A Huawei e o TikTok podem tornar-se “vizinhos” da NATO em Oeiras

Kiko Huesca / EPA

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg.

O projeto do novo parque empresarial em Oeiras terá um investimento a rondar os 300 milhões de euros e deve criar mais 2000 postos de trabalho. As chinesas Huawei e ByteDance podem vir estar entre as empresas contempladas.

De acordo com o Correio da Manhã, o novo parque empresarial em Oeiras, que ficará junto às instalações da NATO, pode em breve acolher as gigantes tecnológicas chinesas da Huawei e ByteDance, dona do TikTok.

O projeto, promovido pelo consórcio entre a Teixeira Duarte e a China Construction Company, tem um investimento estimado em mais de 300 milhões de euros e deve criar mais 2000 empregos.

Para além da possibilidade da criação de escritórios das empresas chinesas — que têm sido acusadas de espionagem no Ocidente — o empreendimento vai ainda incluir habitações, comércio e mais edifícios para escritórios.

O Governo dos EUA tem acusado sucessivamente a ByteDance de usar o TikTok como uma ferramenta de recolha de dados pessoais e propaganda ao serviço do Governo da China. Já vários estados restringiram o uso da aplicação e Donald Trump chegou a ponderar banir o TikTok em todo o país.

Já a Huawei, que chegou a ser empresa líder no mercado de smartphones em todo o mundo, também foi amplamente investigada por suspeitas de espionagem durante o mandato de Trump, tendo sido alvo de sanções.

Pequim repetidamente negou quaisquer acusações e afirma que Washington está a montar uma campanha para denegrir a imagem das empresas chinesas.

O caso é ainda polémico devido à sua localização. Catarina Martins visitou os terrenos reservados para esta construção no verão com a vereadora independente de Oeiras Carla Castelo e criticou a obra, já que o projeto abrange uma área de cerca de 3,4 hectares classificada como Reserva Ecológica Nacional (REN).

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.