Leão ficou no balneário ao intervalo

Rodrigo Antunes / Lusa

Vida difícil para o Sporting. Num jogo pouco conseguido, que valeu apenas, na perspectiva leonina, pelos primeiros 20 minutos, a formação lusa perdeu de forma clara em Alvalade com o Dortmund por 3-0, no jogo da primeira mão do play-off da Liga dos Campeões.

Todos os golos surgiram na segunda parte, fase em que os “leões” praticamente não atacaram e raramente conseguiram sair com a bola controlada do terço defensivo. Tarefa hercúlea para a segunda mão.

Primeira parte “mista”, com o Sporting a entrar bem no jogo e a acertar com estrondo na barra aos 15 minutos, por Maxi Araújo. O Dortmund conseguiu, aos poucos, ter mais bola, mas era o “leão” a equipa que mais se aproximava da baliza contrária.

Contudo, faltava mais explosão e espontaneidade na frente para romper com o equilíbrio global do encontro.

Tudo se complicou no segundo tempo. Os alemães passaram a controlar e a dominar por completo o encontro, sem deixar que o Sporting saísse em transições, obrigando os jogadores leoninos a errar muitos passes, e os dois primeiros golos apareceram, com origem em cruzamentos do lado direito.

No 1-0 foi Serhou Guirassy, nas alturas, a cabecear com qualidade e a seguir foi Pascal Groß a emendar, após assistência de… Guirassy.

Ao “leão” faltava energia e rasgo, algo que nem a entrada de Viktor Gyökeres solucionou, e a ligação entre o meio-campo e o ataque era inexistente.

Quando o Sporting tentava reagir, Karim Adeyemi acabou com as dúvidas.

O Jogo em 5 Factos

1. Dortmund como raramente se viu

O Dortmund sofria golos há 13 jogos consecutivos, mas conseguiu quebrar essa série em Alvalade. Aliás, em termos colectivos, os germânicos registaram o seu GoalPoint Rating médio mais elevado, um 6.69, e tiveram cinco jogadores com mais de 7.0.

2. Sem soluções de ataque

Sempre que o Sporting atacava, o Dortmund fechava-se e não dava soluções à turma lusa, que teve de recorrer a muitas variações de flanco na tentativa de encontrar espaços. Em vão. Ao todo os “leões” realizaram seis variações de flanco, o seu máximo na prova.

3. Alemães entraram facilmente na área

Em especial no segundo tempo, o Dortmund entrou com facilidade na área leonina. Ao todo foram 32, sendo que 22 aconteceram após o intervalo. O Sporting somou 19, apenas seis na etapa complementar.

4. “Leões até lutaram

Os jogadores sportinguistas nunca viraram a cara à luta, apesar das dificuldades. Prova disso o facto de terem ganho 65 duelos individuais e terem perdido 58.

5. BVB competente no desarme

As dificuldades “verdes-e-brancas” ampliaram-se com a grande capacidade alemã em tirar a bola aos portugueses. O Dortmund contabilizou 23 desarmes, igualando o seu valor mais elevado na competição.

Melhor em Campo

O médio alemão Pascal Groß controlou completamente o meio-campo em Alvalade. Marcou o segundo golo do jogo, criou uma ocasião flagrante em três passes para finalização, recebeu oito passes progressivos e acumulou seis acções com bola na área contrária. Perdeu somente nove de 75 posses.

Resumo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.