Uma dose de Tétris ajuda a ultrapassar acidentes traumáticos

O jogo electrónico Tetris pode ser usado para prevenir sintomas de stress pós-traumático em vítimas de acidentes, concluiu um novo estudo científico.

“Uma dose única de intervenção psicológica”, com o uso do jogo de quebra-cabeças Tetris, pode ajudar a prevenir o aparecimento dos chamados flashbacks – ou “memórias intrusivas”, na terminologia mais científica – em pessoas que sofreram traumas motivados, por exemplo, por acidentes de viação.

Esta é a conclusão a que chegou uma equipa de cientistas constituída por elementos do Instituto Karolinska, na Suécia, e da Universidade de Oxford (OX), no Reino Unido, conforme divulga esta instituição de ensino num artigo no seu site.

A pesquisa incidiu sobre sobreviventes de acidentes de viação e concluiu que um jogo como o Tetris, com “elevada exigência visual-espacial”, intervém “interrompendo a consolidação de elementos sensoriais da memória do trauma”, notam os cientistas no artigo científico publicado no jornal Molecular Psychiatry.

Os investigadores constataram que os pacientes desenvolveram menores sintomas pós-traumáticos depois de terem jogado Tetris “no hospital, num espaço de seis horas depois da admissão”, e logo após recontarem as suas memórias do acidente.

O Tetris como terapia comportamental

A desordem de stress pós-traumático (SPT) afecta pessoas que passam por eventos como uma guerra, torturas, violações ou acidentes de viação ou de outro tipo. Este tipo de pacientes costumam ter os já referidos “flashbacks“, relembrando os episódios traumáticos.

“A nossa hipótese foi que, depois de um trauma, os pacientes teriam menores memórias intrusivas se jogassem Tetris como parte de uma intervenção comportamental curta, enquanto esperavam no Departamento de Urgência do hospital”, explica a professora de psicologia Emily Holmes, do Departamento de Neurociência Clínica do Instituto Karolinska, que estuda o assunto, nomeadamente o uso deste jogo electrónico como terapia, há vários anos.

“Uma vez que o jogo é visualmente exigente, queríamos ver se ele poderia prevenir os aspectos intrusivos das memórias traumáticas de ficarem estabelecidos, isto é, interrompendo um processo conhecido como consolidação de memória“, acrescenta a investigadora citada no site da OX.

Assim, a pesquisa centrou-se em 71 vítimas de acidente, tendo metade sido alvo da intervenção, recordando o trauma sofrido e jogando Tetris, de seguida, enquanto esperavam nas Urgências. A outra metade executou outra tarefa qualquer.

Os resultados mostraram que os que jogaram Tetris tiveram menos 62% “flashbacks, durante a semana imediatamente seguinte ao acidente”, em comparação com os que não jogaram.

Os investigadores constataram ainda que “as memórias intrusivas diminuíram mais rapidamente”, diz a OX.

Apesar deste resultado, o estudo evidencia que é preciso analisar mais detalhadamente o assunto, nomeadamente para perceber se os benefícios do Tetris se mantêm a longo prazo, por exemplo, à distância de um mês, e se outros jogos similares podem ser usados em pessoas que já sofrem de SPT.

Mas é certo que “faria uma grande diferença, para um grande número de pessoas, se conseguíssemos criar intervenções psicológicas comportamentais simples, usando jogos de computador, para prevenir o sofrimento pós-traumático”, conclui Emily Holmes.

Susana Valente SV, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PSD disse "não" ao Chega no continente, mas não nos Açores. Rio teme "impacto nacional"

O PSD rejeitou acordos autárquicos com o Chega no continente e a possibilidade de coligações no arquipélago dos Açores entram em choque frontal com política autárquica da direção do partido de Rui Rio. Na quarta-feira, quando …

Dezenas de pessoas estiveram presentes no último adeus do "sempre fundamental" Jorge Coelho

Várias dezenas de pessoas compareceram este sábado de manhã na Basílica da Estrela para a missa de corpo presente do antigo dirigente e ministro socialista Jorge Coelho, "um elemento sempre fundamental nos momentos mais difíceis …

Desconfinamento já se faz sentir nos internamentos. R(t) já está acima de 1

O número de casos está a aumentar e este efeito já se começa a sentir nos internamentos. Esta foi a segunda semana consecutiva com aumento de casos, com uma média de 495 novos casos diários. De …

Plano contra o racismo. Bloco de Esquerda é o único partido a favor de quotas no ensino superior

O Governo colocou em consulta pública o Plano de Combate ao Racismo e Discriminação, que prevê que alunos socialmente desfavorecidos poderão aceder ao Ensino Superior através de contingente especial. O Bloco de Esquerda é o …

Novo Banco vendeu carteiras ao melhor preço (e só depois avaliou conflitos de interesses)

A venda das três carteiras de crédito do Novo Banco em 2019 foi feita pelo preço mais alto e em conformidade com o Acordo de Capitalização Contingente (CCA), segundo a auditoria da Deloitte às operações. “Nos …

UE investiga possível ligação entre tromboses e vacina da Johnson&Johnson nos EUA

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) anunciou esta sexta-feira ter iniciado uma investigação sobre casos de coágulos sanguíneos após toma da vacina da Johnson & Johnson/Janssen contra a covid-19, antes de o fármaco estar disponível …

Cabras

"É um terror. Nunca vi disto". Relâmpago matou 68 cabras no Alto Minho

Um relâmpago matou 68 cabras na freguesia de Gondoriz, em Arcos de Valdevez, distrito de Viana do Castelo. O pastor que perdeu os animais, Dário Silva, diz que, em "40 anos de serra", nunca viu …

Placa de pedra da Idade do Bronze poderá ser o mapa mais antigo da Europa

Uma placa de pedra da Idade do Bronze, redescoberta em 2014 em França, poderá ser o mapa tridimensional mais antigo já conhecido da Europa. De acordo com a BBC, a laje de pedra, conhecida como placa …

TAP conclui programa de rescisões (e lança nova ronda de medidas para evitar despedimento coletivo)

A TAP concluiu o programa lançado para redimensionar o corpo de trabalhadores da companhia e ficou com 750 postos de trabalho preservados e 690 adesões ao programa voluntário de medidas laborais. Num comunicado interno assinado pelo …

Segunda fase da vacinação. Peritos propõem extensa lista de novas (e raras) doenças

A segunda fase de vacinação contra a covid-19 já arrancou em alguns centros de saúde. Os peritos estão a propor uma nova e extensa lista de doenças de maior risco que passam também a ser …