Histórico: Filipe Albuquerque vence 24 Horas de Le Mans e sagra-se campeão mundial de LMP2

O português Filipe Albuquerque, da United Autosports, venceu este domingo as 24 Horas de Le Mans em automobilismo, na categoria LMP2, a segunda mais importante, e sagrou-se campeão mundial de resistência a uma corrida do fim do campeonato.

O piloto português Filipe Albuquerque, que faz equipa na United Autosports com os britânicos Phil Hanson e Paul di Resta, bateu a equipa JOTA de António Félix da Costa o outro português na prova LMP2 — Anthony Davidson e Roberto Gonzalez, que ficou em segundo lugar.

A vitória deu ao piloto coimbrão pontos suficientes para se tornar Campeão do Mundo de Resistência em LMP2, bastando-lhe agora alinhar na última prova do Mundial WEC para confirmar o título.

A vitória de Albuquerque e o segundo lugar de António Félix da Costa são uma proeza inédita na história do desporto motorizado português, que nunca tinha tido dois pilotos a partilhar o pódio de uma prova do mundial, e dá seguimento à também histórica vitória de Miguel Oliveira em MotoGP, a primeira na modalidade.

Na prova geral da edição de 2020 das míticas 24 Horas de Le Mans, a vitória coube ao Toyota TS050-Hybrid da equipa Toyota oficial do suíço Sébastien Buémi, do neozelandês Brendon Hartley e do japonês Kazuki Nakajima, trio que completou 387 voltas — mais cinco que os segundos classificados.

A equipa Rebellion Racing do norte-americano Gustavo Menezes, do francês Norman Nato e do brasileiro Bruno Senna conquistou o segundo lugar, e a segunda equipa Toyota, de Mike Conway, Kamui Kobayashi e Jose Maria Lopez, fechou a corrida no terceiro posto.

No campeonato de construtores, a Toyota conquistou a terceira vitória consecutiva.

A 88ª edição da prova é a sétima e penúltima corrida do Mundial de Resistência. Inicialmente marcada para junho, tinha sido adiada devido à pandemia.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Ir à escola, viajar e assistir a espetáculos. As exceções à proibição de circulação entre concelhos

No final do último Conselho de Ministros, na semana passada, o Governo anunciou a proibição de circulação entre concelhos entre as 0h de 30 de outubro e as 6h de 3 de novembro, englobando o …

País Basco em confinamento, Bélgica quer transferir doentes para os Países Baixos e França "perdeu o controlo"

Numa altura em que a Europa volta a ser epicentro da pandemia de covid-19, o País Basco decretou o confinamento da população e França considera impor a mesma medida. Com falta de camas, Bélgica pediu …

"Dia histórico". Senado confirma nomeação de Amy Coney Barrett para o Supremo Tribunal dos EUA

O Senado norte-americano confirmou segunda-feira à noite a juíza Amy Coney Barrett para o Supremo Tribunal dos Estados Unidos, o que representa uma vitória política para o Presidente Donald Trump a poucos dias das eleições …

Os olhos das corujas podem ter uma "lente" que melhora a visão noturna

As corujas capturam as suas presas durante a noite. Uma nova investigação sugere que há algo de especial na forma como as moléculas de ADN nos olhos das corujas estão acondicionadas, uma característica que lhes …

Os extraterrestres podem estar a observar-nos à distância (em mais de 1.000 estrelas diferentes)

Da mesma forma que nós, da Terra, já detetámos vários milhares de planetas ao redor de outras estrelas, uma hipotética civilização alienígena poderia ter detetado a nossa presença. Mas de que posições no Espaço isso seria …

Afinal, o buraco negro mais próximo da Terra pode não ser um buraco negro

Um objeto identificado no início deste ano como o buraco negro mais próximo da Terra pode, afinal, não o ser. Depois de reanalisar os dados, diferentes equipas de cientistas concluíram que o sistema HR 6819 …

Rara cobra de duas cabeças e dois cérebros independentes encontrada na Florida

Uma rara cobra com duas cabeças e dois cérebros independentes foi resgatada no estado norte-americano da Florida por uma equipa de especialistas do organização Florida Fish and Wildlife Conservation Commission. Na rede social Facebook, a organização, …

Benfica 2-0 Belenenses SAD | Darwinismo rende arranque histórico

O Benfica cumpriu e venceu o Belenenses SAD por 2-0, no Estádio da Luz, na partida que encerrou a quinta jornada da Liga NOS. Foi o quinto triunfo benfiquista no campeonato em cinco partidas, o …

Uma tarefa doméstica está a poluir sorrateiramente o ambiente

O que vestimos e como lavamos as nossas roupas influencia o número de microfibras sintéticas que libertamos no meio ambiente. Há uma tarefa doméstica a poluir sorrateiramente o ambiente. Um novo artigo científico, publicado na PLOS …

A companhia aérea que faliu devido à covid-19 está de volta

A pandemia de covid-19 foi traiçoeira para muitas empresas. A Flybe, uma das primeiras vítimas, está agora a ressuscitar - e pode voltar a rasgar os céus já no próximo ano. A economia mundial foi muito …