Manuel Pinho interrogado em setembro por suspeitas de corrupção no caso da EDP

José Sena Goulão / Lusa

O antigo Ministro da Economia Manuel Pinho

O antigo ministro da Economia Manuel Pinho vai ser interrogado a 10 de setembro no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), no âmbito do processo em que são investigadas suspeitas de corrupção envolvendo a EDP, de acordo com os autos do processo, consultado esta sexta-feira pelo Expresso.

O interrogatório de Manuel Pinho está previsto para 10 de setembro e o ex-ministro e o seu advogado, Ricardo Sá Fernandes, já foram notificados desse agendamento.

Manuel Pinho teve um primeiro interrogatório marcado para julho do ano passado, tendo comparecido no DCIAP, acabando por não ser interrogado devido a um expediente legal interposto pelo advogado, que pedia o afastamento dos procuradores que estão à frente do processo 184/12, informou o Expresso.

Se se confirmar, este será o primeiro interrogatório de um dos arguidos do processo. Até hoje nenhum dos outros arguidos (em que se inclui o presidente executivo da EDP, António Mexia) foi interrogado. Manuel Pinho voltou a ter formalmente o estatuto de arguido em junho, depois de vários meses em que defendeu não ser arguido, à luz de uma decisão do juiz de instrução Ivo Rosa.

Os procuradores responsáveis pela investigação têm estado a ouvir diversas personalidades como testemunhas. Pelo DCIAP já passaram vários funcionários e gestores da EDP, antigos colaboradores de Manuel Pinho no Ministério da Economia e outras testemunhas.

Miguel A. Lopes / Lusa

O presidente do Conselho de Administração Executivo da EDP, António Mexia

No mesmo dia haverá a inquirição como testemunha de Luís Gravito, da Boston Consulting Group, empresa que cedeu o também arguido João Conceição (atual administrador da REN) como consultor de Manuel Pinho no Ministério, ao mesmo tempo que mantinha vários contratos e trabalhos para a EDP.

O presidente executivo da EDP, arguido neste processo desde junho de 2017, não foi ainda interrogado nem há data marcada para interrogatório.

Antigos administradores da Comporta serão ouvidos

Entre as testemunhas que o DCIAP irá em breve ouvir estão Carlos Beirão da Veiga e Carlos Cortês, antigos administradores da Herdade da Comporta. Foram convocados para prestarem depoimentos a 04 e 05 de setembro, respetivamente, segundo os autos do processo, que o Expresso consultou.

Os procuradores do DCIAP, além das suspeitas sobre a ligação entre Manuel Pinho e a EDP, estão a investigar as ligações do mesmo ao Grupo Espírito Santo e eventuais favorecimentos que o governante tenha feito a interesses económicos do GES.

A realização da Ryder’s Cup (competição internacional de golfe) na Herdade da Comporta (que era um dos principais ativos do GES) não chegou a concretizar-se, mas foi promovida publicamente por Manuel Pinho, que ainda não explicou publicamente porque recebia numa sociedade ‘offshore’ transferências mensais da Espírito Santo Enterprises (o chamado saco azul do GES) enquanto era ministro (de 2005 a 2009).

TP, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.