Japão importou cinco vírus mortais, incluindo Ebola, por causa de Tóquio 2020

Kimimasa Mayama / EPA

Com os Jogos Olímpicos à porta, um laboratório japonês decidiu importar cinco vírus mortais, nomeadamente Ebola, para fazer frente a um eventual surto durante a competição que vai levar ao país mais de 600 mil turistas.

Os vírus foram importados de um país estrangeiro desconhecido, no mês passado, pelo Instituto Nacional de Doenças Infeciosas (NIID) — parte do Ministério da Saúde, do Trabalho e do Bem-Estar do Japão — no seu laboratório de alta segurança em Musashimuraya, escreve o IFLScience.

Embora não pareça muito inteligente ‘convidar’ germes altamente contagiosos para uma ilha, a verdade é que esta ideia faz parte de um plano maior para lidar com um possível surto, uma vez que a cidade está prestes a receber mais de 600 mil turistas.

Em novembro de 2018, o jornal japonês Ashai Shimbun noticiou que as autoridades de saúde queriam obter os vírus para desenvolver um melhor sistema de inspeção de doenças infeciosas antes do início das Olimpíadas.

Além disso, as autoridades também consideram que o acesso imediato aos vírus é extremamente importante para fazer um diagnóstico rápido e preciso de um paciente no caso de haver mesmo um surto.

Os cinco patógenos importados pelo NIID são facilmente transmissíveis e todos podem causar febres hemorrágicas. Além do Ebola, estamos a falar dos vírus responsáveis pela febre hemorrágica da Crimeia-Congo, febre hemorrágica da América do Sul, do vírus de Marburg e febre de Lassa.

Devido à sua natureza altamente contagiosa, todos serão mantidos num laboratório certificado com o mais alto nível de precauções de biossegurança, conhecido como BSL-4. Existem apenas alguns laboratórios BSL-4 que podem ter estes vírus mortais, nos quais se incluem dez laboratórios nos Estados Unidos e o japonês NIID.

Apesar das rigorosas precauções, os moradores de Musashimuraya não ficaram muito satisfeitos com a ideia, tendo expressado as suas preocupações quando o plano foi discutido publicamente em 2018.

Tal como diz a revista Scientific American, citada pelo mesmo site, trabalhar com patógenos num laboratório BSL-4 é quase “tão árduo como explorar as regiões polares ou o espaço sideral”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberta no Egito múmia de grande animal semelhante a um leão

O Ministério das Antiguidades egípcio anunciou esta segunda-feira que uma equipa de arqueólogos desenterrou uma múmia de um grande animal incomum, semelhante a um leão ou uma leoa. “É um animal muito estranho, como um gato …

Ex-agentes da DEA revelam detalhes da vida de Escobar na prisão que o próprio construiu

Dois dos agentes do DEA, que durante mais de um ano participaram na operação de captura de Pablo Escobar, revelaram alguns detalhes sobre a vida do narcotraficante e ex-líder do cartel de Medellín na prisão La …

Num jardim zoológico da Austrália, há concertos ao vivo (para entreter os elefantes)

https://vimeo.com/372400002 O jardim zoológico de Melbourne está a desenvolver um programa mundial de músicos para tocar para a sua multigeracional manada de elefantes asiáticos em perigo de extinção para que melhore a ligação entre os seis …

Montijo: ANA pede mais tempo para analisar medidas de mitigação ambiental

A ANA – Aeroportos de Portugal pediu à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) uma prorrogação do prazo para analisar as medidas de mitigação propostas pela entidade na Declaração de Impacte Ambiental (DIA) do futuro aeroporto …

Sérgio Conceição ultrapassa número de jogos de José Mourinho

No jogo deste domingo, que o FC Porto acabou por vencer o Boavista com um golo solitário de Alex Telles, Sérgio Conceição cumpriu o seu 128.º jogo como treinador dos dragões - mais uma partida …

Governo australiano acusado de censurar livro sobre história de Timor-Leste

O Ministério dos Negócios Estrangeiros australiano está alegadamente a tentar censurar partes do primeiro de dois volumes da história de operações militares em Timor-Leste, o dedicado à Força Internacional para Timor-Leste (Interfet), segundo revelou a imprensa …

Norte-americanos acordaram com mensagens de texto estranhas nos seus telemóveis

Na passada quinta-feira, uma grande parte da população norte-americana recebeu mensagens estranhas e inexplicáveis, muitas das quais desconfortáveis e até preocupantes. Stephanie Bovee, uma norte-americana de 28 anos de Portland, no oeste dos Estados Unidos, acordou …

Pai que fugiu por 15 países com os dois filhos no ano passado encontrado pela PSP

O pai mudou 15 vezes de país com as crianças desde o verão passado sempre sem o consentimento da mãe e sem que a mãe tivesse qualquer notícia do paradeiro dos filhos, revela a PSP. A …

Daesh está a tentar criar um novo Estado islâmico nas Filipinas

Há dois anos que a bandeira negra do Daesh deixou de esvoaçar no topo de um edifício da cidade de Marawi, em Mindanau, no sul das Filipinas, e o Presidente, Rodrigo Duterte, declarou tê-lo derrotado. …

Operação Marquês. Ex-secretário de Estado de Passos Coelho chamado como testemunha

O juiz de instrução da Operação Marquês, Ivo Rosa, decidiu chamar o ex-secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações Silva Monteiro como testemunha, avança a SIC Notícias. Segundo apurou a estação televisiva, o ex-governante …