Louvre recupera armadura do século XVI roubada há quase 40 anos

O peitoral e o capacete elaboradamente decorados, que estavam desaparecidos desde 1983, datam do século XVI e voltaram finalmente ao museu do Louvre, em França.

Quase quatro décadas depois, um peitoral e um capacete do século XVI que tinham sido roubados do Louvre, no dia 31 de maio de 1983, estão de volta ao museu parisiense, conta o site Live Science, que cita a agência France-Presse (AFP).

Forjada em Milão durante o Renascimento, entre 1560 e 1580, a armadura de metal tem ouro e prata incrustados e vale cerca de 500 mil euros. As duas peças foram doadas ao Louvre, em 1922, pela família Rothschild, uma das dinastias bancárias mais ricas do mundo durante o século XIX e início do século XX.

Em janeiro, um especialista em antiguidades militares avistou a armadura depois de ter sido contratado por um leiloeiro para uma avaliação num leilão imobiliário em Bordéus. Suspeitando de qual poderia ser a sua origem, o homem decidiu notificar as autoridades do Escritório Central de Combate ao Tráfico de Bens Culturais (OCBC).

Feito o aviso, as autoridades identificaram a armadura perdida numa lista mantida pelo Treima, um banco de dados eletrónico francês de objetos roubados.

“Eu tinha a certeza que um dia iriam reaparecer porque são objetos muito singulares. Mas nunca poderia ter imaginado que as coisas corressem tão bem, isto é, que estariam na mesma em França e juntos”, afirmou à AFP Philippe Malgouyres, chefe do património do museu francês.

Segundo o mesmo site, o roubo desta armadura não foi o maior que já aconteceu no Louvre. Em 1911, o italiano Vincenzo Peruggia roubou a famosa pintura da Mona Lisa do museu e conseguiu fugir durante dois anos.

  ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Belenenses 0-4 Sporting | Melhor o resultado que a lesão

O Sporting, da I Liga, venceu hoje o Belenenses, do Campeonato de Portugal, por 4-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, garantindo o apuramento para a próxima fase da competição. No …

Sintrense 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto, da I Liga, venceu hoje o Sintrense, do Campeonato de Portugal, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue em frente na competição. A jogar em …

Nova tecnologia usa calor dos estacionamentos subterrâneos para aquecer apartamentos

A startup Enerdrape, que funciona dentro da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, desenvolveu uma tecnologia que aproveita o calor emanado pelo solo no aquecimento de apartamentos. Quase 60% do aquecimento utilizado nos edifícios residenciais …

Pela primeira vez, um drone transportou os pulmões de um dador em segurança. Voo demorou seis minutos

Pela primeira vez na história da medicina, um drone aéreo transportou os pulmões de um dador com rapidez e segurança entre dois hospitais. O voo, que durou apenas seis minutos, ocorreu no passado dia 25 de …

Grupo de hackers clonou a voz de empresário para roubar 35 milhões de dólares do banco

Um grupo de hackers clonou a voz do diretor de uma empresa, conseguindo assim roubar mais de 35 milhões de dólares de um banco nos Emirados Árabes Unidos. No início do ano passado, o gerente de …

Portugueses comem duas vezes mais do que o recomendando

Os portugueses consumiram, em média, duas vezes mais calorias do que o recomendando para um adulto entre 2016 e 2020, ano em que a pandemia provocou uma redução do consumo de alimentos diário, mas ainda …

Aos 95 anos, a rainha Isabel II terá de abdicar da sua bebida favorita

A monarca foi aconselhada pelos médicos a abdicar do seu habitual martini de fim de dia, em antecipação a uma fase de agenda especialmente preenchida. Com 95 anos, a rainha Isabel II tem tido uma semana …

Médicos vão avaliar estado mental do atacante da Noruega

A investigação ao ataque com arco e flecha que na quarta-feira fez cinco mortos na Noruega reforçou, até agora, a tese de um ato devido a doença, anunciou hoje a polícia norueguesa. “A hipótese que foi …

Há mais de 100 anos, o Hawai teve uma monarquia - mas a força da princesa Ka'iulani não chegou para a preservar

Antes de morrer, com apenas 23 anos, a princesa Victoria Ka'iulani foi a última herdeira da coroa havaiana. A jovem era uma das últimas esperanças em manter a monarquia viva, mas nem a sua determinação …

Preço da luz no mercado regulado deverá subir 0,2% em 2022

O preço da eletricidade para os consumidores do mercado regulado deverá subir 0,2% no próximo ano face à média do ano em curso, segundo a proposta da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) hoje anunciada. “Para …