Luís Castro troca Vitória de Guimarães por Shakhtar Donetsk

O treinador Luís Castro deixou o Vitória de Guimarães, da I Liga portuguesa de futebol, e vai orientar o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, com um contrato válido por duas épocas, confirmaram esta quarta-feira os dois clubes.

O técnico, de 57 anos, vai treinar uma equipa que vai participar na fase de grupos da Liga dos Campeões na próxima época e que venceu o campeonato e a Taça da Ucrânia nas últimas três épocas, sob o comando do também português Paulo Fonseca, terça-feira oficializado como treinador da Roma, da ‘Série A’ italiana.

Com Luís Castro, também deixam o Vitória os adjuntos Vítor Severino, Filipe Celikkaya e José Roque. Por opção, mantém-se no Vitória o também adjunto Vítor Martins.

Em comunicado, o Vitória de Guimarães agradeceu a Luís Castro e à sua equipa técnica, desejando ainda “felicidades pessoais e profissionais” para o técnico.

Esta vai ser a primeira experiência de Luís Castro fora de Portugal, depois de, na temporada anterior, ter conduzido a equipa vitoriana ao quinto lugar da I Liga portuguesa e ao consequente apuramento para a segunda pré-eliminatória da Liga Europa.

No ativo desde 1999/00, quando iniciou a carreira no Águeda, o treinador natural de Vila Real orientou mais três clubes no principal campeonato português – Penafiel (2004/05 e 2005/06), Rio Ave (2016/17) e Desportivo de Chaves (2017/18).

Luís Castro cumpriu ainda 10 épocas no FC Porto, como coordenador da formação, até 2012/13, como treinador da equipa B, ao serviço da qual alcançou um título da II Liga, em 2015/16, e ainda como técnico da equipa principal, na temporada 2013/14, após ter substituído precisamente Paulo Fonseca – os ‘dragões’ foram terceiros na I Liga.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Donald Trump partilha imagem da Trump Tower na Gronelândia

Donald Trump prometeu não construir uma Trump Tower na Gronelândia, o território autónomo da Dinamarca que quer comprar por ser um “grande negócio imobiliário”. A fotomontagem foi publicada no Twitter pelo Presidente dos Estados Unidos. A …

Dia vira noite. Às 15 horas já estava escuro em São Paulo

Uma frente fria encontrou-se com uma massa de ar que continha partículas de incêndios florestais da região da Amazónia. O choque de temperatura entre as duas massas, teve como resultado o escurecimento do dia. Durante a …

Zé Luís rejeitou salário três vezes mais alto para vir para o FC Porto

Com a ambição de representar o FC Porto, Zé Luís teve de fazer sacrifícios a nível financeiro. O cabo-verdiano rejeitou uma proposta da China com um salário muito mais alto. Zé Luís parece começar a justificar …

Motorista que conduziu Marcelo entre Lisboa e Porto mandou um e-mail. Foi investigado como "ameaça ao Estado"

O Governo recebeu um email a avisar que a greve dos motoristas ia provocar o caos, fazendo parar muitos serviços - e lembrando que assim caiu um governo no Chile. O executivo receou que fosse uma …

Marinho e Pinto quer Pardal Henriques como deputado do Partido Democrático Republicano

Ainda que não tenha confirmado Pedro Pardal Henriques como um dos cabeça-de-lista do partido que fundou, Marinho e Pinto não poupou elogios ao advogado do Sindicato de Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) . “Seria um …

TAP vai deixar de contar para o défice orçamental

A 15 dias das eleições legislativas, o défice orçamental de 2018 vai ser revisto em baixa. Em causa estão os prejuízos da TAP que deixam de influenciar as contas nacionais. A alteração será comunicada a duas …

Imigrantes desesperam com atrasos no SEF. Bloco questiona Governo

As marcações para atendimento no SEF estão suspensas até ao final deste ano e não existem datas disponíveis nem agenda definida para 2020, levando muitos imigrantes a ficar em risco de irregularidade. A espera para conseguir …

Rui Rio esteve de cócoras a confecionar tapetes em Viana do Castelo. Mas quer país governado “bem de pé”

O líder do PSD, Rui Rio, esteve “de cócoras” a confecionar tapetes floridos em Viana do Castelo, na noite de segunda-feira, assumindo que aquela posição é desaconselhada para governar o país. Duzentos metros ao lado, António …

Empresa está há 12 anos à espera que o Fisco lhe devolva 86 mil euros

Uma empresa do sector alimentar está há 12 anos à espera que o Fisco lhe devolva 86 mil euros de uma caução paga no âmbito de uma queixa que apresentou contra a Autoridade Tributária (AT). …

Há medicamentos esgotados há mais de um ano. Doentes estão sem alternativas

Há várias farmácias com os medicamentos esgotados, segundo os dados que a Associação Nacional de Farmácias (ANF). Os hipertensos são dos que mais preocupam. Quem sofre de hipertensão e é medicado com Adalat tem, há pelo …