Governo nomeou gestores de fundos comunitários sem avaliação prévia

Clara Azevedo e Paulo Henriques / Portugal.gov.pt

O primeiro-ministro António Costa no Parlamento

O primeiro-ministro António Costa no Parlamento

O Governo nomeou cinco gestores de fundos comunitários sem pedir avaliação prévia à entidade responsável. A Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP) e o Governo têm posições opostas sobre o tema.

O Público relata na sua edição desta quarta-feira que o Governo nomeou cinco secretários técnicos das autoridades de gestão de três programas operacionais do Portugal 2020 sem passar pelo crivo da Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública.

As nomeações dos cinco técnicos decorreram entre junho e julho deste ano, com despachos assinados pelos titulares das pastas das Finanças, Ciência, Educação e Trabalho.

O procedimento está a gerar diferendos entre a organização presidida por João Bilhim, que considera que a avaliação da CReSAP é imprescindível, e o Governo, que também não é unânime sobre o procedimento a adoptar neste tipo de nomeações.

As primeiras nomeações aconteceram em junho, para o Programa Operacional Temático Capital Humano, com um despacho assinado pelos ministros das Finanças, Ciência, Educação e Trabalho, e para o Compete, em despacho assinado pelos ministros das Finanças e da Ciência e pelos secretários de Estado do Desenvolvimento e Coesão e do Comércio.

A quinta nomeação sem avaliação prévia da CReSAP foi para o Programa de Desenvolvimento Rural (PDR 2020), num despacho do ministro da Agricultura.

No entanto, de acordo com o jornal, o Ministério do Mar optou por pedir um parecer à CReSAP, já em agosto, antes de proceder a uma sexta nomeação, desta feita para o programa operacional Mar 2020, que acabou por receber luz verde da organização.

Para a CReSAP, o ministério liderado por Ana Paula Vitorino foi o único que procedeu de acordo com a lei.

“Eu acho que alguns gabinetes deste Governo não tomaram consciência da alteração legislativa” de setembro de 2015, referiu ao Público João Bilhim. “A comissão tem por missão o recrutamento e a seleção de candidatos para cargos de direção superior da administração central do Estado (…) ou para cargos a estes equiparados a qualquer título”, sublinha o presidente da CReSAP.

No entanto, para o Governo, não é claro que o cargo de secretário técnico das autoridades de gestão, que é “equiparado, para efeitos remuneratórios, a cargos de direção superior de segundo grau”, obedeça a regras de nomeação semelhantes, ou seja, a necessidade de aprovação por parte da CReSAP.

Ao Público, o Ministério do Planeamento das Infra-estruturas (que tutela os fundos comunitários) considera que a designação destes dirigentes deve ser feita “pelos competentes membros do Governo, mediante proposta dos respetivos gestores ou comissão diretiva, consoante o caso, não o sujeitando a qualquer procedimento junto da CReSAP”, citando as resoluções de 2014 e de 2015.

Também o Ministério da Agricultura responde que “não são cargos de direção superior, razão pela qual não há exigência de parecer prévio à CReSAP”, sublinhando que a nomeação para o PDR 2020 resultou de uma reorganização interna, sem um novo recrutamento, já que o designado era até então coordenador da área de apoio ao investimento.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Estão muito preocupados com a cresap e 4 ou 5 nomeaçoes que já eram quadros do estado. Deveriam estar atentos as contratações e gastos das entidades publicas de sobrinhos, primos, tias, mulheres dos amigos que diariamente são integrados nos quadros, sem qualquer concurso, sem divulgações e logo para posições de carreira a receber mais de 2000 euros. Quando olhamos apenas para os números macro, como vao sendo reformados muitos técnico que estavam no topo das carreiras, ainda se conseguem poupanças mas o privado é que paga este regabofe.

  2. Avaliações para quê? Então a família socialista não está já devidamente identificada para saberem quais são os bons e os maus! Restará agora brindar uns quantos BEs e PCPs para a consolidação da farinha e para que esta não comece a azedar com fermento a mais e tudo será perfeitamente normal e dentro da ética que os mesmos protagonistas diziam defender há alguns meses atrás.

RESPONDER

Ex-governador brasileiro condenado a mais de 10 anos de prisão

O ex-governador do estado brasileiro de Minas Gerais foi condenado, esta quinta-feira, a uma pena de 10 anos e seis meses de prisão pela Justiça Eleitoral do país. Fernando Pimentel foi considerado culpado dos crimes de …

Áudio das viagens na Uber vai poder ser gravado

A partir de dezembro, a Uber vai passar a oferecer aos utilizadores no Brasil e no México a possibilidade de gravar o áudio da viagem com o objetivo de melhorar a segurança do motorista e …

Mourinho quer ser campeão no próximo ano (e não precisa de reforços)

O treinador português foi oficialmente apresentado como técnico do Tottenham, esta quinta-feira, e diz que já tem em vista a conquista do campeonato na próxima época. José Mourinho admitiu hoje que o título de campeão inglês …

Casal homossexual de pinguins "roubou" um ovo para poder ter a sua família

Um casal homossexual de pinguins de um jardim zoológico na Holanda estava tão ansioso por ter as suas crias que não resistiu à tentação e acabou por roubar um ovo de outro par. De acordo com …

Gabriel renova contrato com o Benfica até 2024

O médio brasileiro renovou contrato por mais uma época com o Benfica, até 2024, anunciou, esta quinta-feira, o clube no seu site oficial. "Estou muito feliz com esta renovação por mais um ano, é uma forma …

Malta Files permitiu ao Fisco recuperar milhões. Rui Pinto diz que foi um dos denunciantes

O pirata informático assumiu, esta quinta-feira, ter sido um dos denunciantes dos Malta Files, que permitiu ao Fisco identificar cidadãos e empresas portugueses que se aproveitaram do regime fiscal maltês para pagar menos impostos. "De acordo …

Há 5 anos que aparecem maços de notas nas ruas de uma aldeia inglesa (e ninguém sabe porquê)

Os residentes de uma aldeia inglesa andam a descobrir maços de notas nas ruas desde 2014. Um mistério que, até agora, ninguém conseguiu explicar. Mas há várias teorias e uma envolve o Pai Natal! O dinheiro …

Em 2018, só nove crianças foram colocadas em famílias de acolhimento

Apenas nove crianças tiveram uma medida de proteção em regime de acolhimento familiar em 2018, sendo que quase todas as crianças sinalizadas pelas comissões de menores ficaram na família, a maioria junto dos pais. De acordo …

Militar da GNR diz que droga apreendida na "casinha" era da Juve Leo

Decorreu, esta quinta-feira, a terceira sessão do julgamento da invasão à academia do Sporting, que decorre no tribunal de Monsanto, em Lisboa. O militar da GNR João Oliveira admitiu hoje, em tribunal, que a posse da …

Continental vai acabar com 5500 empregos em todo o mundo até 2028

A alemã Continental vai suprimir 5.500 empregos no mundo até 2028, num contexto de abrandamento conjuntural e de queda da procura por motores a combustão, anunciou esta quarta-feira o fornecedor automóvel germânico. Com o objetivo de …