Histórico: Filipe Albuquerque vence 24 Horas de Le Mans e sagra-se campeão mundial de LMP2

O português Filipe Albuquerque, da United Autosports, venceu este domingo as 24 Horas de Le Mans em automobilismo, na categoria LMP2, a segunda mais importante, e sagrou-se campeão mundial de resistência a uma corrida do fim do campeonato.

O piloto português Filipe Albuquerque, que faz equipa na United Autosports com os britânicos Phil Hanson e Paul di Resta, bateu a equipa JOTA de António Félix da Costa o outro português na prova LMP2 — Anthony Davidson e Roberto Gonzalez, que ficou em segundo lugar.

A vitória deu ao piloto coimbrão pontos suficientes para se tornar Campeão do Mundo de Resistência em LMP2, bastando-lhe agora alinhar na última prova do Mundial WEC para confirmar o título.

A vitória de Albuquerque e o segundo lugar de António Félix da Costa são uma proeza inédita na história do desporto motorizado português, que nunca tinha tido dois pilotos a partilhar o pódio de uma prova do mundial, e dá seguimento à também histórica vitória de Miguel Oliveira em MotoGP, a primeira na modalidade.

Na prova geral da edição de 2020 das míticas 24 Horas de Le Mans, a vitória coube ao Toyota TS050-Hybrid da equipa Toyota oficial do suíço Sébastien Buémi, do neozelandês Brendon Hartley e do japonês Kazuki Nakajima, trio que completou 387 voltas — mais cinco que os segundos classificados.

A equipa Rebellion Racing do norte-americano Gustavo Menezes, do francês Norman Nato e do brasileiro Bruno Senna conquistou o segundo lugar, e a segunda equipa Toyota, de Mike Conway, Kamui Kobayashi e Jose Maria Lopez, fechou a corrida no terceiro posto.

No campeonato de construtores, a Toyota conquistou a terceira vitória consecutiva.

A 88ª edição da prova é a sétima e penúltima corrida do Mundial de Resistência. Inicialmente marcada para junho, tinha sido adiada devido à pandemia.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

É mesmo possível reconhecer um ditador pelas suas características faciais

Os líderes democraticamente eleitos tendem a ter rostos mais atraentes e simpáticos do que os líderes autoritários, conclui um polémico estudo. É comum as pessoas formarem juízos de valor baseados na aparência de um rosto. No …

Moedas já fala como presidente. "Temos que deixar a política da fricção e apostar na construção de soluções, de resultados"

Carlos Moedas, que se vê como um presidente inclusivo", recusa uma política de "fricção", nomeadamente na oposição ao poder nacional e promete concentrar-se nos "resultados e nas pessoas" para melhorar a vida dos lisboetas. Carlos Moedas, …

Responsabilidade é a característica mais importante para alcançar bons resultados escolares

Cerca de 300 estudantes do concelho de Sintra participaram no estudo internacional que teve como objetivo correlacionar o desempenho escolar com as competências sociais e emocionais dos mesmos. A responsabilidade é uma das características mais importantes …

CCB condenado por violar direitos laborais de técnicos de espetáculos

O Centro Cultural de Belém (CCB) foi condenado em tribunal por violação dos direitos laborais de 12 técnicos de espetáculos. Segundo o jornal Público, os juízes do Tribunal da Relação de Lisboa deram razão a 12 …

Berlinenses apoiam expropriação de grandes proprietários para conter preços da habitação

Resultados do referendo são um sinal da crescente divisão que se vive na sociedade berlinense em relação à especulação imobiliária. Agentes imobiliários interpretam o resultado como um "mau sinal" que pode levar à "paralisação imediata …

Portugal com 230 novos casos de covid-19 e uma morte. País cada vez mais próximo da zona verde da matriz de risco

Portugal registou, esta segunda-feira, 230 novos casos e uma morte na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). País está mais próximo da zona verde da …

Restauração defende manutenção do lay-off simplificado

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) defendeu hoje a continuidade do lay-off simplificado para apoio à manutenção dos postos de trabalho das atividades da restauração, similares e alojamento turístico. “Esta medida assume …

Cumbre Vieja deixou de expelir lava, mas os sismos voltaram

O vulcão Cumbre Vieja, em La Palma, nas Canárias, parou de emitir lava. Apesar de a atividade ter sido a mais baixa da última semana, as autoridades alertam que a situação pode mudar rapidamente. A atividade …

Portugal continental tem 83,89% da população com vacinação completa

Cerca de 8,27 milhões de pessoas em Portugal continental tinham a vacinação completa contra a covid-19 até às 19h00 deste domingo, revelou à agência Lusa fonte oficial da task force que coordena o processo de …

Mulheres ganham 9% das câmaras, menos do que em 2017

Das 308 câmaras do país, 28 foram ganhas por uma mulher, o que corresponde a aproximadamente 9% do total e menos do que as 32 autarcas eleitas em 2017, segundo o portal de dados estatísticos …