Cientistas revelam a melhor terapia para as dores de costas. É 84% mais eficaz

1

A combinação de tratamentos individualizados com fisioterapeutas com terapias comportamentais cognitivas é 84% mais eficaz no tratamento das dores de costas do que as terapias convencionais.

Um novo estudo publicado na Journal of Pain revela o tratamento mais eficaz para um problema comum, as dores de costas.

A pesquisa baseou-se em dados de 58 ensaios clínicos controlados aleatórios que envolveram mais de 10 000 pessoas que sofrem com dores crónicas na lombar. Os dados foram filtrados e analisados em grupos, com os cientistas a comparar os resultados obtidos com as terapias convencionais e com os tratamentos individualizados levados a cabo por fisioterapeutas que conhecem os pacientes.

Os resultados concluíram que as terapias individualizadas tiveram uma eficácia muito maior, com um alívio da dor 38% maior do que com os tratamentos convencionais.

“O maior esforço que é exigido nos tratamentos individuais vale a pena porque o benefício dos pacientes é tão grande que é clinicamente importante”, revela Johannes Fleckenstein, autor principal do estudo, ao SciTech Daily.

A equipa ainda comparou os dados de um terceiro grupo, onde as sessões de tratamento individualizadas foram combinadas com terapias comportamentais cognitivas. Este tipo de tratamento baseia-se na ideia de que os pensamentos negativos sobre a dor tendem a exacerbá-la e os pacientes são ensinados a deixar de ter medo de se mexer ou aprendem técnicas para suportarem melhor a dor.

Quando estes dois tipos de tratamento foram combinados, a taxa de sucesso no alívio da dor foi 84% superior à taxa conseguida apenas com as terapias convencionais.

Fleckenstein encara estes resultados como um “apelo urgente” à mudança das políticas de saúde pública.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.