Guerreiros adotados: ADN revela segredos inesperados em sepulturas medievais

(dr) Landesamt für Denkmalpflege im RP Stuttgart

Sepulturas medievais espalharam os segredos genéticos de 13 pessoas pertencentes a uma tribo germânica Alemanni. Agora, os cientistas construíram uma árvore genealógica e ficaram surpresos com o resultado.

Em 1962, na cidade de Niederstotzingen, no sul da Alemanha, os cientistas encontraram os primeiros enterros medievais, que abrigavam os corpos de dez adultos e três crianças. Logo de imediato, o conteúdo das sepulturas deslumbrou os arqueólogos, que começaram a estudar a armadura ornamentada, as joias e as espadas enterradas com os indivíduos.

No entanto, nunca conseguiram descobrir de que forma essas pessoas, alguns dos quais guerreiros medievais, estavam relacionadas. Agora, uma análise genética de oito desses indivíduos revela que cinco deles eram, de facto, parentes diretos, mas os outros três não tinham qualquer tipo de relação.

Os cientistas admitem que seja possível que algumas destas pessoas tenham sido “adotadas para serem treinadas como guerreiras“, uma prática muito comum naquela época, escreveram os cientistas no artigo científico publicado esta quarta-feira na Science Advances.

As sepulturas pertenciam aos Alemanni, um grupo de tribos germânicas que viviam na região, abrangendo a Alemanha, Suíça, França e Áustria. Depois de terem sido derrotados por Clóvis I, o primeiro rei dos francos, em 497 d.C., os Alemanni tornaram-se parte do Ducado do Reino Merovíngio.

Nessa altura, as práticas funerárias dos alemães mudaram, tendo começado a enterrar a sua família em sepulturas ricamente mobiladas, as chamadas adelsgrablege. Sgeundo os cientistas, este adelsgrablege em particular foi usado pela mesma família em duas gerações diferentes, de 580 a 630 d.C.

Embora não pertençam à família em termos genéticos, o facto de terem sido enterrados todos juntos sugere que estes indivíduos “foram tratados com igual respeito“, escreveram os autores. Assim, as sepulturas medievais indicam que tanto o parentesco quanto a comunhão foram mentidos em igual proporção.

Estes resultados provam que a sociedade medieval primitiva era “fluida e adaptativa”, disse Christian Meyer, arqueólogo do Centro de Pesquisas Osteo-Arqueológicas em Goslar, na Alemanha, ao Live Science.

“Esta análise complexa deve também fazer-nos reavaliar noções pré-concebidas sobre parentesco, bens e rituais de sepultamento em geral. É sempre muito mais complicado do que pode parecer à primeira vista”, conclui.

A análise genética dos oito indivíduos revelou ainda que seis deles eram provenientes do norte e leste da Europa, enquanto que os outros dois provinham da região do Mediterrâneo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Nanocorpo de alpaca é capaz de bloquear infeção por covid-19

Cientistas do Instituto Karolinska, na Suécia, identificaram um pequeno anticorpo neutralizante - nanocorpo - que consegue bloquear a entrada do Sars-CoV-2 nas células humanas. Uma equipa de investigadores suecos, do Instituto Karolinska, descobriu que um nanocorpo …

A Terra está prestes a capturar uma nova mini-lua. Ficará por cá meio ano

A Terra está prestes a capturar uma mini-lua, que os astrónomos acreditam que ficará presa na gravidade do nosso planeta durante cerca de meio ano. Entende-se por mini-lua um objeto de pequenas dimensões que é …

Cientistas medem, pela primeira vez, a distância até um magnetar na Via Láctea

Com a ajuda do observatório Very Long Baseline Array (VLBA), uma equipa de astrónomos conseguiu medir, pela primeira vez, a distância até ao magnetar XTE J1810-197, localizado na Via Láctea.  Os magnetares são um tipo de …

Detetado fator climático determinante para a propagação do coronavírus

Altas temperaturas combinadas com baixa humidade propiciam que as gotículas contaminadas com o novo coronavírus evaporem mais rapidamente, reduzindo a sua capacidade de infetar pessoas. De acordo com os cientistas, citados pelo canal estatal russo RT, …

Bayern Munique vence Sevilha e conquista a Supertaça Europeia

O Bayern Munique conquistou, esta quinta-feira, a Supertaça Europeia, ao derrotar o Sevilha por 2-1, em Budapeste, na Hungria. Os alemães do Bayern Munique conquistaram a Supertaça Europeia pela segunda vez ao derrotarem os espanhóis do …

Sporting 1-0 Aberdeen | "Leão" eficaz segue para o play-off

O Sporting foi eficaz e assegurou uma vaga no “play-off” de acesso à fase de grupos da Liga Europa. Na noite desta quinta-feira, num embate relativo à 3ª pré-eliminatória da competição, os “leões” bateram o Aberdeen …

A NASA descobriu uma nova forma de aterrar em segurança na Lua

A NASA construiu um sistema totalmente novo que pode tornar a aterragem na Lua e em Marte muito menos arriscada - e já tem planos de testá-lo numa missão futura. De acordo com o TechCrunch, o …

Rio Ave elimina Besiktas e está no play-off da Liga Europa

O Rio Ave venceu os turcos do Besiktas, esta quinta-feira, no desempate por grandes penalidades (4-2), após o 1-1 no tempo regulamentar, em jogo da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, seguindo em frente na competição. Em …

Dois dinossauros morreram como as vítimas de Pompeia. Foi há 125 milhões de anos, na China

Um grupo de arqueólogos na China acabou de descobrir dois fósseis de uma nova espécie de dinossauro, que estiveram presos no subsolo por 125 milhões de anos devido a uma erupção vulcânica pré-histórica. Os investigadores …

Batalhas de feiticeiros e círculos de demónios. Revelados textos cristãos que não foram incluídos na bíblia

Os textos da bíblia como a conhecemos hoje foram "canonizados" pela primeira vez pela Igreja no final do século IV. No entanto, antes disso, centenas de outros textos religiosos circularam por toda a Cristandade. Há mais …