifestantes e grevistas que participaram na greve nacional convocada pela oposição e nos protestos de cidadãos para exigir a sua renúncia. "Estamos a começar …

"Não acredito que cumpra as nossas leis". Trump diz que voto por correspondência é "inapropriado"

O Presidente dos Estados Unidos (EUA) disse que é "inapropriado" os estados levarem vários dias a contar os votos por correspondência, defendendo que o vencedor deve ser declarado na noite das eleições. "Seria muito, muito apropriado …

Reservas de sangue O+ e A+ com níveis críticos. Federação apela à dádiva

A Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) alertou, esta terça-feira, que as reservas nacionais estão com níveis críticos dos tipos O+ e A+, apelando aos portugueses para darem sangue. Em comunicado, a FEPODABES refere …

Madeira quer visitantes infetados a ajudar nas despesas da estadia. "É aquilo que é justo"

O presidente do Governo madeirense anunciou esta terça-feira que decorrem diligências para encontrar mais uma unidade hoteleira para acolher doentes com covid-19, defendendo que os visitantes infetados devem ajudar a custear as despesas da sua …

Filhos de pais separados não podem circular entre concelhos no fim-de-semana

Os filhos de pais separados não poderão deslocar-se entre concelhos para efetuar trocas de residência entre os progenitores entre 30 de outubro a 3 de novembro, o próximo fim-de-semana que abrange o Dia de Todos …

Receita fiscal cai 2.822,7 milhões arrastada pela quebra do IVA e IRC

A receita fiscal do subsetor Estado registou uma redução de 2.822,7 milhões de euros até setembro, recuando 8,3% face ao mesmo período de 2019, refletindo os efeitos da pandemia, segundo a Síntese de Execução Orçamental. “No …

Novo Banco põe à venda carteiras de malparado (e têm nomes de jogadores de râguebi)

Depois de ter cancelado o projeto “Nata 3”, com crédito malparado no valor de 1,2 mil milhões de euros, o Novo Banco prepara agora a venda de carteiras de dimensões mais reduzidas. A revelação foi feita …

"Racismo cultural". Com França e Turquia em rota de colisão, Charlie Hebdo publica caricatura de Erdogan

Numa altura em que França e Turquia estão em rota de colisão, a publicação satírica Charlie Hebdo colocou o presidente turco Recep Tayyip Erdogan na capa a levantar as vestes de uma mulher. De acordo com …

Rui Pinto responde a Júdice: "Lidou durante décadas com ladrões e nunca se queixou"

O pirata informático respondeu, esta terça-feira, através do Twitter, às críticas do antigo sócio fundador da sociedade de advogados PLMJ que, em tribunal, lhe chamou "ladrão". Esta terça-feira, na 17.ª sessão do julgamento sobre o processo …