A estação de televisão diz não ter recebido qualquer justificação que explique a detenção.
Um jornalista da televisão britânica BBC terá sido agredido pela polícia chinesa durante os protestos em Xangai, tendo ficado detido durante várias horas. As informações foram confirmadas pela própria estação, em comunicado. “A BBC está extremamente preocupada com a forma como o nosso jornalista Ed Lawrence foi mal tratado, detido e algemado enquanto cobria os protestos em Xangai”.
“Esteve detido várias horas antes de ser libertado. Durante a detenção foi agredido e pontapeado pela polícia. Isto aconteceu enquanto trabalhava como jornalista acreditado“, continuou.
Atualmente, Xangai é uma das cidades chinesas que está a ser palco de intensos protestos contra as restrições impostas pelo governo do país para conter a pandemia da covid-19. O deflagrar de um incêndio que vitimou dez pessoas em Urumqi, capital da província de Xinjiang, agravou a contestação, com os cidadãos a considerarem que o resgate foi retardado pelas restrições em vigor.
Através de vídeos partilhados nas redes sociais é possível ver um homem que outros jornalistas identificam como Lawrence a ser detido.
A BBC afirmou ainda não ter recebido qualquer explicação que justifique a detenção. “Não temos qualquer explicação ou pedido de desculpa das autoridades chinesas, além da afirmação pelos agentes que depois o libertaram de que o prenderam pelo seu próprio bem para não contrair covid-19 na multidão”.