Com Camões na ponta da língua, Jesus rodou a equipa e sofreu para vencer

O Flamengo está cada vez mais perto do título, principalmente após a vitória deste domingo frente ao Grêmio. Com uma equipa desfalcada e desprovida de grande parte dos habituais titulares, Jorge Jesus sofreu, mas lá conseguiu a vitória.

O técnico português aproveitou a larga vantagem pontual para poupar alguns dos jogadores antes da primeira mão da final da Copa Libertadores, que joga este sábado em casa do River Plate.

Na Arena do Grêmio, a partida estava a ser bem disputada pelas duas equipas, até que, aos 37 minutos, o arbitro apontou para a marca dos 11 metros e deu grande penalidade ao Flamengo. Na conversão, Gabriel Barbosa não vacilou e deixou o ‘Fla’ na frente do marcador.

O Flamengo recostou-se no encontro e, no segundo tempo, praticamente só deu Grêmio. A situação azedou ainda mais quando ‘Gabigol’ acabou expulso. O avançado brasileiro aplaudiu ironicamente a decisão do árbitro em dar-lhe o primeiro amarelo, o juiz não gostou e acabou por lhe dar outro logo de seguida.

O emblema ‘rubro-negro’ apertou o cinto e a jogar com dez elementos conseguiu segurar a vantagem no marcador. Com este triunfo, Jesus reforça a liderança do Brasileirão, principalmente após o empate do Palmeiras em Bahia. Com o campeonato a aproximar-se do seu fim, o Flamengo leva 13 pontos de vantagem para o segundo classificado.

Afasta críticos e cita Camões

Na conferência de imprensa após a vitória, Jorge Jesus falou sobre as críticas de que tem sido alvo desde a sua chegada ao Brasil. Com humildade, o treinador português desvalorizou-as e disse que não veio para o Brasil para ensinar ninguém.

Eu vim para o Brasil para trabalhar, não vim para tirar o lugar a ninguém, nem para ensinar. Vim para trabalhar dentro de uma metodologia de jogo que tenho e que apresentei ao Flamengo. Não sou melhor nem pior do que nenhum treinador brasileiro e quero que percebam que o facto de eu estar aqui não quer dizer que esteja a denegrir ninguém ou mostrar que os brasileiros têm maior ou menor valor”, explicou.

Jorge Jesus, que também é acarinhado por muitos adeptos do Flamengo, relembrou a passagem de muitos treinador brasileiros por Portugal, que sempre foram tratados com respeito e consideração.

Sinceramente, não entendo estas mentes fechadas e espero que olhem para mim como colega de profissão, independentemente de ser português, argentino ou brasileiro“, reiterou.

Convidado a falar sobre os grandes escritores portugueses, Jesus mencionou os nomes de José Saramago e Fernando Pessoa. Além disso, referiu Camões, “que é histórico e me fez aprender algumas coisas e […] no último parágrafo de um livro dele escreveu a palavra inveja. Porque é um problema que muitas vezes acontece, como agora”.

“Leio muitos livros sobre basquetebol, andebol, mas futebol não, porque não preciso de saber o que os outros pensam. O treino é criatividade, toda a minha forma de trabalhar foi pensada pela minha cabeça. Não leio um livro sobre futebol“, rematou Jesus.

DC, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A mais recente espécie de macaco foi encontrada em laboratório e não numa expedição

A nova espécie de macaco, o Popa langur, foi descoberta em laboratório. Ao contrário do que se possa pensar, muitas das espécies descobertas não são encontradas numa expedição. A descoberta do Popa langur, um macaco encontrado …

Desapareceu tão misteriosamente como apareceu o monólito do deserto do Utah (e apareceu outro na Roménia)

O monólito de metal descoberto, na semana passada, no meio do deserto do Utah, nos EUA, desapareceu sem deixar rasto. O mistério adensa-se em torno do objecto que alguns já apelidaram de "extraterrestre", até porque …

The Crown: O que é verdade e ficção na nova temporada?

Não é novidade que as famílias reais da Europa, em especial a família real britânica, sempre despertaram muita curiosidade e interesse por parte do público. Desta forma, a plataforma de streaming Netflix decidiu investir, em …

Hubble avista possível "jogo de sombras" do disco em torno de um buraco negro

Algumas das vistas mais deslumbrantes do nosso céu ocorrem ao pôr-do-Sol, quando a luz do Sol penetra nas nuvens, criando uma mistura de raios brilhantes e escuros formados pelas sombras das nuvens e pelos feixes …

No Japão, houve mais suicídios num mês do que mortes por covid-19 no ano todo

No mês de outubro, o número de suicídios no Japão foi superior ao número de mortes por covid-19 desde o início da pandemia. De acordo com os dados do governo, foram registados 2153 suicídios no …

YouTube cria o primeiro videoclipe "infinito" de sempre. Reúne todas as versões de "Bad Guy" de Billie Eilish

"Bad Guy" de Billie Eilish tornou-se o primeiro vídeo de música infinito de sempre. Celebrando o facto de ter atingido a marca de mil milhões de visualizações, a artista juntou-se ao YouTube e criou uma …

Marítimo 1 - 2 Benfica | Águia faz terapia no “divã” de Pizzi

Após duas derrotas consecutivas para o campeonato (contra o Boavista e o Braga), o Benfica regressou às vitórias, na visita ao Marítimo, por 2-1. Um resultado que não disfarça as dificuldades e a intranquilidade que …

A Coreia do Sul vai ter táxis aéreos. Serão usados em serviços de emergência e turismo

A empresa chinesa de mobilidade aérea EHang concluiu três voos de teste na Coreia do Sul para demonstrar o seu novo transporte de passageiros. Trata-se de um táxi aéreo com capacidade de resposta de emergência …

Tartarugas marinhas transportadas para a Flórida depois de sofrerem reação hipotérmica

Quarenta tartarugas marinhas em vias de extinção foram transportadas para a Florida, nos Estados Unidos, depois de sofrerem uma reação de hipotermia na costa de Massachusetts. Quando as tartarugas marinhas são expostas à água fria por …

Apoiante de Trump doou 2,5 milhões para combater os resultados eleitorais. Agora, quer o dinheiro de volta

Um investidor de capital de risco da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, que doou 2,5 milhões de dólares para ajudar o ainda Presidente norte-americano, Donald Trump, a contestar os resultados eleitorais que deram a …