Cientistas perfuram mais de um quilómetro de gelo para alcançar misterioso lago da Antártida

O grupo de cientistas do projeto internacional SALSA conseguiu alcançar o misterioso lago Mercer, que fica sob o gelo da Antártida à profundidade de mais de um quilómetro.

A equipa de cerca de 50 cientistas, perfuradores e staff encontraram o lago na noite de dia 26 de dezembro. Embora grande parte da análise inicial das amostras seja feita no local, os dados recolhidos manterão os cientistas ocupados nos próximos anos.

Segundo declaram os especialistas, o estudo do lago subglacial, que é um dos 400 encontrados na Antártida, dará a possibilidade rara de investigar a química e biologia de um dos ecossistemas mais isolados do planeta.

Os cientistas conseguiram encontrar o lago usando perfuração com alta pressão e água quente. Atualmente os especialistas preparam os aparelhos para estudar de modo mais detalhado a estrutura da água e para fazer uma gravação de vídeo no lago.

As investigações detalhadas podem demorar anos. No entanto, os cientistas admitem que podem ser encontradas formas de vida que “não viram o sol durante séculos”.

“Não sabemos o que vamos encontrar. Estamos apenas a aprender, trata-se apenas da segunda vez em que algo semelhante foi feito”, declarou John Priscu, cientista da Universidade de Montana e o principal investigador do SALSA (Acesso Científico aos Lagos Subglaciais Antárticos).

O único outro lago subglacial que os humanos perfuraram – o lago Whillans, em 2013 – demonstrou que estes ambientes extremos podem ser palco de diversas formas de vida microbiana.

De acordo com Priscu, a exploração do lago Mercer pode ajudar os cientistas a preencher uma lacuna importante no entendimento da história da Antártida e determinar se este lago já foi, como o lago Whillians, um ambiente marinho.

Recentemente, o grupo internacional de investigadores encontrou na Antártida oriental uma grande fonte de radiação geotérmica que pode ser a causa do derretimento dos mantos de gelo.

ZAP // Gizmodo

PARTILHAR

RESPONDER

França cria "crime de ecocídio" para punir danos graves ao ambiente

A ministra da Transição Ecológica, Barbara Pompili, e o ministro da Justiça de França, Eric Dupont-Moretti, anunciaram a criação do "crime de ecocídio", que visa prevenir e punir os danos graves ao ambiente. Ao Journal du Dimanche, explicaram …

BCE reitera que retoma económica só em 2022 (e "enfraquecida")

Para Philip Lane, economista-chefe do Banco Central Europeu, a vacina traz uma perspetiva para o final do próximo ano e para 2022, mas não para os próximos seis meses. O economista-chefe do Banco Central Europeu (BCE), …

Ventura notificado para apresentar defesa em processo por discriminação

A Comissão para a Igualdade e contra a Discriminação Racial (CICDR) notificou André Ventura para apresentar a sua defesa na sequência de alegadas declarações de carácter discriminatório em relação à etnia cigana no Facebook. A comissão …

UNICEF prepara maior operação da história para administrar dois mil milhões de vacinas

A UNICEF anunciou hoje que está a analisar a logística de transporte de cerca de dois mil milhões de vacinas contra a covid-19 para 92 países e que esta será a maior operação internacional da …

China deteta surtos em três cidades e impõe bloqueios e milhões de testes

As autoridades chinesas estão a testar milhões de pessoas, a impor bloqueios e a fechar escolas depois de vários casos do novo coronavírus transmitidos localmente terem sido diagnosticados nos últimos dias, em três cidades. À medida …

Joe Biden escolhe Antony Blinken para secretário de Estado

O Presidente-eleito escolheu Antony Blinken - um dos seus assessores mais antigos e mais próximos de Joe Biden - para o cargo de secretário de Estado, decisão que ainda terá de ser validada pelo Senado …

Portugal regista mais 74 mortes e 4044 novos casos de covid-19

Portugal regista, esta segunda-feira, mais 74 mortes e 4044 novos casos de infeção por covid-19, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 4044 novos casos, 2258 …

Ordem dos Médicos quer alargar proibição de circulação aos dias entre os feriados

O Gabinete de Crise para a covid-19 da Ordem dos Médicos está a pedir ao Governo que pondere a possibilidade de manter a proibição de circulação entre concelho nos 12 dias das duas pontes - …

Deputada não inscrita Cristina Rodrigues consegue acordo do Governo para várias propostas

No segundo dia de votações do Orçamento do Estado para 2021 (OE2021) na especialidade, a deputada não inscrita Cristina Rodrigues chegou a acordo com o Executivo para propostas como programas de saída e apoio a …

Admissão em lares dispensa teste se utente tiver cumprido isolamento há 90 dias

A Direção-Geral da Saúde alterou as normas para as estruturas residenciais para idosos, unidades de cuidados continuados da rede nacional e outras respostas para os mais velhos e instituições de acolhimento de crianças e jovens …