/

Lítio pode reverter malefícios de radiação no cérebro

4

(dr) baycrest.org

Cientistas concluíram numa experiência com ratos que o lítio pode reverter os malefícios da radiação no cérebro, podendo o seu uso ser promissor para tratar crianças que foram sujeitas a radioterapia e desenvolveram posteriormente défices de memória e aprendizagem.

Os autores do estudo, publicado esta quinta-feira na revista Molecular Psychiatry, não esclarecem se os animais testados eram saudáveis, ou tinham tumores na cabeça tal como as crianças submetidas a radioterapia e com as quais estabelecem paralelismos.

Segundo investigadores do Instituto Karolinska, na Suécia, citados em comunicado pela instituição, a capacidade de memória e aprendizagem dos roedores melhorou quando foram tratados com lítio (metal) após, numa fase inicial da sua vida, o seu cérebro ter sido sujeito a doses de radiação não especificadas.

A equipa verificou um aumento da formação de novos neurónios (células) numa área do cérebro (hipocampo) que é importante para a memória durante o período em que os ratos receberam lítio, na fase de crescimento até se tornarem quase adultos.

O comunicado ressalva, no entanto, que a maturação dos neurónios em células nervosas completas só ocorreu quando o tratamento com lítio foi interrompido.

Ainda assim, a autora principal do estudo, Giulia Zanni, considera que o lítio, “dado segundo as diretrizes deste modelo”, testado em ratos, “pode ajudar a curar as lesões causadas pela radioterapia, mesmo ao fim de muito tempo”.

O estudo concluiu ainda que apenas as células sujeitas a radiação são afetadas pela ação do lítio. O mesmo grupo de investigação, que pretende avançar para ensaios clínicos, já tinha sugerido anteriormente que o lítio protege o cérebro contra lesões se for administrado juntamente com radioterapia.

// Lusa

4 Comments

    • “A Medicina Alternativa já utiliza o lítio há mais de 200 anos como medicina para beneficiar a saúde.”
      Medicina Alternativa?!
      Hahahaaaa!!…
      Deve ser para doenças “alternativas”!!
      Medicina só há uma – a baseada na ciência; o resto são crenças e charlatanice!!
      “…há mais de 200 anos…”
      Muito bom…. então já usavam o lítio antes dele ser descoberto – é mesmo uma “Medicina” muito à frente!!
      Ai Pires, Pires, não comeces a estudar….

      • LOL! Ai Eu!.. Tão ignorante que até mete dó!… Mas ao menos fazes-me rir!

        “Medicina só há uma – a baseada na ciência” – pois, é tão boa que há cada vez mais gente doente, a tomar medicação para sempre! Mesmo bom, é assim que ganham dinheiro!…
        Esta INDÚSTRIA [dos fármacos] vive à custa da doença! E mais! Esta “medicina baseada na ciência” é que deveria ser chamada de alternativa, pois existe há bem menos tempo que todas as outras “alternativas” que já existem há milénios (chinesa, ayurvédica p.ex.)

        Se os medicamentos fossem bons, não tinham tantos efeitos secundários!… Tratam uns sintomas, aparecem outros, que depois por sua vez, necessitam de outros medicamentos para tratar esses sintomas, e começa a bola de neve.
        Remédios remedeiam, não curam! O nosso corpo é que tem todo o trabalho em repor a saúde plena, não são os medicamentos! Aprendam isso de uma vez! Tratem de fortalecer o sistema imunitário!

        Faz do alimento o teu medicamento! BOA NUTRIÇÃO É A SOLUÇÃO!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.