Cientistas perfuram mais de um quilómetro de gelo para alcançar misterioso lago da Antártida

O grupo de cientistas do projeto internacional SALSA conseguiu alcançar o misterioso lago Mercer, que fica sob o gelo da Antártida à profundidade de mais de um quilómetro.

A equipa de cerca de 50 cientistas, perfuradores e staff encontraram o lago na noite de dia 26 de dezembro. Embora grande parte da análise inicial das amostras seja feita no local, os dados recolhidos manterão os cientistas ocupados nos próximos anos.

Segundo declaram os especialistas, o estudo do lago subglacial, que é um dos 400 encontrados na Antártida, dará a possibilidade rara de investigar a química e biologia de um dos ecossistemas mais isolados do planeta.

Os cientistas conseguiram encontrar o lago usando perfuração com alta pressão e água quente. Atualmente os especialistas preparam os aparelhos para estudar de modo mais detalhado a estrutura da água e para fazer uma gravação de vídeo no lago.

As investigações detalhadas podem demorar anos. No entanto, os cientistas admitem que podem ser encontradas formas de vida que “não viram o sol durante séculos”.

“Não sabemos o que vamos encontrar. Estamos apenas a aprender, trata-se apenas da segunda vez em que algo semelhante foi feito”, declarou John Priscu, cientista da Universidade de Montana e o principal investigador do SALSA (Acesso Científico aos Lagos Subglaciais Antárticos).

O único outro lago subglacial que os humanos perfuraram – o lago Whillans, em 2013 – demonstrou que estes ambientes extremos podem ser palco de diversas formas de vida microbiana.

De acordo com Priscu, a exploração do lago Mercer pode ajudar os cientistas a preencher uma lacuna importante no entendimento da história da Antártida e determinar se este lago já foi, como o lago Whillians, um ambiente marinho.

Recentemente, o grupo internacional de investigadores encontrou na Antártida oriental uma grande fonte de radiação geotérmica que pode ser a causa do derretimento dos mantos de gelo.

ZAP ZAP // Gizmodo

PARTILHAR

RESPONDER

Marés de Júpiter podem ajudar a perceber a história do Sistema Solar

Uma equipa de investigadores detetou uma pequena perturbação gravitacional em Júpiter. A descoberta pode ajudar a investigar o interior do planeta e perceber melhor a história do Sistema Solar. "Se você tentasse mergulhar em Júpiter, nunca …

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …

Primeira-ministra da Escócia declara que "haverá maioria pró-independência" no parlamento

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, declarou hoje vitória nas eleições regionais, afirmando que "haverá uma maioria pró-independência" no parlamento escocês. Com as projeções a indicarem que o Partido Nacional Escocês (SNP), que lidera, foi o …

SOS Rio Paiva pede que se limite o número de visitantes à ponte e Passadiços do Paiva

A associação SOS Rio Paiva manifestou-se preocupada com o aumento da pressão turística e com a poluição, na sequência da inauguração da ponte suspensa em Arouca, e pediu que se limite o número de visitantes. A …

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo, caso este ainda esteja associado a contas em sites ou redes sociais. Embora milhões de números de telemóvel sejam desconectados todos os anos, um novo …

Ataque à bomba contra escola feminina em Cabul faz 30 mortos e 79 feridos

A explosão de uma bomba junto a uma escola secundária para raparigas na zona ocidental de Cabul fez hoje pelo menos 30 mortos e 79 feridos, segundo um novo balanço feito pelas autoridades afegãs. “O número …

Tamám Shud. Exumação de corpo pode resolver um estranho mistério com 70 anos

As autoridades da Austrália aprovaram uma exumação do corpo de Tamám Shud - ou "Homem de Somerton" - e, em breve, o mistério de 70 anos pode estar resolvido. Em 30 de novembro de 1948, vários …