Japão importou cinco vírus mortais, incluindo Ebola, por causa de Tóquio 2020

Kimimasa Mayama / EPA

Com os Jogos Olímpicos à porta, um laboratório japonês decidiu importar cinco vírus mortais, nomeadamente Ebola, para fazer frente a um eventual surto durante a competição que vai levar ao país mais de 600 mil turistas.

Os vírus foram importados de um país estrangeiro desconhecido, no mês passado, pelo Instituto Nacional de Doenças Infeciosas (NIID) — parte do Ministério da Saúde, do Trabalho e do Bem-Estar do Japão — no seu laboratório de alta segurança em Musashimuraya, escreve o IFLScience.

Embora não pareça muito inteligente ‘convidar’ germes altamente contagiosos para uma ilha, a verdade é que esta ideia faz parte de um plano maior para lidar com um possível surto, uma vez que a cidade está prestes a receber mais de 600 mil turistas.

Em novembro de 2018, o jornal japonês Ashai Shimbun noticiou que as autoridades de saúde queriam obter os vírus para desenvolver um melhor sistema de inspeção de doenças infeciosas antes do início das Olimpíadas.

Além disso, as autoridades também consideram que o acesso imediato aos vírus é extremamente importante para fazer um diagnóstico rápido e preciso de um paciente no caso de haver mesmo um surto.

Os cinco patógenos importados pelo NIID são facilmente transmissíveis e todos podem causar febres hemorrágicas. Além do Ebola, estamos a falar dos vírus responsáveis pela febre hemorrágica da Crimeia-Congo, febre hemorrágica da América do Sul, do vírus de Marburg e febre de Lassa.

Devido à sua natureza altamente contagiosa, todos serão mantidos num laboratório certificado com o mais alto nível de precauções de biossegurança, conhecido como BSL-4. Existem apenas alguns laboratórios BSL-4 que podem ter estes vírus mortais, nos quais se incluem dez laboratórios nos Estados Unidos e o japonês NIID.

Apesar das rigorosas precauções, os moradores de Musashimuraya não ficaram muito satisfeitos com a ideia, tendo expressado as suas preocupações quando o plano foi discutido publicamente em 2018.

Tal como diz a revista Scientific American, citada pelo mesmo site, trabalhar com patógenos num laboratório BSL-4 é quase “tão árduo como explorar as regiões polares ou o espaço sideral”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Afinal, a economia portuguesa cresceu 2,2% em 2019 (mas está em desaceleração)

O Instituto Nacional de Estatística (INE) reviu em alta, de 0,2 pontos percentuais, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) português em 2019, situando-o em 2,2%, três décimas acima das previsões do Governo. Ainda assim, …

Deputado do PSD propõe referendo. "Concorda com a despenalização da prática da eutanásia?"

O deputado do PSD Pedro Rodrigues enviou na quarta-feira aos companheiros de bancada um projeto de resolução que propõe ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a convocação de um referendo sobre a eutanásia. De …

Alguém apostou no Placard num café fechado. Santa Casa perdeu dois milhões de euros

Durante quatro dias, a Santa Casa da Misericórdia registou o valor de dois milhões de euros em apostas, a partir de um café encerrado em Odivelas. Entre 9 e 12 de fevereiro, alguém apostou dois milhões …

Bairro da Jamaica. Novas suspeitas reabrem queixa contra agentes

Os moradores envolvidos nos confrontos de janeiro de 2019, no Bairro da Jamaica, pedem a reabertura do processo contra os agente da PSP. A defesa quer ver anulada a decisão do Ministério Público que acusou …

"Cuidados de morte." Governo acusado de cortar em cuidados paliativos para poupar dinheiro

A Associação Nacional dos Cuidados Continuados (ANCC) acusa o Governo de estar a cortar nos cuidados paliativos para poupar dinheiro. A TSF avança esta sexta-feira que a Associação Nacional dos Cuidados Continuados (ANCC) não tem dúvidas …

Novo Banco contrata detetives para seguir ex-líder da Ongoing

O Novo Banco contratou equipas especializadas compostas por investigadores privados para fazer o levantamento de todos os bens que possam ser associados a Nuno Vasconcellos, ex-líder da Ongoing. Segundo avança o Correio da Manhã esta sexta-feira, …

Eurobic nega que Teixeira dos Santos esteja a ser investigado pelo Banco de Portugal

Na quinta-feira, o jornal Público deu conta de uma investigação do Banco de Portugal (BdP) ao papel de Teixeira dos Santos no Eurobic no âmbito do caso Luanda Leaks. Agora, o banco vem a público …

Com Ferro Rodrigues "não acontecerá." Castração química não será debatida no Parlamento

Admitindo que as responsabilidades pela decisão de não admissibilidade do projeto de lei do Chega eram suas, Ferro Rodrigues deixou claro que, consigo na presidência da Assembleia da República, projetos de lei (provavelmente) inconstitucionais como …

Eleições para o Tribunal Constitucional suspensas. Boletins de voto estavam ilegais

A votação dos nomes para ocuparem as duas vagas no Tribunal Constitucional foi suspensa porque os boletins de votos que foram entregues aos deputados não estavam conforme manda a lei. De acordo com o jornal ECO, …

Chega já é a 5.ª força política em Portugal. CDS ultrapassado pelo PAN e Iniciativa Liberal

O PS mantém a distância para o PSD em fevereiro, segundo o Barómetro Político da Aximage para o Jornal Económico, que dá ainda conta que o CDS está em queda, posicionando-se apenas à frente do …