Na medicina medieval, livros astrológicos diziam aos médicos quando tratar os pacientes

Na era medieval, os médicos tinham como seu auxílio um livro onde consultavam as posições dos planetas e das estrelas. A astrologia tinha uma grande influência na prática médica.

Os médicos medievais tinham de possuir uma variada gama de habilidades, incluindo a capacidade de ler textos em latim, um conhecimento prático dos “humores” corporais e uma compreensão dos fundamentos da circulação sanguínea.

As suas técnicas de diagnóstico eram amplamente limitadas ao exame da urina de um paciente: eles podiam combinar a cor da urina com a de um gráfico. Após o diagnóstico, um dos tratamentos mais importantes foi o derramamento de sangue, para o qual os médicos usavam mapas astrológicos detalhados.

Na Idade Média, as estrelas estavam carregadas de significado e, sem poluição luminosa no céu, geralmente eram mais fáceis de ver a olho nu do que são agora. A crença na astrologia era quase universal. Planetas e estrelas sob os quais uma pessoa nasce exerceriam uma influência sobre a saúde e a personalidade de uma pessoa.

Alguém nascido sob Marte poderia crescer e tornar-se beligerante, enquanto alguém nascido sob Vénus tornar-se-ia lascivo. Pensava-se que cometas, eclipses e conjunções de planetas prediziam desastres naturais ou golpes políticos. Estes eventos cósmicos eram tão significativos que todas as cortes europeias medievais possuíam um astrólogo — e os reis raramente tomavam decisões políticas sem consultá-los antes.

Ferramenta do comércio

Um manuscrito agora presente na Biblioteca Nacional da Escócia provavelmente pertenceu a um médico que queria calcular as fases da lua e as posições siderais antes de cortar a veia de um paciente.

Os signos do zodíaco governavam partes específicas do corpo. Este conceito é visualizado no “homem do zodíaco”, segundo o qual Carneiro governa a cabeça, Gémeos os dois braços, Escorpião no sexo, Aquário nas canelas, Peixes nos pés e assim por diante.

Para tratar uma doença dos pés, um médico consultaria o céu noturno em relação à posição de Peixes. O cálculo das posições celestes e o tempo e local exigiriam a interpretação de vários gráficos no manuscrito.

Saber como manipular esse manuscrito e ler os seus diagramas complexos certamente impressionaria o paciente e estabeleceria uma diferença de poder e conhecimento entre médico e paciente. O manuscrito não apenas ajudaria o cirurgião nos seus cálculos, mas também servia para demonstrar a sua experiência, um pouco como a bata branca e o estetoscópio de hoje.

Conhecimento portátil

Um tipo de manuscrito em que podemos encontrar estes diagramas é conhecido como “livro-morcego”. Estes consistem em folhas de pergaminho dobradas em compartimentos, quase como mapas de estradas. Estes eram projetados para serem pendurados num cinto, tornando-se portáteis.

Em 2016, o grande especialista de codicologia Peter Gumbert chamou-os de “livros-morcego” — “porque, quando descansam, ficam de cabeça para baixo e todos dobrados”. O texto está de cabeça para baixo, para que o livro fique legível quando está pendurado na cintura.

Atualmente existem cerca de 60 destes livros — o mais antigo foi produzido na Abadia de Glastonbury por volta de 1265 e o mais novo da década de 1470. Destes, cerca de 30 são almanaques ingleses — incluindo o da Biblioteca Nacional de Edimburgo — que contêm material médico e astrológico.

Os cálculos astronómicos no livro são notáveis, considerando que os astrónomos que os fizeram tinham um modelo geocêntrico, em vez de heliocêntrico, do sistema planetário.

O “livro-morcego” poderia então ser considerado um smartphone medieval: um computador portátil de mão com aplicações para profissionais ocupados.

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. O Pai da Medicina, – Hipócrates – afirmava que para se exercer medicina era imperioso ter bons conhecimentos de astrologia senão era um nabo em medicina

    • Hipócrates sabia do que falava mas hoje a medicina está corrompida tal como diversos sectores da civilização. A decadência é quase total.

RESPONDER

Juiz Neto de Moura muda nome com que assina acórdãos

O juiz Neto de Moura, envolvido em algumas decisões polémicas sobre violência doméstica, alterou o nome com que assina os acórdãos, avança o Jornal de Notícias na sua edição impressa deste domingo. De acordo com …

Violenta tempestade faz pelo menos 30 mortos em Minas Gerais

A violenta tempestade que desde quinta-feira assola o estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil, já provocou pelo menos 30 mortos e 17 desaparecidos, anunciou este domingo a Proteção Civil. De acordo com o novo balanço, …

Descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham

Foram descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham usando as suas barbatanas. Ao todo são já conhecidas nove espécies deste tipo de tubarões. Investigadores encontraram tubarões que caminham nas águas do norte da Austrália e …

Caso suspeito de infeção por coronavírus em Portugal deu negativo

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou este domingo que o primeiro caso suspeita de coronavírus em Portugal, com um paciente sob observação no Hospital de Curry Cabral, em Lisboa, deu negativo após  análises. "A Direção-Geral da …

Francisco Rodrigues dos Santos é o novo líder do CDS

A moção de estratégia de Francisco Rodrigues dos Santos, sob o título "Voltar a Acreditar", foi a mais votada na madrugada domingo no 28.º congresso do CDS, em Aveiro, avançaram à agência Lusa fontes partidárias. A …

Cientistas descobrem proteína capaz de imitar os efeitos do exercício físico

A proteína, chamada de Sestrin, é capaz de proporcionar benefícios musculares muito semelhantes aos da prática de exercício físico. Um grupo de cientistas da Universidade de Medicina do Michigan, nos Estados Unidos, descobriu uma proteína …

Inscrição hebraica com 2.800 anos revela antigo nome bíblico

Uma equipa de arqueólogos encontrou um jarro com 2.8000 anos com a inscrição em hebraico "Benayo" no sítio arqueológico de Abel Beth Maacah, no norte de Israel, local várias vezes mencionado na Bíblia Hebraica.  De …

Braga vence FC Porto e conquista Taça da Liga. Sérgio coloca lugar à disposição

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 1-0 e conquistou a Taça da Liga, com Ricardo Horta a marcar o golo decisivo aos 90+5, garantindo um troféu que os bracarenses já tinham …

Rara moeda de ouro com a cara de Eduardo VIII vendida por preço recorde

Uma rara moeda de ouro com o perfil do rei britânico Edward VIII foi vendida a um comprador particular pelo valor recorde de 1,3 milhões de dólares. A informação é avançada pela Royal British Mint, a …

Depois dos incêndios, Austrália está prestes a experimentar uma "bonança" de aranhas mortais

Depois dos incêndios florestais que assolaram o país, os australianos começaram a implorar por chuva. O bónus de aranhas mortais não estava incluído no pedido, mas os especialistas do Australian Reptile Park acreditam que é …