Com Camões na ponta da língua, Jesus rodou a equipa e sofreu para vencer

O Flamengo está cada vez mais perto do título, principalmente após a vitória deste domingo frente ao Grêmio. Com uma equipa desfalcada e desprovida de grande parte dos habituais titulares, Jorge Jesus sofreu, mas lá conseguiu a vitória.

O técnico português aproveitou a larga vantagem pontual para poupar alguns dos jogadores antes da primeira mão da final da Copa Libertadores, que joga este sábado em casa do River Plate.

Na Arena do Grêmio, a partida estava a ser bem disputada pelas duas equipas, até que, aos 37 minutos, o arbitro apontou para a marca dos 11 metros e deu grande penalidade ao Flamengo. Na conversão, Gabriel Barbosa não vacilou e deixou o ‘Fla’ na frente do marcador.

O Flamengo recostou-se no encontro e, no segundo tempo, praticamente só deu Grêmio. A situação azedou ainda mais quando ‘Gabigol’ acabou expulso. O avançado brasileiro aplaudiu ironicamente a decisão do árbitro em dar-lhe o primeiro amarelo, o juiz não gostou e acabou por lhe dar outro logo de seguida.

O emblema ‘rubro-negro’ apertou o cinto e a jogar com dez elementos conseguiu segurar a vantagem no marcador. Com este triunfo, Jesus reforça a liderança do Brasileirão, principalmente após o empate do Palmeiras em Bahia. Com o campeonato a aproximar-se do seu fim, o Flamengo leva 13 pontos de vantagem para o segundo classificado.

Afasta críticos e cita Camões

Na conferência de imprensa após a vitória, Jorge Jesus falou sobre as críticas de que tem sido alvo desde a sua chegada ao Brasil. Com humildade, o treinador português desvalorizou-as e disse que não veio para o Brasil para ensinar ninguém.

Eu vim para o Brasil para trabalhar, não vim para tirar o lugar a ninguém, nem para ensinar. Vim para trabalhar dentro de uma metodologia de jogo que tenho e que apresentei ao Flamengo. Não sou melhor nem pior do que nenhum treinador brasileiro e quero que percebam que o facto de eu estar aqui não quer dizer que esteja a denegrir ninguém ou mostrar que os brasileiros têm maior ou menor valor”, explicou.

Jorge Jesus, que também é acarinhado por muitos adeptos do Flamengo, relembrou a passagem de muitos treinador brasileiros por Portugal, que sempre foram tratados com respeito e consideração.

Sinceramente, não entendo estas mentes fechadas e espero que olhem para mim como colega de profissão, independentemente de ser português, argentino ou brasileiro“, reiterou.

Convidado a falar sobre os grandes escritores portugueses, Jesus mencionou os nomes de José Saramago e Fernando Pessoa. Além disso, referiu Camões, “que é histórico e me fez aprender algumas coisas e […] no último parágrafo de um livro dele escreveu a palavra inveja. Porque é um problema que muitas vezes acontece, como agora”.

“Leio muitos livros sobre basquetebol, andebol, mas futebol não, porque não preciso de saber o que os outros pensam. O treino é criatividade, toda a minha forma de trabalhar foi pensada pela minha cabeça. Não leio um livro sobre futebol“, rematou Jesus.

DC, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Advogados continuam luta para manter declarações fiscais de Trump em segredo

Depois de o Supremo Tribunal ter determinado que os procuradores nova-iorquinos podem ter acesso às declarações de impostos do Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, os seus advogados informaram na quarta-feira que estavam a considerar …

EUA negam vistos a funcionários da Huawei que apoiem "violadores de direitos humanos"

Esta quarta-feira, o Governo norte-americano que vai impor restrições nos vistos a funcionários da Huawei e a outras empresas que os Estados Unidos vejam como apoiantes de Governos violadores de direitos humanos. Além das restrições, o …

Ventilador produzido em Portugal recebe autorização de utilização do Infarmed

O ventilador Atena, produzido em Portugal, recebeu, na terça-feira, a autorização do Infarmed para o seu uso em contexto hospitalar na luta contra a covid-19. Esta quarta-feira, numa publicação na sua página de Facebook, o CEiiA …

American Airlines avisa 25 mil trabalhadores que podem perder emprego

Os dirigentes da American Airlines escreveram a cerca de 25 mil trabalhadores da transportadora aérea para lhes comunicar que o seu emprego pode desaparecer em outubro. Os dirigentes das Companhias de aviação dos Estados Unidos admitiram …

Trump substitui diretor de campanha a menos de quatro meses das eleições

O Presidente dos Estados Unidos substituiu, esta quarta-feira, o seu diretor de campanha, perante os maus resultados nas sondagens, a menos de quatro meses das eleições. "Tenho o prazer de anunciar que Bill Stepien foi promovido …

Bristol acordou com uma nova estátua. Manifestante antirracismo substitui comerciante de escravos

Bristol acordou com uma nova estátua. Um artista britânico ergueu uma estátua de uma manifestante do movimento ‘Black Lives Matter’ no topo do pedestal na cidade inglesa antes ocupado pela estátua de um comerciante de …

Enfermeira norte-americana matou sete doentes num hospital de veteranos com injeções de insulina

Uma enfermeira num hospital de veteranos norte-americanos matou deliberadamente pelo menos sete doentes com injeções de insulina. A mulher, que admitiu o crime, deverá ser condenada a sete penas de prisão perpétua, mais 20 anos …

PSP pôs fim à festa do título na Avenida dos Aliados. Um polícia ficou ferido

Na parte final dos festejos portistas, já durante a madrugada, nos Aliados, o Corpo de Intervenção da PSP do Porto foi obrigada a intervir contra um grupo de adeptos. Ninguém foi detido, mas um agente …

PJ detém cinco pessoas por esquema fraudulento com tratamentos para a covid-19

Cinco profissionais ligados ao ramo da saúde foram detidos, esta quinta-feira, pela Polícia Judiciária (PJ) numa operação que envolveu buscas a clínicas médicas, residências e empresas e que investiga crimes de corrupção, burla qualificada, falsificação …

Suárez aborda eventual saída de Messi. "Saberá do que precisa"

O futebolista Luis Suárez comentou a possível saída do seu companheiro de equipa Lionel Messi do Barcelona. "Saberá do que precisa", disse o internacional uruguaio, frisando que não consegue ver o astro argentino noutra equipa. …