Japão importou cinco vírus mortais, incluindo Ebola, por causa de Tóquio 2020

Kimimasa Mayama / EPA

Com os Jogos Olímpicos à porta, um laboratório japonês decidiu importar cinco vírus mortais, nomeadamente Ebola, para fazer frente a um eventual surto durante a competição que vai levar ao país mais de 600 mil turistas.

Os vírus foram importados de um país estrangeiro desconhecido, no mês passado, pelo Instituto Nacional de Doenças Infeciosas (NIID) — parte do Ministério da Saúde, do Trabalho e do Bem-Estar do Japão — no seu laboratório de alta segurança em Musashimuraya, escreve o IFLScience.

Embora não pareça muito inteligente ‘convidar’ germes altamente contagiosos para uma ilha, a verdade é que esta ideia faz parte de um plano maior para lidar com um possível surto, uma vez que a cidade está prestes a receber mais de 600 mil turistas.

Em novembro de 2018, o jornal japonês Ashai Shimbun noticiou que as autoridades de saúde queriam obter os vírus para desenvolver um melhor sistema de inspeção de doenças infeciosas antes do início das Olimpíadas.

Além disso, as autoridades também consideram que o acesso imediato aos vírus é extremamente importante para fazer um diagnóstico rápido e preciso de um paciente no caso de haver mesmo um surto.

Os cinco patógenos importados pelo NIID são facilmente transmissíveis e todos podem causar febres hemorrágicas. Além do Ebola, estamos a falar dos vírus responsáveis pela febre hemorrágica da Crimeia-Congo, febre hemorrágica da América do Sul, do vírus de Marburg e febre de Lassa.

Devido à sua natureza altamente contagiosa, todos serão mantidos num laboratório certificado com o mais alto nível de precauções de biossegurança, conhecido como BSL-4. Existem apenas alguns laboratórios BSL-4 que podem ter estes vírus mortais, nos quais se incluem dez laboratórios nos Estados Unidos e o japonês NIID.

Apesar das rigorosas precauções, os moradores de Musashimuraya não ficaram muito satisfeitos com a ideia, tendo expressado as suas preocupações quando o plano foi discutido publicamente em 2018.

Tal como diz a revista Scientific American, citada pelo mesmo site, trabalhar com patógenos num laboratório BSL-4 é quase “tão árduo como explorar as regiões polares ou o espaço sideral”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugueses a partir dos 60 anos vão ter segunda dose AstraZeneca

Após os casos de coágulos, a DGS só vai mudar o esquema vacinal aos mais jovens, sendo que população com mais de 60 anos que tomou a vacina da Astrazeneca irá receber a segunda dose …

Messi já tem uma decisão tomada em relação ao seu futuro

Andoni Zubizarreta, dirigente do Barcelona, garante que Lionel Messi já tomou uma decisão em relação ao seu futuro no clube, embora não saiba qual é. Depois da novela que foi a situação de Lionel Messi no …

Menos dinheiro para estradas e mais para as empresas. Governo apresenta a versão final do PRR

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) vai ser divulgado na sua versão final esta sexta-feira. Durante a manhã, será apresentado ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. A apresentação do Plano de Recuperação e …

Os lobos de Yukon mudaram a dieta para sobreviver à extinção da Idade do Gelo

Os lobos cinzentos (Canis lupus) do território de Yukon, no Canadá, sobreviveram à extinção no final da última Idade do Gelo adaptando a sua dieta ao longo de milhares de anos. Os lobos cinzentos estão entre …

Termina esta sexta-feira 2.ª fase de adesão a medidas voluntárias na TAP

Termina esta sexta-feira a segunda e última fase de adesão a medidas voluntárias para os trabalhadores da TAP, depois de a companhia ter concedido mais uma semana aos colaboradores para analisarem as opções. A TAP anunciou …

EDP entrega aos deputados contratos das barragens, mas pede confidencialidade

Depois do pedido de esclarecimentos de alguns deputados, a EDP enviou ao Parlamento mais de 1500 páginas de documentos sobre os negócios das barragens, mas pediu confidencialidade.  A EDP já enviou ao Parlamento a sua resposta …

Tiroteio em armazém da FedEx nos EUA faz pelo menos oito mortos

Pelo menos oito pessoas morreram, esta quinta-feira à noite, no tiroteio ocorrido num armazém da empresa de serviços postais FedEx em Indianápolis, no estado norte-americano do Indiana. Segundo a porta-voz da polícia de Indianápolis, Genae Cook, …

Cientistas traduziram a estrutura de uma teia de aranha em música

Uma equipa de investigadores garante ter criado música a partir de uma teia de aranha. Os cientistas traduziram a estrutura de uma teia numa melodia — algo que pode ter aplicações que vão desde melhores …

Mais de 10 deputados suspeitos de declararem moradas falsas. Duarte Pacheco e João Almeida entre eles

A deputada do Bloco de Esquerda, Sandra Cunha, renunciou ao mandato na Assembleia da República por estar a ser investigada pelo Ministério Público (MP) por falsa morada. Contudo, a bloquista não é a única. De acordo …

"Decisão histórica". Supremo confirma anulação das sentenças contra Lula da Silva

O Supremo Tribunal Federal (STF) manteve, esta quinta-feira, a anulação das condenações ao ex-Presidente na Lava Jato de Curitiba, por corrupção, rejeitando um recurso da Procuradoria-Geral da República (PGR). Por oito votos contra três, o Supremo …