Jovem acusado de descarrilar comboio para vídeo no YouTube

Um adolescente norte-americano foi judicialmente acusado depois de, alegadamente, ter descarrilado um comboio para criar um vídeo para o YouTube.

O vídeo, intitulado “Loaded BNSF Arbor COLLIDES and DERAILS in Bennet, NE! MOST INSANE VIDEO I’VE EVER TOKEN!” foi carregado no canal Capitol City Rail Productions no dia 23 de abril de 2024 e, desde então, obteve cerca de 630 mil visualizações. Estas imagens podem agora servir como prova crucial no processo contra o adolescente.

O jornal americano New York Times noticiou que o descarrilamento ocorreu a 21 de abril, apenas dois dias antes da publicação do vídeo. Os funcionários da BNSF Railway foram alertados para o incidente por volta das 18h10 de 21 de abril. O descarrilamento envolveu duas locomotivas e cinco vagões, que descarrilaram mas permaneceram na vertical.

As locomotivas atingiram um vagão de carvão vazio estacionado nos carris, causando aproximadamente 150 mil dólares em danos à propriedade do Distrito de Energia Pública de Omaha e mais 200 mil dólares em danos à propriedade da BNSF, escreve o All That’s Interesting.

Pouco depois de os investigadores terem chegado ao local, foram abordados pelo adolescente, que perguntou o que se tinha passado. Quando lhe foi dito que a causa do descarrilamento ainda não tinha sido identificada, o adolescente comentou: “Obviamente, um interruptor foi acionado de forma errada”.

Depois de ter dito isto, o jovem começou a explicar ao investigador a mecânica dos interruptores dos caminhos-de-ferro.

O maquinista do comboio confirmou este relato, afirmando que um interruptor desalinhado tinha feito com que o comboio se desviasse para a via errada. O comboio tentou uma paragem de emergência, mas não conseguiu parar antes de passar pelo local do interruptor.

O investigador da BNSF Railway, Thomas McCaslin, disse ao New York Times de que o interruptor deveria estar protegido com um cadeado para evitar movimentos não autorizados. No entanto, no dia do incidente, o cadeado não estava lá, o que indicava uma possível adulteração.

O adolescente também disse aos investigadores que tinha gravado o descarrilamento no seu telemóvel e até lhes mostrou o vídeo. O jovem explicou que é um entusiasta de comboios e que filma frequentemente comboios para o seu canal do YouTube.

Ao reverem as imagens de segurança da zona, os investigadores observaram uma pessoa a aproximar-se do desvio do caminho de ferro pouco antes de o descarrilamento ocorrer. Poucos minutos depois, a mesma pessoa foi vista a “correr e a caminhar de volta” para uma carruagem próxima. Imagens de outro ângulo confirmaram que o carro pertencia ao adolescente. O vídeo mostra-o a estacionar o carro e a montar um tripé para filmar a chegada do comboio.

O adolescente, natural do Nebraska, enfrenta agora duas acusações de crime de dano por intencionalmente danificar ou adulterar propriedade. Embora tenha sido acusado no tribunal de menores, os procuradores pediram que o seu caso fosse transferido para o tribunal de adultos.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.