Gestor que criticou Xi Jinping por causa da resposta ao Covid-19 está desaparecido

Luong Thai Linh / EPA

O presidente da China, Xi Jinping

Ren Zhiqiang, executivo do ramo imobiliário chinês e membro do Partido Comunista, está desaparecido desde 12 de março.

De acordo com o The Guardian, acredita-se que Ren Zhiqiang é o autor de um texto no qual chama “palhaço” ao Presidente Xi Jinping, devido ao seu discurso, há cerca de um mês, sobre o esforço para combater o novo coronavírus. Ren já tinha sido banido das redes sociais e penalizado no seio do seu partido, e desde 12 de março que ninguém sabe dele.

Três amigos contaram à Reuters que Ren andava “muito ansioso” nos últimos dias. “Ren Zhiqiang é uma figura pública e o seu desaparecimento é amplamente conhecido. As instituições responsáveis ​ precisam de dar uma explicação razoável e legal o mais rápido possível”, afirmou Wang Ying, uma amiga e colega de trabalho.

Depois do discurso de 23 de fevereiro do Presidente chinês, começou a ser partilhado um texto online que se presume ser da autoria de Ren. Apesar de não citar especificamente o nome do Presidente, refere que, ao analisar o seu discurso, não viu ali “um imperador a exibir as suas roupas novas, mas um palhaço despido que insistia em continuar a ser imperador”.

O mesmo artigo denuncia que a gestão da propagação do coronavírus foi reveladora de uma “crise de governação” no seio do partido e que a falta de liberdade de expressão e de imprensa impediram que o surto fosse contido mais cedo.

O China Digital Times adianta que Ren pode ter sido detido na quinta-feira, mas a polícia de Pequim não dá informações sobre o caso nem sobre o seu paradeiro.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

    • É o que dá termos um presidente hipocondríaco. Onde estão agora os abraços e as selfies?
      Se repararam o Marcelo está tão aterrorizado que o comunicado de ontem foi filmado pelo próprio! Não entra lá ninguém.

    • A extrema esquerda foi quem inventou os crimes políticos e mesmo os campos de concentração! Os NAZIS aprenderam com eles e não o contrário.

      • Já a Inquisição também aprendeu com alguém !!!!!
        A opressão da direita conservadora existe desde sempre, e quem ousasse sequer pensar ia parar à fogueira………….Desculpe mas tem de recuar na História.
        No entanto, os criminosos são apenas isso mesmo, independentemente do seu quadrante politico.
        A esquerda surgiu para libertar o homem da opressão conservadora e escravizadora.
        Pena que alguns oportunistas se aproveitassem de ideais nobres para depois no poder se tornarem criminosos como os outros.
        Cumprimentos

  1. Pois é a lei do comunismo, se batestes palmas, és dos nossos, se arriscas em falar, és calado de vez. O que resta saber ainda e penso que jamais se saberá, é se o vírus nasceu na porcaria dos mercados chineses como foi anunciado ou se foi criado por má intenção. A verdade é que aqueles que têm tentado falar acabam depressa calados e desaparecidos.

RESPONDER

Já chegou o voo de repatriamento com 300 passageiros vindos do Brasil

O voo de repatriamento vindo do Brasil chegou, este domingo de manhã, ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, com cerca de 300 passageiros. De acordo com a RTP, o voo de repatriamento vindo de São Paulo, …

Costa imune ao descontrolo da pandemia. Popularidade de Marcelo dispara

A sondagem TSF/JN/DN regista uma avaliação positiva do primeiro-ministro e do Presidente da República, com este a atingir um novo pico de popularidade. Os líderes do PSD e do Chega surgem empatados como principais figuras da …

Mais seis mortos nos protestos em Myanmar. Embaixador na ONU afastado

Seis manifestantes foram mortos em Myanmar, este domingo, por forças de segurança que dispersavam com violência as manifestações pró-democracia. Três manifestantes foram mortos em Dawei (no sul do país), enquanto dois adolescentes, de 18 anos, morreram …

Siza Vieira anuncia que Programa Apoiar vai ser reforçado e alargado

O programa Apoiar, destinado a empresas afetadas pela pandemia da covid-19, vai ser reforçado e alargado a novas situações, anunciou o ministro da Economia, indicando que as medidas vão ser anunciadas na próxima semana. "Queremos reforçar …

Embaixadora deixa Venezuela na terça-feira. UE chama embaixador em Cuba

A embaixadora da União Europeia na Venezuela vai sair do país na terça-feira, informou à agência Lusa fonte diplomática europeia, sem adiantar mais detalhes. Na última quarta-feira, a Venezuela decidiu expulsar Isabel Brilhante Pedrosa, em retaliação …

EUA aprovam vacina unidose da Johnson & Johnson. Nova Zelândia volta ao confinamento

O regulador do medicamento norte-americano aprovou, este sábado, a vacina contra a covid-19 da Johnson & Johnson, a terceira autorizada nos Estados Unidos. A vacina em causa da Johnson & Johnson é de dose única e junta-se …

Estes traços psicológicos podem ajudar a identificar pessoas vulneráveis ao extremismo

As características dos cérebros das pessoas podem oferecer pistas sobre as suas crenças políticas, sugere um novo estudo científico. Num estudo com cerca de 350 cidadãos norte-americanos, uma equipa de investigadores examinou a relação entre as …

Fóssil de lula vampiro perdido durante a Revolução Húngara foi redescoberto

Em 2019, uma equipa de investigadores encontrou o fóssil que estava perdido nas coleções do Museu de História Natural da Hungria, enquanto procurava fósseis de ancestrais de chocos. Contudo, o fóssil foi descoberto originalmente em 1942 …

Após escalada de suicídios, Japão nomeia Ministro da Solidão

O Japão nomeou um Ministro da Solidão após um recente aumento no número de suicídios, exacerbado pela crise provocada pela pandemia de covid-19. Estudos recentes mostraram que o Japão tem altos níveis de isolamento social, em …

Grande carruagem cerimonial descoberta quase intacta em Pompeia

Uma grande carruagem cerimonial de quatro rodas, com elementos de ferro, decorações de bronze e estanho, restos de madeira mineralizada e vestígios de elementos orgânicos, como cordas, foi encontrada quase intacta na área arqueológica de …