//

Lingua electrónica melhora produção de vinho

Foxtongue / Flickr

-

Investigadores espanhóis criaram um dispositivo que executa as funções da língua humana e indica o momento ideal para a colheita das uvas no processo de fabricação do vinho.

Os seus criadores, da Universidade Politécnica de Valência, conhecem-na como “língua volumétrica ou electrónica”. Manez Ramón Martínez, co-autor do estudo, disse à BBC que a “língua” é capaz de medir a quantidade de açúcar (°Brix), o nível de acidez total, e o pH das uvas.

O dispositivo, um cilindro de aço equipado com elétrodos, analisa esses elementos — em poucos segundos e no próprio local —, que indicam a melhor altura para a colheita da fruta a partir do líquido que é obtido quando as uvas são esmagadas.

Essa análise é em tudo semelhante à realizada pela língua de seres humanos ou animais, quando entra em contacto com um alimento.

Primeiro a língua determina se o sabor é de uma substância doce, ácida ou amarga. Depois realiza um processo mais complexo e reconhece se se trata de uma fruta, um legume ou qualquer outra coisa, como explica Martínez.

O académico explica que uma das vantagens do dispositivo é permitir que se tenha uma certeza científica sobre a qualidade da fruta no início do processo, o que é essencial para obter um bom produto final.

“A colheita é muito importante, uma vez que determina o resto da linha de produção, por isso tem que acontecer na hora certa: se a fruta está muito doce, a quantidade de álcool na bebida não seria a correcta, e se não forem colhidas na hora certa, apodrecem.” Ele acrescentou que, nessa fase inicial, a decisão sobre o momento da colheita decorre, muitas vezes, da intuição dos vinicultores.

O tempo que a fruta passa na videira depende ainda do tipo de vinho a ser produzido. Por exemplo, as primeiras uvas que são colhidas são usadas para a cava, um vinho espumante semelhante ao fabricado na região de Champagne, no norte de França.

Dados

BBC

Língua electrónica

Língua electrónica

O conceito da língua electrónica para a análise de líquidos foi desenvolvido há vários anos, quando vários protótipos foram construídos. É inspirado no nariz electrónico, que identifica odores usando reconhecimento de padrões que são processados por um computador.

O trabalho de campo foi realizado nos meses de Agosto e Setembro de 2012, época de colheita, em vinhedos na região mediterrânea da Espanha. Oito tipos de uva foram estudadas: Cabernet Sauvignon, Shyrah, Chardonnay, Pinot Noir, Merlot, Bobal e Macabeo.

Os dados recolhidos pelo dispositivo electrónico foram confirmados por estudos de laboratório realizados por métodos tradicionais.

Os resultados acabam de ser publicados na revista Food Research International, do Instituto Canadiano de Ciência e Tecnologia de Alimentos (CIFST, na sigla em inglês), especializada na divulgação de pesquisas sobre nutrição e alimentos.

ZAP, BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.