Manuel Pinho interrogado em setembro por suspeitas de corrupção no caso da EDP

José Sena Goulão / Lusa

O antigo Ministro da Economia Manuel Pinho

O antigo ministro da Economia Manuel Pinho vai ser interrogado a 10 de setembro no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), no âmbito do processo em que são investigadas suspeitas de corrupção envolvendo a EDP, de acordo com os autos do processo, consultado esta sexta-feira pelo Expresso.

O interrogatório de Manuel Pinho está previsto para 10 de setembro e o ex-ministro e o seu advogado, Ricardo Sá Fernandes, já foram notificados desse agendamento.

Manuel Pinho teve um primeiro interrogatório marcado para julho do ano passado, tendo comparecido no DCIAP, acabando por não ser interrogado devido a um expediente legal interposto pelo advogado, que pedia o afastamento dos procuradores que estão à frente do processo 184/12, informou o Expresso.

Se se confirmar, este será o primeiro interrogatório de um dos arguidos do processo. Até hoje nenhum dos outros arguidos (em que se inclui o presidente executivo da EDP, António Mexia) foi interrogado. Manuel Pinho voltou a ter formalmente o estatuto de arguido em junho, depois de vários meses em que defendeu não ser arguido, à luz de uma decisão do juiz de instrução Ivo Rosa.

Os procuradores responsáveis pela investigação têm estado a ouvir diversas personalidades como testemunhas. Pelo DCIAP já passaram vários funcionários e gestores da EDP, antigos colaboradores de Manuel Pinho no Ministério da Economia e outras testemunhas.

Miguel A. Lopes / Lusa

O presidente do Conselho de Administração Executivo da EDP, António Mexia

No mesmo dia haverá a inquirição como testemunha de Luís Gravito, da Boston Consulting Group, empresa que cedeu o também arguido João Conceição (atual administrador da REN) como consultor de Manuel Pinho no Ministério, ao mesmo tempo que mantinha vários contratos e trabalhos para a EDP.

O presidente executivo da EDP, arguido neste processo desde junho de 2017, não foi ainda interrogado nem há data marcada para interrogatório.

Antigos administradores da Comporta serão ouvidos

Entre as testemunhas que o DCIAP irá em breve ouvir estão Carlos Beirão da Veiga e Carlos Cortês, antigos administradores da Herdade da Comporta. Foram convocados para prestarem depoimentos a 04 e 05 de setembro, respetivamente, segundo os autos do processo, que o Expresso consultou.

Os procuradores do DCIAP, além das suspeitas sobre a ligação entre Manuel Pinho e a EDP, estão a investigar as ligações do mesmo ao Grupo Espírito Santo e eventuais favorecimentos que o governante tenha feito a interesses económicos do GES.

A realização da Ryder’s Cup (competição internacional de golfe) na Herdade da Comporta (que era um dos principais ativos do GES) não chegou a concretizar-se, mas foi promovida publicamente por Manuel Pinho, que ainda não explicou publicamente porque recebia numa sociedade ‘offshore’ transferências mensais da Espírito Santo Enterprises (o chamado saco azul do GES) enquanto era ministro (de 2005 a 2009).

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Boris Johnson hospitalizado para fazer mais exames à covid-19

O primeiro-ministro britânico, que deu positivo para o novo coronavírus há dez dias, foi hospitalizado, este domingo, para novos exames. "A conselho do seu médico, o primeiro-ministro foi internado no hospital para exames esta noite", indicou …

Mistura de nanopartículas carregadas pode ser o cocktail fatal das células cancerígenas

Uma equipa de investigadores da Coreia do Sul descobriu que podem dar um golpe fatal nas células cancerígenas com uma cuidadosa mistura de nanopartículas carregadas. Os lisossomas são os caixotes do lixo das células. Contêm enzimas …

Diretora-geral da Saúde da Escócia demite-se após furar confinamento que impôs

A diretora-geral da Saúde da Escócia, Catherine Calderwood, anunciou na noite de domingo a sua demissão após ter desrespeitado as regras de confinamento que impôs, ao deslocar-se por duas vezes à sua segunda casa durante …

Maduro pede aos norte-americanos que impeçam "novo Vietname" perto de casa

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, dirigiu este domingo uma carta aos norte-americanos, apelando a que travem as alegadas intenções de Trump de avançar para um conflito armado com a Venezuela e impeçam "outro Vietname …

Apareceu um enorme buraco na camada de ozono por cima do Pólo Norte

O Arctic Ozone Watch da NASA relatou a formação de um grande buraco na camada de azono acima do Pólo Norte, que pode ser o maior já registado no norte. Em março, os relatórios de balões …

Descoberto novo candidato a superterra habitável a 12 anos-luz

Um sistema estelar recém-descoberto a 12 anos-luz inclui três mundos na faixa de tamanho entre a Terra e Neptuno, um deles na "zona habitável" da estrela, onde o calor do hospedeiro permite a existência de …

Na Terra ou em Marte: reator híbrido converte CO2 em produtos orgânicos

Uma equipa de investigadores desenvolveu um reator híbrido que utiliza bactérias "ciborgues" incorporadas em nanofios para produzir alimentos, combustível e oxigénio. Segundo o comunicado da Universidade da Califórnia, em Berkeley, este sistema é muito semelhante ao …

Já pode visitar o ponto mais profundo dos 5 oceanos (mas há um preço)

Graças a um explorador rico, em maio, alguns sortudos poderão escapar da pandemia de covid-19 durante um curto período de tempo, mergulhando ao ponto mais profundo conhecido dos oceanos da Terra. O Challenger Deep é o …

Os tubarões são mais fáceis de capturar em águas mais frias

As áreas equatoriais quentes são o local onde a vida marinha é mais biodiversa. No entanto, os navios de pesca são mais propensos a capturar tubarões e atum em regiões oceânicas frias. Vivem mais espécies perto do …

Golfinhos machos "cantam" juntos para seduzir fêmeas

Um novo estudo científico sugere que os golfinhos machos "cantam" todos juntos, de forma síncrona, para seduzirem as fêmeas a ter relações sexuais. De acordo com a revista Newsweek, os investigadores analisaram várias gravações de "pops" — …