Jejum durante 24 horas ajuda a regenerar o intestino

É um sacrifício que traz retorno. Cientistas do MIT, nos Estados Unidos, descobriram que 24 horas de jejum podem ajudar a regenerar o nosso sistema digestivo.

Uma recente investigação, realizada por cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, concluiu que um período de 24 horas sem comer pode trazer benefícios.

Desta forma, os investigadores chegaram à conclusão de que o jejum pode fazer uma mudança no nosso sistema metabólico, o que ajuda a regenerar o nosso sistema digestivo. As conclusões foram publicadas recentemente na Cell Stem Cell.

O estudo do efeito do jejum foi feito em ratos de laboratório. Os roedores, submetidos a 24 horas ininterruptas sem comer, provaram que a sua habilidade de regeneração de células estaminais do intestino melhorou.

“Este estudo mostra-nos que o jejum induz uma mudança no sistema metabólico nas células estaminais do intestino, desde a maneira como os hidratos de carbono são processados à eliminação da gordura”, afirmou David Sabatini, professor no MIT e líder do projeto.

Segundo a Sábado, as células do nosso intestino vão perdendo a habilidade de regeneração à medida que envelhecemos. Esta falha que a idade nos proporciona é o espelho de que o nosso corpo fica menos disponível para combater infeções e doenças no trato intestinal.

Depois de analisarem as amostras recolhidas, os cientistas descobriram que os ratos que fizeram jejum regeneraram o sistema digestivo em apenas metade do tempo, comparativamente com os outros animais.

“Foi óbvio verificar que o jejum tem um imenso efeito na habilidade do intestino fazer a sua própria reparação”, afirmou Maria Mihaylova, também uma das autoras principais da investigação.

Além dos efeitos de regeneração, destacam-se os benefícios que esta investigação poderá trazer para a criação de medicamentos para o combate a doenças degenerativas como o cancro.

“Talvez fazer uma abordagem farmacológica deste estudo possa marcar o caminho para uma oportunidade terapêutica de forma a melhorar o tecido homeostático em patologias relacionadas com a idade”, conclui a especialista.

Criar medicamentos que virem o ciclo metabólico e ajudem à regeneração do intestino é o próximo passo.

 

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Portanto para clarificar: MIT – Massachusetts institute of technology, NÃO tem curso de medicina ou ciências biomédicas…. E em segundo lugar o estudo Terá sido conduzido em ratos, e não humanos. Conclusão, jornalismo de excelência…. FFS

    • Caro Pedro,
      antes de mais os meus cumprimentos.

      O Pedro está correcto. Na notícia deveria estar que os investigadores são do Instituto David H. Koch sediado – ênfase no sediado – no MIT. Não é a mesma coisa, óbvio.
      No entanto, na notícia (já) não aparece nenhuma referência a estudos em humanos; parece-me que o editor de serviço já corrigiu e se “esqueceu” de reportar/replicar a quem fez a chamada de atenção… E claramente optou por deixar a informação (errada) de que os investigadores são do MIT…

      @ Zap
      Porque não implementar uma norma interna à semelhança dos sites noticiosos de grande credibilidade em que, após publicação inicial duma notícia, qualquer edição seja anotada no final da notícia com indicação do que e quando foi corrigido?

RESPONDER

Polaris Slingshot chega ao mercado com um sistema de transmissão inovador

A nova versão do Polaris Slingshot vem equipado com um sistema de transmissão que mescla a condução do manual com o conforto do automático. Para quem não conhece o Polaris Slingshot, apresentado pela primeira vez em …

Turistas estão a invadir Hallstatt, a aldeia austríaca que terá inspirado "Frozen"

Considerado Património Mundial pela UNESCO desde 1997, Hallstatt, na Áustria, possui apenas 778 moradores e tem uma sequência de casas em estilo alpino. Em 2010, antes do lançamento do primeiro filme da Disney, "Frozen", a cidade …

Teerão vai enviar caixa negra do avião abatido para a Ucrânia

O Irão vai enviar para a Ucrânia as gravações da caixa negra do avião ucraniano que abateu acidentalmente, na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais. Hassan Rezaeifer, chefe de investigações de acidentes do …

António Folha já não é treinador do Portimonense

O treinador apresentou a demissão do comando técnico do Portimonense, este sábado, depois de perder na deslocação ao lanterna-vermelha Desportivo das Aves, por 3-0. "Antes de me fazerem qualquer pergunta sobre o jogo, queria transmitir que …

Há pombos cowboys em Las Vegas (e voluntários estão a tentar salvá-los)

Por alguma razão, alguém decidiu colar chapéus vermelhos minúsculos de cowboy em pombos de Las Vegas, nos Estados Unidos. Agora, a equipa do Lofty Hopes Pigeon Rescue está a tentar salvá-los. Há uma missão para resgatar …

Youtube encaminha milhões de utilizadores para desinformação climática

Os algoritmos do YouTube estão a encaminhar milhões de utilizadores de vídeos de empresas para a desinformação sobre as alterações climáticas, através de serviços de publicidade online, de acordo com uma investigação da comunidade virtual …

Paulo Gomes é o novo presidente do Vitória de Setúbal

O ex-vice-presidente, líder da lista D, foi eleito presidente do Vitória de Setúbal para o mandato 2020-2023, com um total de 875 votos. Paulo Gomes, de 50 anos, foi o mais votado das cinco listas candidatas, …

O mercado online de leite materno está a crescer (mas pode ser mau para os bebés)

https://vimeo.com/385229063 Para os pais que querem que o seu filho beba leite materno, mas que não conseguem produzi-lo, a possibilidade de o poder comprar na Internet pode parecer uma boa solução. No entanto, este mercado não …

Regina Duarte convidada para suceder a secretário da Cultura demitido

A atriz brasileira confirmou, na sexta-feira, ter sido convidada pelo Presidente do país para liderar a Secretaria da Cultura do Governo, após a exoneração de Roberto Alvim por ter parafraseado um discurso nazi. "É isso, recebi …

Universidade de Harvard quer criar 127 novos estados nos EUA

A Harvard Law Journal, da Universidade de Harvard, publicou um plano ousado - mas, segundo os autores, completamente constitucional - para salvar a democracia: criar 127 novos e minúsculos estados. Atualmente, todos os estados dos Estados …