Insónia triplica o risco de acidentes de viação

Pesquisas recentemente divulgadas sugerem que a insónia é uma das principais causas para as mortes causadas por acidentes de viação e outros ferimentos fatais não intencionais.

Os resultados de um estudo de cientistas noruegueses, publicado na revista SLEEP,  mostram que o risco de lesão fatal não intencional depende do número de sintomas de insónia presentes.

Entre os três sintomas de insónia, a dificuldade em adormecer parece estar mais fortemente associada a ferimentos fatais.

Pessoas com todos os três sintomas de insónia são 2,8 vezes mais propensas a morrer de uma lesão fatal do que aquelas sem sintomas de insónia, mesmo tendo em conta outros factores como o consumo de álcool e uso diário de medicação para dormir.

Pessoas que quase sempre tiveram dificuldade em adormecer são mais do que duas vezes mais propensas a morrer de ferimento no automóvel (taxa de risco = 2,40) e têm mais de 1,5 vezes com mais probabilidade de morrer de qualquer ferimento fatal (TR= 1,66) do que pessoas que nunca tiveram problemas para iniciar o sono.

Ida Sortland Knudsen / Norges teknisk-naturvitenskapelige

Dois dos autores do estudo, Lars Erik Laugsand e Imre Janszky, do Departamento de Saúde Pública da Universidade Norueguesa de Ciência em Tecnologia, em Trondheim, na Noruega

Dois dos autores do estudo, Lars Erik Laugsand e Imre Janszky, investigadores do Departamento de Saúde Pública da Universidade Norueguesa de Ciência em Tecnologia, em Trondheim, na Noruega

Outras análises dizem que a dificuldade em adormecer contribuiu para 34% das mortes em veículos automóveis e para 8% de todos os acidentes fatais não intencionais, que poderiam ter sido evitados na ausência de insónia.

“Os nossos resultados sugerem que uma grande proporção de acidentes fatais não intencionais e acidentes fatais com veículos motorizados poderia ter sido evitada na ausência de insónia”, diz o principal autor do estudo, Lars Laugsand, investigador do Departamento de Saúde Pública da Universidade Norueguesa de Ciência em Tecnologia, em Trondheim, na Noruega.

“Aumentar a consciencialização sobre a insónia e identificar e tratar as pessoas que dela padecem pode ser importante na prevenção de lesões fatais não intencionais“, acrescenta Laugsand.

Ciência Hoje

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Detida boliviana investigada pelo acidente do avião que transportava o Chapecoense

A Polícia Federal do Brasil deteve na quinta-feira uma cidadã boliviana sob investigação pelo desastre aéreo ocorrido em 2016, no qual morreram 71 pessoas, incluindo futebolistas, treinadores e diretores do Chapecoense. Segundo a polícia de Corumbá, …

"Foi uma opção equilibrada". Especialista refere que nova fase de desconfinamento é essencial

A última fase de desconfinamento está prestes a chegar. O momento foi ansiado por muitos portugueses que agora vão podem ter mais liberdade no seu dia a dia. Especialista refere que este passo é essencial. Ao …

Tite tem os dias contados na canarinha. "Com esta forma de jogar, o Brasil vai ser atropelado"

O ex-internacional brasileiro Romário teceu duras críticas a Tite, sugerindo que o treinador deveria abandonar o comando técnico da seleção 'canarinha'. O antigo jogador do Barcelona disse que, a continuar a jogar assim, o Brasil será …

Para responder às acusações de eleitoralismo, Costa puxou do calendário. "Nada disto é novidade"

Proximidade do anúncio do fim das restrições para conter o avanço da pandemia às eleições autárquicas foi vista pelos partidos da oposição como uma manobra eleitoral para capitalizar os votos nos candidatos do PS. Após o …

Quem vai orientar o Barcelona contra o Benfica?

Nova exibição decepcionante do Barcelona e novo empate no campeonato. Situação de Koeman é realmente frágil. Não dá para mais. A frase de Piqué - "Somos o que somos agora, é o que temos" - está …

A sexualidade dos dinossauros continua um mistério - mas as respostas podem estar nos pássaros

A reprodução dos dinossauros continua um mistério, mas a plumagem ornamental do Confuciusornis, uma espécie parecida com os pássaros, é uma das grandes pistas. Tal como os outros animais, os dinossauros tinham relações sexuais para se …

Bannon e outros três ex-conselheiros de Trump chamados a depor sobre a invasão ao Capitólio

Mark Meadows, Dan Scavino, Kash Patel e Steve Bannon são os ex-conselheiros de Trump que a comité da Câmara dos Representantes quer ouvir. O comité da Câmara dos Representantes que está a investigar a insurreição de …

TAP cobrou 657 milhões de euros de voos ainda por fazer

A TAP tem 657,5 milhões de euros já cobrados em voos que ainda não realizou. A companhia aérea também enfrenta sérios atrasos no call center. Por causa das restrições impostas por alguns países devido à pandemia …

Bem-vindo à última fase do desconfinamento: fim do certificado em restaurantes, máscara em transportes e lares

"Estamos em condições para avançar para a terceira fase de desconfinamento." Foi com esta frase que António Costa deu início à conferência de imprensa após o Conselho de Ministros desta quinta-feira. Portugal vai avançar para a …

A muralha de Game of Thrones na vida real? Vídeo recria glaciar gigante que existiu na Escócia

Dois investigadores juntaram-se para criar uma reconstituição visual de uma enorme muralha de gelo que existiu na Escócia e que parece saída da série de fantasia Game of Thrones. Quase que dá para ver os homens …