Guerreiros adotados: ADN revela segredos inesperados em sepulturas medievais

(dr) Landesamt für Denkmalpflege im RP Stuttgart

Sepulturas medievais espalharam os segredos genéticos de 13 pessoas pertencentes a uma tribo germânica Alemanni. Agora, os cientistas construíram uma árvore genealógica e ficaram surpresos com o resultado.

Em 1962, na cidade de Niederstotzingen, no sul da Alemanha, os cientistas encontraram os primeiros enterros medievais, que abrigavam os corpos de dez adultos e três crianças. Logo de imediato, o conteúdo das sepulturas deslumbrou os arqueólogos, que começaram a estudar a armadura ornamentada, as joias e as espadas enterradas com os indivíduos.

No entanto, nunca conseguiram descobrir de que forma essas pessoas, alguns dos quais guerreiros medievais, estavam relacionadas. Agora, uma análise genética de oito desses indivíduos revela que cinco deles eram, de facto, parentes diretos, mas os outros três não tinham qualquer tipo de relação.

Os cientistas admitem que seja possível que algumas destas pessoas tenham sido “adotadas para serem treinadas como guerreiras“, uma prática muito comum naquela época, escreveram os cientistas no artigo científico publicado esta quarta-feira na Science Advances.

As sepulturas pertenciam aos Alemanni, um grupo de tribos germânicas que viviam na região, abrangendo a Alemanha, Suíça, França e Áustria. Depois de terem sido derrotados por Clóvis I, o primeiro rei dos francos, em 497 d.C., os Alemanni tornaram-se parte do Ducado do Reino Merovíngio.

Nessa altura, as práticas funerárias dos alemães mudaram, tendo começado a enterrar a sua família em sepulturas ricamente mobiladas, as chamadas adelsgrablege. Sgeundo os cientistas, este adelsgrablege em particular foi usado pela mesma família em duas gerações diferentes, de 580 a 630 d.C.

Embora não pertençam à família em termos genéticos, o facto de terem sido enterrados todos juntos sugere que estes indivíduos “foram tratados com igual respeito“, escreveram os autores. Assim, as sepulturas medievais indicam que tanto o parentesco quanto a comunhão foram mentidos em igual proporção.

Estes resultados provam que a sociedade medieval primitiva era “fluida e adaptativa”, disse Christian Meyer, arqueólogo do Centro de Pesquisas Osteo-Arqueológicas em Goslar, na Alemanha, ao Live Science.

“Esta análise complexa deve também fazer-nos reavaliar noções pré-concebidas sobre parentesco, bens e rituais de sepultamento em geral. É sempre muito mais complicado do que pode parecer à primeira vista”, conclui.

A análise genética dos oito indivíduos revelou ainda que seis deles eram provenientes do norte e leste da Europa, enquanto que os outros dois provinham da região do Mediterrâneo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Paquistanesas querem melhores leis contra a violação. Primeiro-ministro diz para vestirem mais roupa

As mulheres paquistaneses pedem melhores leis contra a violação. Entretanto, o seu primeiro-ministro diz-lhes que têm de vestir mais roupa. O Paquistão tem uma taxa de condenação por violação de 0,3%, uma das mais baixas do …

Jogador admite: "Escrevi uma frase racista"

Danilo Avelar está fora dos relvados há muito tempo, começou a jogar mais online e foi expulso. Corinthians também deverá castigar o atleta. Danilo Avelar não joga desde outubro de 2020 mas, mesmo longe dos jogos, …

Morreu o ex-Presidente das Filipinas Benigno Aquino III

O ex-Presidente das Filipinas Benigno Aquino III morreu hoje, aos 61 anos, depois de ter sido hospitalizado em Manila, disseram familiares aos meios de comunicação social locais. O ex-presidente das Filipinas Benigno "Noynoy" Aquino, herdeiro de …

Turista morre durante caminhada pelo Grand Canyon (e o calor excessivo poderá ser o culpado)

Uma mulher residente no estado de Ohio morreu enquanto fazia uma caminhada pelo Grand Canyon. De acordo com as autoridades, a morte estará relacionada com as temperaturas extremas que se faziam sentir. Michelle Meder, de 53 …

"Não temos condições de avançar". Calamidade prorrogada, Portugal recua no desconfinamento

Portugal vai travar o processo de desconfinamento em todo o território nacional, anunciou o Governo em conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros desta quinta-feira. O conselho de ministros aprovou a prorrogação da Situação …

Túneis nazis em vulcão inativo da Polónia poderão esconder arquivo da Gestapo

Um grupo de exploradores polaco acredita que estes túneis nazis, construídos durante a II Guerra Mundial num vulcão inativo da Polónia, poderão esconder um arquivo da Gestapo. Uma rede de túneis feita pelos nazis num vulcão …

Portugal com duas mortes, 1.556 casos e menos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas duas mortes associadas à covid-19, 1.556 novos casos de infeções confirmadas, a maioria em Lisboa e Vale do Tejo, uma diminuição nos internamentos em enfermaria e um aumento nos …

Cristiano sai? Juventus tem sete alternativas

Juventus já terá uma lista restrita de possíveis reforços, caso o português deixe Turim durante este verão. Cristiano Ronaldo pode não voltar a jogar pela Juventus e, por isso, o clube de Turim já estuda alternativas …

UNESCO recomenda incluir Veneza na lista de património mundial em perigo

A UNESCO publicou estas recomendações a um mês da próxima sessão do seu comité de património mundial, que se vai realizar na China, de 16 a 31 de julho. Em Veneza, o impacto do turismo de …

No One Britain One Nation Day, (quase) todas as crianças britânicas vão cantar uma canção patriótica

O Governo britânico está a encorajar todas as crianças em idade escolar a cantar uma música patriótica, muito criticada nas redes sociais. O Departamento de Educação do Reino Unido quer que as escolas participem no One …