Medicamento que combate o cancro pode ser cura para a calvície

1

Um medicamento que é usado para tratar pacientes de cancro e que sofrem de artrite reumatóide também funciona como estimulante para o crescimento do cabelo. Estará encontrada uma potencial cura para a calvície?

É isto que antecipam os investigadores da Universidade de Columbia, nos EUA, que têm testado um tipo de medicamentos conhecidos como inibidores JAK no combate a uma forma rara de perda de cabelo, denominada alopecia areata.

Nesta doença, o sistema imunitário ataca os folículos do cabelo, não os deixando crescer.

Ora, os inibidores JAK suprimem as respostas inapropriadas do sistema imunitário e é por isso que também funcionam no combate a algumas formas de cancro e à artrite reumatóide, conforme explicam os autores do estudo que foi publicado na Science Advances.

“A surpresa foi quando começámos a usar os medicamentos nos pacientes com alopecia areata, quando os usámos topicamente, o cabelo cresceu muito mais depressa e mais robusto do que com a toma oral”, destaca a líder da investigação, Angela Christiano, em declarações à NBC.

A pesquisa desenvolveu-se com a aplicação do composto na pele de ratos carecas durante cinco dias. Ao cabo de 10 dias, já havia resultados positivos.

Columbia University Medical Center

Em apenas 3 semanas, ratos carecas tratados com medicamentos do tipo inibidores JAK ficaram com o corpo quase todo revestido de pêlos.

Em apenas 3 semanas, ratos carecas tratados com medicamentos do tipo inibidores JAK ficaram com o corpo quase todo revestido de pêlos.

“O cabelo que cresceu surgiu muito bonito, em poucas semanas, e muito forte”, nota Angela Christiano.

O uso destes medicamentos por via oral seria perigoso, porque deixariam os pacientes vulneráveis a infecções. Mas a sua aplicação tópica, como uma pomada, é segura e parece ser mais eficiente, concluem os investigadores do estudo.

ZAP

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.